A noite de São João em Montevidéu

Como boa nordestina que sou, vivo o mês de junho sempre com um toque de nostalgia. 

Lembro com carinho das nossas festas juninas, da alegria da música e dos encontros,  da mesa farta com quitutes a base de milho e amendoim,  quentão e licor caseiro.

Curti a saudade um tempo até descobrir que o dia de São João era comemorado também do lado de cá. Uma festa diferente, obviamente. Mas, suficiente para alegrar o corazón.

É bacana ver como a celebração vem ganhando força na capital, a Noche de San Juan é uma festa valenciana e catalã, na qual se comemora o solstício de verão no hemisfério norte. 

Cheia de elementos cristãos e pagãos,  a estrela da noite é uma grande fogueira que brilha e esquenta lindamente a noite fria de junho aqui do hemisfério sul.

A Casal Catalán foi responsável por resgatar os festejos em Montevidéu, há mais de 15 anos celebram a noite na Praça Varela em Pocitos. 

É a festa mais tradicional da cidade, sempre acompanhada de música, performances e comidas, doces e bebidas típicas da Catalunha. 

O evento é aberto e gratuito (paga o que consome nas barraquinhas) e acontece no dia 23 de junho. Mais info aqui

Sao Joao no Uruguai

Outra festa que está se tornando popular é a da Ciudad Vieja (no Espacio Las Bóvedas), tem uma vibe mais alternativa, de feirinha e artistas de rua, também oferece propostas artísticas - show de fogo, candombe - e gastronômicas. 

Ainda não anunciaram a festa desse ano, mas vale ficar de olho na página.

Outra possibilidade é participar dos eventos nas vinícolas ou chácaras, sempre regados a comida boa, vinho quente e calorzinho da fogata - fogueira - para o santo.

Contei nesse post nossa experiência na vinícola Spignoglio, foi bem divertida a noite, pude fazer a simpatia tradicional de escrever desejos e jogar na fogueira. Adoro essas coisas hehe.

Deixo quatro opções de vinícolas para celebrar no dia 23 de junho com jantar: a Bodega MarichalBodega Gimenez Mendez, Bodega Berreta (o prato principal deles vai ser buseca, uma das comidas de estação que apareceu no primeiro post dessa série especial de inverno) e a famosa Bodega Bouza que além da noite de San Juan, está com a programação intensa nessa temporada, mais oportunidades para quem visita a cidade em outras datas, serão 4 dias de podas de inverno (16 e 30 de junho, 28 de julho e 04 de agosto). Info completa nos links.

A Bodega Artesana vai realizar um almoço no dia 23, ótimo para quem não pode ou não quer passar a noite na rua.

Ocorrerá evento também na Bodega Garzón, perfeito para quem estiver em Punta del Este. E na Campotinto para quem estiver curtindo férias em Carmelo.

Quem tiver interesse em passar uma noite no campo, a Chacrita del Sur e Al Final del Humedal tem boas propostas para os dias 23 e 24. Mais info nos links.

Por último, vale levar em conta que esses eventos ao ar livre em pleno inverno dependem muito do clima para acontecer e podem mudar de data em cima da hora, tem que acompanhar as redes sociais dos organizadores para saber se o evento segue de pé.

E aí, quem vai aproveitar essa dica da Noche de San Juan no paisito amado? E quem vai dizer que viajar no inverno para o Uruguai não é legal, né?

Tem novidades e surpresinhas o ano inteiro! Continua acompanhando que vai pintar mais dicas e para não perder nada nadica e fazer o melhor roteiro em Montevidéu, adquira aqui nosso guia completão! <3

* Nosso blog é um projeto independente, todo o conteúdo é preparado com muito carinho e honestidade. As experiências aqui compartilhadas são bancadas majoritariamente do nosso bolso. 
Iniciamos agora em 2018 o programa de afiliados do Booking.com, isso quer dizer que reservando a hospedagem no site deles através desse link - para qualquer hotel no mundo - você ajuda o blog a ganhar uma comissão sem pagar nada a mais na sua diária. Se você gosta do nosso trabalho, dá uma forcinha! Do lado de cá, prometemos continuar trazendo as melhores e mais originais dicas do paisito para tornar sua viagem mais incrível! Gracias! 

2 comentários

  1. Que lindo o seu blog moça! Também sou brasileira casada com uruguayo, com a diferença de que ele vive no Brasil há quase 40 anos. Leio muito seu blog desde o ano passado quando passamos mais tempo em Montevideo em julho. E agora que vamos de carro por 30 dias para recorrer todo o interior, saiba que suas dicas todas estão sendo preciosas. Estou procurando um post e não estou achando, pode ser que eu não tenha lido aqui: quais presentes do Brasil levar para amigos e familiares daí? Se você já tiver escrito algo sobre, te agradeço o link. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inez! Tudo bom?
      Muito obrigada pela gentileza! <3
      Ainda não escrevi nada a respeito, acho que depende muito do contato que as pessoas têm com nossos quitutes, como tuuuudo no Uruguai é caro, eu sempre levo muita coisa do Brasil, tudo vale a pena hehe (de sabonete dove e pasta de dente a leite condensado, por exemplo! Mas isso não dou de presente, claro! Só para as amigas brasileiras haha).
      A família do meu marido já está super habituada as nossas comidas, então até perdi esse filtro 'do que levar' hehe. No início sempre levava chocolate garoto, bis (acha em Montevideo, mas é caro), goiabada, doce de banana, cachaça, havaianas, canga de praia, produtos da Natura, etc. As coisas de coco - tipo cocada - não costumam fazer muito sucesso.
      Abraço!

      Excluir