Uma tarde em Santa Ana

De uma tarde delícia antes do frio chegar.


Um refúgio a poucos minutos do centrinho mais charmoso do Uruguai: apenas 22km antes de chegarmos em Colonia do Sacramento encontramos o balneário Santa Ana.


O cartaz discreto à esquerda da ruta passa inadvertido para a maioria dos turistas. 


Pudera, não tem nada exatamente famoso, nenhuma lista do que fazer ou grandes referências. Para ser honesta nem mesmo a santa eu conhecia, fui levada pelo boca boca de amigos uruguaios crescidos no oeste, não faz muito um conhecido nosso trocou a capital pela calmaria desse lugar bonito, não poucas vezes cogitamos fazer o mesmo.


Não fizemos e nossas visitas passaram a ser acompanhadas também dessa camada de sonho e dúvida: 'e se?'. 


Um desvio que se faz entre o verde abundante e poucas curvas, o balneário logo se apresenta com muitas ruas ainda de terra batida. O silêncio só interrompido por pássaros vagarosos. 


Dicas Colonia Uruguai


Era um dia comum nas nossas férias em família, de ideias soltas e deixar fluir. De certo só o hotel reservado em Colonia. De repente um esboço de caos no carro, viajar con niños. Hora de liberar as feras, sempre a decisão mais acertada. Parada ativada. Não por acaso Santa Ana pela janela. Agradecida.


Entra por aqui, sai por ali: um café no meio do bosque. Surpresa. Simpático. Quero. Poderia ser meu tamanha compatibilidade: no rústico, lúdico, livros, trilha sonora. Cheiro de café que abraça. E otras cositas. Casualmente achamos o La Resistencia Café.




Nutridos do que enche a barriga e também as inquietudes e belezas da alma, seguimos rumo a praia.


Praia de rio - não qualquer rio, aquele que tem personalidade, encontrá-lo bravo ou sereno, azul ou marrom sempre depende da sorte do dia, quase um biscoito chinês hehe, a nossa foi um meio termo, longe de ser insosso, sua presença se faz atrevidamente imponente em todas facetas - e areia branca. 


Estacionamos fácil, eramos poucos por ali e cruzamos uma mini biblioteca comunitária. Uma geladeira reaproveitada bem recheada de livros que sabiamente dizia: mantenha as crianças ao alcance dos livros.

E vimos mais detalhes: um chamado à limpeza dos espaços públicos. Iniciativas simples e de grande impacto. Sentido de comunidade e responsabilidade. Dá gosto.




Daí em diante foi deixar as crianças serem crianças: correr e rolar na areia. Livres e soltas. 


Caminhada. Essa paisagem bruta, calma e bela. Vento ameno, outra cia quase constante em terras uruguashas. Apreciamos.



Um passeio despretensioso e gostoso. Volveremos <3


Nenhum comentário