A noite de São João em Montevidéu

Como boa nordestina que sou, vivo o mês de junho sempre com um toque de nostalgia. 

Lembro com carinho das nossas festas juninas, da alegria da música e dos encontros,  da mesa farta com quitutes a base de milho e amendoim,  quentão e licor caseiro.

Curti a saudade um tempo até descobrir que o dia de São João era comemorado também do lado de cá. Uma festa diferente, obviamente. Mas, suficiente para alegrar o corazón.

É bacana ver como a celebração vem ganhando força na capital, a Noche de San Juan é uma festa valenciana e catalã, na qual se comemora o solstício de verão no hemisfério norte. 

Cheia de elementos cristãos e pagãos,  a estrela da noite é uma grande fogueira que brilha e esquenta lindamente a noite fria de junho aqui do hemisfério sul.

A Casal Catalán foi responsável por resgatar os festejos, há mais de 15 anos celebram a noite na Praça Varela em Pocitos. 

É a festa mais tradicional de Montevidéu, sempre acompanhada de música, performances e comidas, doces e bebidas típicas da Catalunha. 

O evento é aberto e gratuito (paga o que consome nas barraquinhas) e acontece no dia 23 de junho. Mais info aqui

Sao Joao no Uruguai

Outra festa que está se tornando popular é a da Ciudad Vieja (no Espacio Las Bóvedas), tem uma vibe mais alternativa, de feirinha e artistas de rua, também oferece propostas artísticas - show de fogo, candombe - e gastronômicas. 

Ainda não anunciaram a festa desse ano, mas vale ficar de olho na página.

Outra possibilidade é participar dos eventos nas vinícolas ou chácaras, sempre regados a comida boa, vinho quente e calorzinho da fogata - fogueira - para o santo.

Contei nesse post nossa experiência na vinícola Spignoglio, foi bem divertida a noite, pude fazer a simpatia tradicional de escrever desejos e jogar na fogueira. Adoro essas coisas hehe.

Deixo quatro opções de vinícolas para celebrar no dia 23 de junho com jantar: a Bodega MarichalBodega Gimenez Mendez, Bodega Berreta (o prato principal deles vai ser buseca, uma das comidas de estação que apareceu no primeiro post dessa série especial de inverno) e a famosa Bodega Bouza que além da noite de San Juan, está com a programação intensa nessa temporada, mais oportunidades para quem visita a cidade em outras datas, serão 4 dias de podas de inverno (16 e 30 de junho, 28 de julho e 04 de agosto). Info completa nos links.

A Bodega Artesana vai realizar um almoço no dia 23, ótimo para quem não pode ou não quer passar a noite na rua.

Ocorrerá evento também na Bodega Garzón, perfeito para quem estiver em Punta del Este. E na Campotinto para quem estiver curtindo férias em Carmelo.

Quem tiver interesse em passar uma noite no campo, a Chacrita del Sur e Al Final del Humedal têm boas propostas para os dias 23 e 24. Mais info nos links.

Por último, vale levar em conta que esses eventos ao ar livre em pleno inverno dependem muito do clima para acontecer e podem mudar de data em cima da hora, tem que acompanhar as redes sociais dos organizadores para saber se o evento segue de pé.

E aí, quem vai aproveitar essa dica da Noche de San Juan no paisito amado? E quem vai dizer que viajar no inverno para o Uruguai não é legal, né?

Tem novidades e surpresinhas o ano inteiro! Continua acompanhando que vai pintar mais dicas e para não perder nada nadica e fazer o melhor roteiro em Montevidéu, adquira aqui nosso guia completão! <3

Nenhum comentário