Como é o clima no Uruguai em março e abril

A pergunta mais frequente na última semana foi sobre o clima, todo mundo querendo saber se está frio, calor, se ainda dá para usar roupa curta ou se o casaco já é necessário.

E minha resposta é depende do dia e da hora do dia. Pouco objetivo, eu sei. Mas todo início de estação é assim meio confuso, demora um pouco para a coisa engrenar e se estabilizar, então tem dias que são mais quentes, outros mais frescos e a jogada é saber preparar uma mala versátil com peças chave.

Março é uma época com clima ameno, sem temperaturas extremas, oscila entre 16°C e 24°C. 

Em dias ensolarados é uma delícia, você não sente nada de frio caminhando na rua nem sente calor nível ficar com a testa suada, sabe?

O que acontece - geralmente - é um amanhecer e anoitecer mais frescos. Se eu tiver que sair de casa antes das 8h, por exemplo, vou precisar usar uma calça, sapatilha e camisa de manga 3/4 ou sweater (depende do dia), o mesmo esquema para a saída depois das 17h.

Agora durante o dia, se estiver sol eu até arrisco um vestido com manga curta, tênis/sapatilha/alpargata e um quimono levinho ou uma echarpe por cima (isso se souber que estarei em casa a noite porque quando escurece eu não banco as pernas de fora hehe, sinto frio).

Estava vestida assim na segunda-feira (20/03) lá em Carmelo, ó:


Tá, Jamile, mas seu sair de manhã e voltar só a noite para o hotel, como faço? Camadas, amigas!

Dificilmente você como turista estará na rua antes das 8h, então quando sair por volta das 9h ou 10h não estará tão fresco, dá para usar uma calça (jeans ou de algum tecido mais leve se você for muito calorenta hehe) e camiseta (ou camisa 3/4 + uma echarpe se for muito friorenta).

E aí levar uma jaqueta, bomber, casaquinho ou sweater amarrado na cintura ou guardado na mochila para usar no final da tarde/início da noite. Nos pés recomendo tênis, o mais confortável para turistar. Ou alpargatas e sapatilhas que não machucam, por favor, nada mais chato do que sapato que incomoda, viajar combina com andar! :)

Para a minha percepção de frio a essa altura de meados de março já não cabe mais shortinhos e regatas, eu não colocaria mais de uma ou duas peças dessas na mala, também não apostaria mais nas sandálias ou rasteiras com o pé todo de fora para usar na rua.

Bikini pode até trazer, mas não se iluda com pegar uma praia naquele jeitinho brasileiro, se a água do mar já é congelante no verão de janeiro com 40°C na cabeça, imagina agora!? Dar um mergulho é quase prova de resistência hehe. Mas em dias quentes (com temperaturas na casa dos 22°C em diante) é comum ver as praias movimentadas, quero dizer a areia da praia com pessoas lagarteando de bikini.

Quando enfatizo na minha percepção de frio é porque cada indivíduo sente de uma maneira diferente, para a minha mãe, por exemplo, esses 18°C que eu julgo agradabilíssimos a fazem sentir-se como a própria Elsa cantando 'let it go' na rambla.

Então ela já precisaria de uma camada a mais sobre o sweater, possivelmente um casaquinho e um lenço básico no pescoço para o dia e noite. Mas um sobretudo e cachecol seria exagerado até pra mamys agora em março hehe.

E abril segue a mesma história, caindo uns 3 graus a média de temperatura, espere variações entre 13°C e 22°C.

Outra dica é levar em conta que o vento é teimoso e as vezes furioso por aqui, o que muitas vezes faz a sensação ser mais fria do que a temperatura indicada.

Eu diria para ter um lenço/echarpe sempre na bolsa (mesmos saindo apenas durante o dia), não pesa, não ocupa espaço e pode te deixar mais protegida caso o vento resolva dar as caras sem aviso prévio.

Vou compartilhar alguns 'looks do dia' para servir de inspiração da loja Lolita porque eles sempre fazem essas montagens bonitinhas que eu não sei fazer hehe:



Nesse outro post tem mais dicas sobre o clima em cada estação e sugestões de roupas para colocar na mala de viagem para o Uruguai.

Para terminar, quem quiser saber a temperatura do dia basta acessar sites especializados, como o Accuweather, tem info completa atualizada hora por hora, super prático.

Abraço e boas férias! :)

13 comentários

  1. Oba! Muito obrigada, estou indo no final desse mês.

    ResponderExcluir
  2. Olá linda! Moro em Bordeaux e pretendo visitar o Uruguai no próximo ano. Ja estou me preparando, espero poder lhe conhecer. Meu face Defremont Isa. Posso lhe adc ? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle! Espero que tenha aproveitado muito a viagem! <3

      Excluir
  3. Que legaaaaal! Vou em abril pra lá! :D

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber se é preferível trocar reais por pesos aqui no Brasil antes da viagem de ida ou deixar pra trocar no Uruguai. Recomenda o uso de dólares ou não, enfim, o que é melhor?
    Muito obrigado pela ajuda, estarei No Uruguai de 9 a 19 de abril, estou pensando na possibilidade de ir até Buenos Aires também, quais são também suas dicas sobre isso? Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Melhor trocar no Uruguai e levar reais mesmo para o cambio.
      Sobre o trajeto, dá uma olhada nesse link: https://www.viveruruguay.com/2013/08/como-ir-buenos-aires-partindo-do-uruguay.html

      Excluir
  5. Olá Mile!!
    Seu post me ajudou muito. Estou indo com um grupo de amigos pra Montevidéu nos próximos dias. O clima continua como descrito por vc no ano passado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que ajudou! No geral é mais ou menos a mesma coisa todo ano...

      Excluir
  6. Adorei as dicas estarei indo em março

    ResponderExcluir
  7. Mile, vou para Montevidéu inicio de maio e fico ate mais ou menos dia 13. que roupa levar ,?






    ResponderExcluir