Montevidéu em janeiro e o verão no Uruguai

Farol de La Paloma


Voltei das férias em La Paloma e região na última segunda-feira. Como de costume em todo início de janeiro, encontrei uma Montevidéu mais tranquila, com muitas luzes apagadas e portas fechadas.

Antes do ano virar tinha feito uma lista com dez restaurantes e cafés novos para conhecer (aguardem posts) e achei que já era hora de começar as aventuras gastronômicas por aí. 

Chamei Luísa, carreguei a bebê e lá fomos nós animadas em busca das novidades: passamos pela rua onde deveria estar o café e zero movimento. Paramos o carro e checamos o endereço nos celulares e GPS por las dudas. Era ali mesmo. Manobrei e olhei mais atenta, achei a casa. Estava fechada numa sexta-feira às 17h e pouquinho.

Pensamos em algumas opções próximas. Tinha outro dessa mesma lista bem pertinho, eba! Errr... fechado. Ok, vamos deixar essa história de lista de lado e partir para onde já conhecemos, no querido Pecana talvez? Not, fechado. Tá bom, olha o Adolfo ali na frente. Ops, fechado também. E já quase vindo passar um café em casa, achamos o Hoy te Quiero aberto.

Fiquei pensando como essa realidade provoca diferentes reações nos turistas. Muita gente chega e vai embora achando que Montevidéu tem essa cara de janeiro o ano inteiro. Outros se divertem igualmente. E alguns reclamam absurdamente, onde já se viu tudo fechado assim? A cidade não está preparada para receber turistas, houve quem afirmasse incomodado.

Montevidéu tem muitos defeitos, como todo lugar deve ter, mas se tem uma época que eles parecem irrelevantes para mim é no verão. O verão no Uruguai tem uma onda especial que eu nunca senti em outro lugar. E estou falando das pessoas e uma energia roots-feliz que toma conta dos balneários.

Janeiro tudo acontece no leste, os balneários ficam cheios de vida, há muitas festas e ao mesmo tempo tranquilidade, um clima boho-chic-hippie, uma atmosfera rústica e despojada. 

Se você pensou em Punta del Este, não é bem desse verão que eu estou falando. Punta pra mim sempre foi um mundo a parte. 

Estou falando de La Pedrera, La Paloma, Cabo Polonio, Punta del Diablo e afins. Do verão que eu imagino bem uruguaio, de praia sem frescura, de mar gelado, das feirinhas de artesãos e vendedores de tortas fritas e empanadas, dos campings e das hortênsias coloridas enfeitando as casas que tem plaquinhas com nomes engraçados.

Verão no Uruguai
La Pedrera Uruguai no verão
Rua principal de La Pedrera

Balada em La Pedrera no verão
Baladinha na praia em La Pedrera
Meu coração desfilando no verão! E bikini + casaco na praia, temos! :)
Cabo Polonio Uruguai
Os lobos marinhos de Cabo Polonio

A falta de movimento na capital no início de ano eu costumo chamar de rebeldia mansa, por vezes tenho a grata impressão que os uruguaios não percebem que estão desafiando a ordem. O mundo é frenético, a vida é correria louca o tempo todo, todo mundo quer fazer dinheiro num ciclo interminável de compromissos e afazeres. Não sobra tempo, não dá para parar tudo, não por 15 dias, quem dirá 30 dias, chega a soar insano.

Mas muita gente aqui faz isso, muita mesmo. Férias coletivas para viver. Não é aquele lance de chegar e só o dono estar de férias curtindo o verão, é chegar e estar tudo fechado (sim, eu sei que muitos trabalhadores vão exercer suas funções no leste e não apenas tomar sol, mas o ponto da discussão aqui é outro mais sutil). 

As vezes nem rola um aviso formal porque é uma parada tão normal e tão óbvia que praticamente não precisa. A clientela não dá chilique, chega janeiro e ok descansar, reunir a família e amigos, pegar uma prainha, sol, jogar bola, fazer churrasco, ficar de boa na lagoa. 

Fevereiro já chega e o mundo continua girando. Lembrar disso faz bem, ousar desacelerar também.

E se você viaja em janeiro, calma rs! Sempre terá coisa para fazer em Montevidéu, olha eu fazendo nada às 20h na praia de Malvín (veja roteirinho no bairro aqui) nessa quinta-feira. Chato? Não, né?!

Roteiro em Montevidéu

Feliz verão, gente linda! :)

24 comentários

  1. Que delícia de leitura!!! Me passou uma gostosa tranquilidade de janeiro uruguaio....beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Simmm!!! É justamente assim! <3 é pro ano começar despacito despacito e com as energias renovadas!

    ResponderExcluir
  3. Verdade que amanhã começa o carnaval??
    Ouvi isso por aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carnaval dura 40 dias e sim, começa bem antes da 'data oficial'! :)

      Excluir
  4. Lembrou os anos que morei em Lisboa. Em agosto fechava muita coisa, o pessoal ia para as praias e a cidade voltava ao 'normal' em setembro. Bom ler o seu post do verão em Montevideu! Curto muito!! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Fabio! Esse movimento acontece em várias cidades da Europa mesmo...

      Excluir
  5. Seus textos são demais! Cheios de personalidade e verdade... Mês que vem estarei no Uruguai, e estou curtindo e lendo o máximo de informações aqui no Blog! Parabéns, você é uma ótima escritora!!!

    ResponderExcluir
  6. Voltei do Uruguai há uma semana e com certeza deixei um pedaço do meu coração aí! haha Fui para Montivideu, Colonia, La Paloma e Cabo Polonio e saí daí exatamente com a sensação que tive ao ler esse texto. Aliás, seu blog nos ajudou muito. Já sinto saudades dessa sabedoria de viver uruguaia....

    ResponderExcluir
  7. Devo ir ao Uruguay este ano. Ainda não sei a data (pedi informações pelo contato do seu site)
    Como você também não me interesso por Punta del Leste.
    Pretendo conhecer La Paloma e Cabo Polonio.
    Não pretendo morar em Montevidéo...
    Caso você possa dar dicas de locais legais para morar aí...
    Parabéns e sucesso

    ResponderExcluir
  8. Mile,boa noite.
    Descobri o seu site hoje e estou adorando pois é uma outra perspectiva do Uruguai, de quem mora aí.
    Vou ficar 5 dias em Buenos Aires e de lá vou pro Uruguai e ficarei 5 dias também. Pretendo passar 1 dia em Colonia De Sacramento, 1 dia em Punta del Este só pra conhecer rapidinho e o resto em Montevideo, sendo que eu fiquei preocupado pois eu vou justamente em janeiro. Devo chegar no Uruguai no dia 21/01 e ficar até o dia 25. Será que encontro alguma coisa aberta pra visitar nesse período de 21 a 25/01? Os pontos turísticos ficam abertos ou fecham também que nem os restaurantes e cafés que você falu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo! Sempre terá o que fazer, não se preocupe! Lá para o final do mês que é a época que vc chega já tem muita coisa funcionando...
      Abraço e muito obrigada pela visita! :)

      Excluir
  9. Olá, Mile

    Vou viajar pra MVD no dia 06 e ficar ate o dia 14. Comprei o roteiro oferecido pelo site e fiz umas adaptações. Eu ja sabia que o fds e a segunda parte da tarde em alguns lugares da cidade são cilada, mas não tava preparado pra esse alerta sobre janeiro.

    Será que a viagem por pontos clássicos (prédios públicos, museus, MAM, parques, restaurantes) vai ser prejudicada?

    ResponderExcluir
  10. Adorei! É tudo verdade! Sou "brasilguaio" mas no "paisito" sou tão turista como qualquer outro e adorei a matéria. É exatamente assim!

    ResponderExcluir
  11. Mile, parabéns pelo blog! Adorei!
    Eu estou planejando ir à Montevidéu em Janeiro do ano que vem, a principio do dia 03/01 a 08/01, mas agora lendo seu texto fiquei meio desmotivada :/ .
    A cidade de fato para mesmo? Os cafés, lojas, feiras, museus, restaurantes.. nada disso abre? Se alguém que quer viajar para desfrutar esse lado de Montevidéu te perguntasse se valeria a pena ir, você aconselharia?

    ResponderExcluir
  12. Olá! Na mesma toada dos comentários anteriores, querendo dicas para quem vai a Montevideo em janeiro! E com duas crianças... Beijos e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Na mesma toada dos comentários anteriores, querendo dicas sobre Montevideo em janeiro! E ainda por cima, com dias criança! Obrigada e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  14. Olá, adorei seu blog, lendo tudo é anotando.
    Irei em janeiro no início. Ficarei entre 8 e 13, vou com duas crianças.
    Se tiver dicas ficaria grata.

    ResponderExcluir
  15. Estou encantada!!! Simplesmente E N c a N t A d A ! cOM O POST COM O uRUGUAY QUE AINDA NÃO CONHEÇO MAS JA FIQUEI APAIXONADA!!!! è COMO SE RENASCESSE a cultura hippie que sempre existiu em mim rsrsrs Tambem sou baiana e me identifiquei taanto com esse páis... O que mais me admira ´´e o ESTILO DE VIDA que os uruguaios possuem.. Viajar com a família , descansar .. sem aquela coisa americana de produzir produzir produzir e ter dinheiro so pra bens de consumo... Eu to em uma fase da minha vida que quero mudar meu estilo de vida.. mudar 380 graus mas no sentido de me reencontrar.. sempre curti essa vibe de contemplar a natureza e vc aproveitar o pouco que tu tens para ser feliz... Eu prometi a mim mesmo a felicidade e vou em busca dela, nem que seja pegar o carro e ir daqui da bahia até montevideo aproveitar tudo e conhecer pessoas diferentes sabe... e quem sabe me mudar um dia?? Ai obrigado por escrever esse blog e por mostrar esse Páis que até pouco tempo não sabia de nada... Desculpe meu pequeno desabafo por aqui.. bjos querida pra vc e pra sua familia linda )

    ResponderExcluir