O mês de março é marcado pela colheita das uvas nos vinhedos aqui do hemisfério sul.
É um período maravilhoso para fazer enoturismo: as parreiras todas cheias de uva formam um cenário deslumbrante e a energia nas vinícolas é bem especial, um misto de satisfação com um ciclo terminado e a expectativa com o resultado que virá - em forma de vinhos - dessa colheita.
É um momento para celebrar, são muitos os desafios até chegar nessa etapa da colheita, diferentes estudos e técnicas empregadas que muitas vezes o consumidor final nem imagina.
Produzir uvas para elaboração de vinhos finos requer muito trabalho e dedicação, a danada é tão sensível que fatores imprevisíveis - como um ano de muita ou pouca chuva em determinados meses - influenciam diretamente no resultado final.
Sabe aquela história de diferentes safras, diferentes vinhos? É bem real, nesses eventos sempre ouvimos causos da colheita espetacular do ano 'x' e do sufoco que foi alcançar níveis de qualidade com a colheita do ano 'y', acho o maior barato essas conversas de bastidores.
Para quem ama esse universo do vinho, nada mais gostoso do que acompanhar in loco o início desse outro ciclo, ver as uvas saindo do pé e serem selecionadas para passarem aos tanques de fermentação é simplesmente mágico.
O Festival da Vindima é a festa que celebra esse momento, várias vinícolas promovem eventos recebendo visitantes com atividades bem divertidas, comidas e claro, vinhos.
A festa esse ano ocorrerá nos dias 11 e 12 de março e eu estou ainda mais animada que o normal porque caiu bem no meu aniversário! Yeah! Festejar a chegada dos 31 fazendo enoturismo, como não amar?
Compartilho as propostas e recomendo que reservem já (hoje mesmo) porque as vagas são limitadas e acabam rápido! Já garanti meu lugar no domingo com a Lu e nossos respectivos hehe, vem com a gente! :)
- Domingo - 12/03
Para quem não estiver na capital nessas datas (as vinícolas citadas acima ficam em Canelones, do ladinho de Montevidéu), calma que tem vindima também em Colonia, Carmelo e Maldonado (perto de Punta del Este)! ;)
- Vindimia em Colonia e Carmelo
- Vindima em Maldonado
***
Tá lindo, né? Contando os dias para pisar uvas e tomar vinhos, por supuesto!
Detalhes das propostas nos links indicados ou no site Bodegas del Uruguay (que está sempre mais atualizado do que a página de muitas vinícolas, diga-se de passagem. Espero o dia que deixarei de me queixar da leseira dos bodegueros para publicar as atividades hehe).
Nos acompanhem no Instagram - @viveruruguay - que mostraremos tudinho no domingo dia 12! :)
Abraço!
Nos acompanhem no Instagram - @viveruruguay - que mostraremos tudinho no domingo dia 12! :)
Abraço!
Mile, seu blog é ótimo para dicas de quem pretende ir ou morar no Uruguai, mas há algo que, mesmo procurando muito, ainda não entendi direito. O IVA é cobrado em todas as contas de restaurantes, bares e similares, ao ser pago em dinheiro local?
ResponderExcluirAgradeço desde já e parabéns pelo excelente blog !
Puxa vou chegar dia 30/3
ResponderExcluirOlá, Estarei a partir de 15 até 24 de março no uruguai.Sabe de algum evento/festa de vindima neste período? Grato, ALberto
ResponderExcluirAí Mile,poderia atualizar sua informação de 2 a 3 anos atrás, referente a restaurantes de abriram para cena de réveillon de 2018, inclusive com os preços atualizados. Grato
ResponderExcluirParabéns pelo Blog...
ResponderExcluirMe responda uma coisa, o festival acontece todos os anos mais ou menos nas mesmas datas??
Abraços
PARABÉNS PELO BLOG...
ResponderExcluirME RESPONDA UMA COISA, O FESTIVAL SEMPRE ACONTECE MAIS OU MENOS NAS MESMAS DATAS ???
OBRIGADA