Programação Festival da Vindima 2017 no Uruguai

O mês de março é marcado pela colheita das uvas nos vinhedos aqui do hemisfério sul. 

É um período maravilhoso para fazer enoturismo: as parreiras todas cheias de uva formam um cenário deslumbrante e a energia nas vinícolas é bem especial, um misto de satisfação com um ciclo terminado e a expectativa com o resultado que virá - em forma de vinhos - dessa colheita.

Vindima 2017 no Uruguai

É um momento para  celebrar, são muitos os desafios até chegar nessa etapa da colheita, diferentes estudos e técnicas empregadas que muitas vezes o consumidor final nem imagina. 

Produzir uvas para elaboração de vinhos finos requer muito trabalho e dedicação, a danada é tão sensível que fatores imprevisíveis - como um ano de muita ou pouca chuva em determinados meses - influenciam diretamente no resultado final. 

Sabe aquela história de diferentes safras, diferentes vinhos? É bem real, nesses eventos sempre ouvimos causos da colheita espetacular do ano 'x' e do sufoco que foi alcançar níveis de qualidade com a colheita do ano 'y', acho o maior barato essas conversas de bastidores.

Para quem ama esse universo do vinho, nada mais gostoso do que acompanhar in loco o início desse outro ciclo, ver as uvas saindo do pé e serem selecionadas para passarem aos tanques de fermentação é simplesmente mágico. 


Vindima 2017 no Uruguai

O Festival da Vindima é a festa que celebra esse momento, várias vinícolas promovem eventos recebendo visitantes com atividades bem divertidas, comidas e claro, vinhos.

A festa esse ano ocorrerá nos dias 11 e 12 de março e eu estou ainda mais animada que o normal porque caiu bem no meu aniversário! Yeah! Festejar a chegada dos 31 fazendo enoturismo, como não amar?

Compartilho as propostas e recomendo que reservem já (hoje mesmo) porque as vagas são limitadas e acabam rápido! Já garanti meu lugar no domingo com a Lu e nossos respectivos hehe, vem com a gente! :)





  • Domingo - 12/03






Para quem não estiver na capital nessas datas (as vinícolas citadas acima ficam em Canelones, do ladinho de Montevidéu), calma que tem vindima também em Colonia, Carmelo e Maldonado (perto de Punta del Este)! ;)

  • Vindimia em Colonia e Carmelo




  • Vindima em Maldonado




***

Tá lindo, né? Contando os dias para pisar uvas e tomar vinhos, por supuesto

Detalhes das propostas nos links indicados ou no site Bodegas del Uruguay (que está sempre mais atualizado do que a página de muitas vinícolas, diga-se de passagem. Espero o dia que deixarei de me queixar da leseira dos bodegueros para publicar as atividades hehe).

Nos acompanhem no Instagram - @viveruruguay - que mostraremos tudinho no domingo dia 12! :)

Abraço!


10 comentários

  1. Mile, seu blog é ótimo para dicas de quem pretende ir ou morar no Uruguai, mas há algo que, mesmo procurando muito, ainda não entendi direito. O IVA é cobrado em todas as contas de restaurantes, bares e similares, ao ser pago em dinheiro local?
    Agradeço desde já e parabéns pelo excelente blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, mto obrigada! Quando se paga com cartão de credito ou débito, apenas.

      Excluir
  2. Puxa vou chegar dia 30/3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena! Mas dá para fazer as visitas guiadas sempre! :)

      Excluir
  3. Olá, Estarei a partir de 15 até 24 de março no uruguai.Sabe de algum evento/festa de vindima neste período? Grato, ALberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando acaba a vindima ainda dá para visitar as vinicolas...

      Excluir
  4. Aí Mile,poderia atualizar sua informação de 2 a 3 anos atrás, referente a restaurantes de abriram para cena de réveillon de 2018, inclusive com os preços atualizados. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase sempre são os mesmos, vou tentar publicar esse ano hehe.

      Excluir
  5. PARABÉNS PELO BLOG...

    ME RESPONDA UMA COISA, O FESTIVAL SEMPRE ACONTECE MAIS OU MENOS NAS MESMAS DATAS ???

    OBRIGADA

    ResponderExcluir