Consultoria de Viagem no Uruguai: Roteiro Personalizado

Estamos celebrando dois anos fazendo consultorias de viagem tanto para turistas como agências: já foram muitas viagens pelo Uruguai desenhadas sob medida, muitas memórias e experiências criadas, assim como propostas de formação mais sólida para profissionais do mercado que desejam entender melhor as nuances e possibilidades do destino para entregar um serviço de maior qualidade aos seus clientes.

Amo as duas abordagens: a que apresentamos para empresa e as possibilidades que levamos para pessoa física. Nesses encontros oferecemos mais de 15 anos de vivências e imersão profunda no Uruguai para ajudar e direcionar a experiências mais autênticas e personalizadas.

Fazemos todo suporte para a sua viagem com o selo de qualidade do Viver Uruguay: a credibilidade de anos, muita sensibilidade e conhecimento real (tem mergulho na cultura local, tem mão na massa testando as sugestões de maneira constante e independente, tem rede de contato com os melhores provedores, nossa dinâmica é bem diferente de quem trabalha desenhando roteiros baseado em pesquisas na internet ou viagens curtas patrocinadas por parceiros). 

Consultoria Viagem Uruguai


 Nossa consultoria tem duas modalidades: com ou sem desenho de roteiro dia a dia.

A consultoria simples (sem desenho de roteiro personalizado) é um encontro de 1h onde esclarecemos dúvidas e otimizamos a ideia que o cliente tem para a viagem ao Uruguai, fazemos sugestões e orientamos de acordo ao perfil do grupo ou viajante. É o serviço ideal para quem gosta de desenhar a própria viagem e quer estar mais seguro das decisões com o olhar de quem conhece o destino. 

Já a consultoria com o desenho de roteiro é um serviço mais completo, conta com suporte antes e durante a viagem. Criamos um grupo no WhatsApp para trocar informações e tirar dúvidas, também elaboramos todo o roteiro conforme os interesses e prioridades do viajante. 

Nessa modalidade, fazemos duas reuniões: a primeira de alinhamento para entender as necessidades da viagem e a partir daí criamos o roteiro personalizado para cada dia das férias. 

Na segunda reunião, apresentamos a proposta para os dias e enviamos o roteiro no formato PDF com tudo detalhado: atividades, trajetos diários no Google Maps, podemos auxiliar nas reservas, etc. Tudo o que você precisa fazer é viver a experiência. 

Outubro: Dia do Patrimônio 2025

No mês de outubro acontece uma das maiores celebrações do Uruguai: o Dia do Patrimônio.

O evento é um mergulho na identidade nacional, um convite para (re)visitar coletivamente a própria história enquanto nação, é uma grande celebração do patrimônio arquitetônico e cultural - material e imaterial - em todo território.


As atividades acontecem em todo o país: museus, paróquias, escolas e espaços culturais terão visitas abertas ao público, exposições, visitas guiadas, exibições de peças históricas e relíquias, música ao vivo e mais.


A edição deste ano ocorre nos dias 04 e 05 de outubro e tem como tema o 'Bicentenario en todos los pagos'.


Dia do Patrimonio no Uruguai


Se você estiver no país nesses dias, poderá aproveitar uma agenda especial que envolve toda a comunidade.


No site oficial, é possível encontrar todas as atividades organizadas por cidades e bairros, aqui deixo algumas sugestões que gostaria de visitar em Montevidéu e Maldonado:


Montevidéu:


- Palacio Legislativo (no domingo às 18h30 terá o ato de encerramento com a Orquesta Filarmonica de Montevideo, o Ballet Folclórico Juvenil e a Guardia de Honor do palácio)

MDPAula: experiência culinária em Montevidéu

Escolhi um sábado a noite para conhecer uma das atividades do MDPaula, um espaço que proporciona experiências imersivas culinárias em Montevidéu. 


A programação mensal é bem variada - comida italiana, latina, sushi, etc - e foi difícil decidir qual proposta - das muitas apetitosas - investir. Apostei na Noche Vermutera e acho que não poderia ter acertado mais hehe. 


A ideia da noite era elaborar pratos no estilo tapas españolas que acompanhavam maravilhosamente toda a linha de vermut da marca Rooster - uma das minhas preferidas do Uruguai, a bebida muito me faz lembrar da vida que vivemos em Barcelona, o aperitivo é um clássico cultural nas bandas de lá, onipresente em encontros e mesas de bar, foi onde passei a gostar, uma memória com gosto, cheiro e som que trouxemos para nossos dias esteños, aqui em casa sempre tem uma garrafa pronta para brilhar num copo com muito gelo e laranja. 


Junto comigo tem muitos consumidores jovens no Uruguai, o movimento do vermut cresceu, apareceu (na real seria mais adequado dizer que reapareceu, era um costume forte - trazido por imigrantes - que voltou a ser abraçado pelas novas gerações) e se consolidou. 


Tomar um bom vermut - de produção nacional - já é fácil em Montevidéu, há inclusive bares especializados na bebida, como El Vermú de la Aduana ou Vermutería (dicas especiais como essas vocês encontram no nosso Guia Digital, consiga o seu aqui). Há também eventos, agora em setembro, por exemplo, vai acontecer o segundo Encuentro Vermutero na capital com diversos produtores latino-americanos, veja mais info nesse link.


Pero bueno, estava contando da noite na cozinha. Vamos combinar que já prometia com essa temática de sucesso, mas a experiência conseguiu ser ainda melhor do que eu esperava: O MDPaula é bem equipado e confortável, me senti na própria cozinha do Masterchef (assisti muitas edições e na minha cabeça tinha chances de ir longe no programa porque trabalhamos com a autoestima elevada haha, ou seja, viver a experiência numa cozinha assim foi quase um sonho de princesa que mete a mão na massa, nesse caso literal hehe).



Achei tudo muito organizado e fluido, entramos na casa e encontramos numa grande bancada os aventais e receitário da noite. Cada pessoa se posicionava onde queria e no horário certinho a Marina, cozinheira e uma das idealizadoras do projeto, começou explicando o plano da noite e repassou rapidamente as receitas, o que me chamou a atenção de imediato foi que não se tratava de uma aula na qual ficariamos observando e minimamente tentando seguir os passos, a proposta no MDPaula é mais dinâmica e interativa.

Onde comer em Montevidéu: dicas 2025

Montevidéu está cada vez mais boêmia e deliciosa, o leque de opções gastronômicas segue ampliando e trazendo novas propostas bem cuidadas e diferenciadas. 


Parece que foi ontem que eu trouxe os favoritos de 2024 e num piscar de olhos metade do novo ano já passou: o primeiro semestre de 2025 já foi vivido e teve tanta coisa bacana que achei que merecia fazer esse resumão apresentando as 5 novidades que mais curtimos até agora.



1- Bardo


Inaugurado em março, o Bardo fica em Punta Carretas e oferece uma proposta que abarca do café da manhã ao jantar.


Um menu atrativo - e executado com carinho e competência por gente com trajetória destacada nas cozinhas de grandes restaurantes - em todas as horas do dia. 


Comecei com a merenda da tarde com as crianças: amei de paixão os pães (bem apetitoso esse tostado de jamón y queso - 290 uyu), todos maravilhosos e feitos lá mesmo. 


Depois foi a vez de experimentar o menu da noite: tapas em porções generosas - de tamanho e sabor. Provamos a salada de quinoa (380 uyu), a berinjela com hummus e cogumelos (foto abaixo, super crocante e suculenta, 460 uyu) e finalizamos com a torta basca que é uma das sobremesas que mais amo: estava muy buena (320 uyu).


E pronto, foi suficiente para definir como um coringão: funciona bem em todas as suas versões, foi parar logo na parte gastronômica do nosso guia, a seleção mais completa, amorosa e gostosa dessa cidade (não vacile, garanta o seu aqui e viaje melhor).

Montevidéu com chuva: o que fazer

Semana passada estava trocando figurinhas com uma seguidora que tinha viagem marcada e a previsão indicava chuva para vários dias, eu não sei se é excesso de otimismo ou ignorância minha, mas costumo desacreditar em dias de chuva sem trégua hehe. 


O outono 2025 está sendo bem generoso entregando dias lindíssimos de sol e temperaturas agradáveis. Comentei que o sol era danado de insistente no Uruguai e sempre dava um jeito de aparecer, quando não conseguia, a máxima popular ensinava que ´siempre que llovió, paró´. E eu amo esse ditado: não há tempo ruim que dure para sempre.


Daí que choveu - um dia e parou - e fiquei com essa ideia de escrever sobre dicas de passeios caso seus dias em Montevidéu venham assim acompanhados de chuva.


Uma lista de sugestões não muito diferentes do que recomendaria num dia de céu azul (museus, livrarias, cafés e tal), o truque do dia chuvoso é adaptar e/ou otimizar os trajetos - focar numa região e/ou trocar a caminhada pelo uber - evitando as pausas e atrações ao ar livre (como o banco da praça, as feiras de rua e parques) e buscando abrigos charmosos, refúgios com graça e borogodó



Para otimizar por região a maior dica que posso dar é acessar o nosso Guia Digital de Montevidéu: acabou de sair a versão nova, totalmente atualizada com as novidades da cidade, tem tudo organizadinho por bairros, mapa interativo no Google Maps com tudo sinalizado para visualizar - e calcular - facilmente as distâncias e possibilidades ao redor. 


É um investimento de menos de 100 reais que vai acrescentar camadas de beleza e praticidade nos seus dias na capital uruguaia (perceba que você já gastou pelo menos entre dois e três mil reais só com passagens e hospedagem, o custo do guia chega a ser simbólico comparado a tudo que oferece, vai proporcionar melhores experiências na viagem). 


Dito isso, pensei em alguns lugares que eu gostaria de estar num dia de chuva em Montevidéu.


Porque outro ditado que aprendi aqui diz: ´al mal tiempo, buena cara´, ou se o tempo não colabora, cabe a gente colocar um sorriso no rosto e seguir a dança (óbvio que falamos de chuvinha e não tempestades torrenciais que podem colapsar cidades, em situações atípicas cabe o bom senso de se resguardar). 


Começaria o dia com um café gostoso numa livraria aconchegante. E quando o tópico é livraria + café todos os caminhos levam à Escaramuza. Um casarão antigo belíssimo com claraboia, ladrilho hidráulico, estantes de livros que vão quase do chão ao teto, pátio verde. 


Sempre encontro os livros que estou procurando, é bem completo e variado o estoque. A cozinha tem muitas delícias também. Abre de segunda a sábado a partir das 9h.


Outono em Montevidéu: as cores do Jardim Botânico

Montevidéu costuma ter as estações com características bem definidas - digo costuma porque em tempos de apocalipse climático ninguém pode garantir nada mais - e acho das coisas mais prazeirosas ir acompanhando as mudanças ao logo do ano.


Outono e primavera são meus períodos preferidos, tem algo de preparatórios, chegam ainda sem a intensidade dos extremos - nem muito frio nem muito calor, permite ir curtindo o processo, vai anunciando, como aos poucos esfriando ou esquentando os dias - e entregam muita beleza em cores, da paleta terrosa clássica do outono à profusão vibrante dos jardins na primavera. 


Amo especialmente o mês de maio quando as folhagens estão no auge da coloração - depois vai caindo tudo no quintal, assim SandyJuniando mesmo. Outro mês especial para quem é arrebatado por essas pequenas sutilezas é novembro, época dos jacarandás em flor, subitamente a cidade ganha muitos tons lilás, mas isso conto outro dia.


Hoje, vim contar - na verdade mostrar as fotos que dizem por si o que muitas palavras tentam, a ideia era abrir uma pequena e óbvia introdução, logo seguir com as imagens, mas eu sempre escorro pelas ramas com o lápis ou teclado nas mãos, falando de árvores até que não foi tão inapropriado hehe - sobre o lugar da capital onde o outono surge ainda mais bonito: o Jardim Botânico.



O Jardim Botânico de Montevidéu fica no bairro do Prado, um parte belíssima e tradicional da cidade. No nosso guia há sugestão de roteiro que rende uma tarde ou dia inteiro por lá, de todas as possibilidades essa é a que menos engaja, atribuo à distância e ao não hype


O bairro meio que nunca vingou na blogosfera viajante brasileira, não goza da mesma popularidade que Pocitos ou Punta Carretas, embora tenha atrações de peso: uma arquitetura magnífica - era onde as famílias abastadas do início do século XX tinham suas luxuosas quintas de veraneio, vejam a Casa Quinta Soneira, Casa Quinta Aurelio Berro e a Casa Quinta Eastman, para citar alguns exemplos, e também a Residencia Presidencial que fica nessa região - museus impactantes e muito verde, do próprio jardim botânico com aproximadamente 1500 especies, ao simpático jardim japonês e rosedal. E o melhor? Tudo com entrada gratuita. Pois é.


3 novos cafés para conhecer em Montevidéu

A quantidade de bons cafés que abriu em Montevidéu nos últimos 2-3 anos é grande, se algum dia conseguir um bom café na capital uruguaia já foi uma tarefa difícil, hoje acontece sem esforço: são muitas opções de locais com café de especialidad, boa variedade de doces e salgados para acompanhar e ambientes dos mais moderninhos a lugares clássicos e aconchegantes.

Trago três opções inauguradas recentemente que ganharam meu corazón.


Localizado ali no limite entre o Centro e a Ciudad Vieja, o espaço é um verdadeiro achado: uma mistura de loja de decoração e café com buena onda e todo charme que essa região oferece.

O ambiente é único e se transforma constantemente,  já que boa parte dos moveis e objetos estão disponíveis para venda. 

Cafes novos em Montevideu