Degustação: top 3 doces de leite uruguaios

Tem um post bem do comecinho do blog falando sobre essa delícia nacional.

De lá pra cá novos produtos apareceram no mercado e achei que o tema merecia uma repaginada. 

Porque é até pecado visitar o Uruguai e não provar doce de leite, ou pior, chegar aqui e provar o doce de leite errado.

Encontramos facilmente o produto em qualquer supermercado ou feira de bairro, minha dica é pegar essas três sugestões e fazer uma degustação - no quarto do hotel mesmo ou na volta ao Brasil - bem doce e gostosa! :)

Em primeiríssimo lugar fica o doce de leite da Narbona. Eu simplesmente AMO toda a linha de lácteos da Narbona. O iogurte é delicioso, os queijos são sensacionais e o doce de leite é divino.

Doce de leite uruguaio

Tem a versão pequena, mas vá por mim e compre o pote gigante de quase 1kg. Compensa pelo preço e é impossível parar de comer, sabe? O frasco menor vai acabar num piscar de olhos.

A Narbona fica lá em Carmelo, além desses produtos que comentei, eles têm uma vinícola com rótulos premiados, um hotel boutique cheio de charme e um dos restaurantes mais fotogênicos que eu já visitei hehe. 

Tô me rasgando em elogios e não, não é post patrocinado, mas aceitaria pagamento em forma de potes de doce de leite. Obrigada, de nada.

O segundo lugar vai para o doce da Conaprole, aquele com preço amigo, presente nos quatro cantos desse Uruguai, o que tem a textura mais maravilhosa e a cor mais irresistível, quase bronzeadinho-verão, eu diria hehe. 

E aí vou confessar que eu não abro mão da dupla Narbona-Conaprole, hoje não tem chance de entrar outras opções na minha geladeira. Mas, vou deixar registrado o terceiro lugar com duas marcas bem populares, um empate técnico entre Los Nietitos e La Pataia.

Acho o Los Nietitos bem doce, é uma marca que de vez em quando eu compro as geléias (de figo e mirtilo, minhas preferidas), mas o doce de leite não me convence tanto. 

Já o La Pataia é muito famoso entre os turistas, eles têm uma fazendinha simpática em Punta del Este aberta a visitas, um café que vende panquecas e geralmente é a opção que os viajantes levam na mala, mas eu não sou a maior fã. 

O gosto me agrada bastante, mas a textura acho muito molenga, formiga que sou, gosto de comer colheradas, tipo um brigadeiro na colher e o La Pataia não fica firme, me dá uma aflição hehe.


***

Todo mundo desejando doce de leite no final do post? :)

O melhor é que agora - desde maio do ano passado, na verdade - não tem mais encrenca na alfândega para entrar com essas delícias no Brasil.

Não rola mais de funcionário no aeroporto jogar o doce fora na nossa cara. Basta levar produtos industrializados, na embalagem original e com o rotulo permitindo a identificação, respeitando o limite de 5kg.

Dá para ser feliz aqui e levar uns potes na mala para comer quando a saudade bater ou levar de presente como lembrancinha da viagem e fortalecer a amizade hehe.

Meu lugar preferido para comprar doce de leite (e tudo de comida para a casa) é no Mercado Agrícola, um passeio imperdível na capital. E lá no MAM, além do doce de leite, tem azeites e vinhos que também valem muito a pena comprar para levar.

Os azeites de oliva uruguaios são um dos melhores da vida e não é achismo meu, a cada ano eles vem ganhando notoriedade e prêmios mundo afora. Mas isso já é tema para outro post! :)


Abraço e até a próxima! :)

15 comentários

  1. Que delícia de post! Literalmente!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jamile, sei que não tem nada a ver com o post mas preciso fazer uma pergunta. Vc sabe algo de precisar morar 3 anos no Uruguay pra estudar na Udelar, no caso dos extrangeiros?
    Achei um absurdo quero muito estudar mas não dá pra mim pagar uma universidade privada já que aqui no uruguay são caríssimas :(

    ResponderExcluir
  3. Sempre que tem post novo eu corro para ler...leitura gostosa, nao importa o tema, mas este aqui e gostoso mesmo..hehehe...adoro o dulce CREMA de leche da Conaprole..humm..delicia!!! Tambem nao gosto quando os doces de leite tem consistencia molenga...prefiro mais pastoso.. Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  4. Voltei do Uruguai dia 27 de janeiro com um conaprole na mochila.
    Ainda bem que não foi o errado ! rs
    Já o alfajor não sei se comi os certos, tem um top3 tb ?
    Tenho acompanho seu blog desde que cheguei de tanta saudade que sinto daí.
    Espero voltar logo com mais tempo.
    Abraço !

    ResponderExcluir
  5. Amei o post, Jami! Tenho lido sobre o Narbona e o teu post foi decisivo: tô louca pra experimentar! Tu acha que encontro facilmente em Punta del Este? Vou pra lá em abril!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mile! Queria te agradecer muito pelo blog, ainda sou dessas ex blogueira antigas que não se acostumou com YouTube e adora um bom conteúdo bem escrito. Teu blog é mara! Sei que as vezes o trabalho de escrever não é muito bem recompensado por isso queria te agradecer super porque teu blog me ajudou muito quando em 2015 eu fiz um intercâmbio no paisito. Daqui um mês volto pra passear e morro de saudades. Parabéns pelo blog e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Ai jesus..... quero provar todos!! Estou indo agora em junho. Passarei uma semana e quero comer muito doce de leite...hahahahaha

    Adoro o seu blog, Mile.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Existe UBer de Colonia para Carmelo ? ou onibus ?

    ResponderExcluir
  9. Olá Mile, tudo bem? Nem sei em qual dos teus posts comentar, pq li vários!!! Eu e meu namorido estamos indo ao Uruguai sábado agora, dia 18/03 pela 1ª vez! Moramos no RS e vamos de carro por todo o litoral, do Chuy até Carmelo! Quase todo o roteiro eu fiz com tuas dicas do blog! Então só tenho a agradecer! Na volta escrevo aqui de novo contando o que achei, mas com a certeza que será demais! Estamos super empolgados e ansiosos! Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Já estou desejando o doce de leite daí, meu Deus!! Lindo post!

    ResponderExcluir
  11. Oi Mille,

    Voltei a uma semana do Uruguai, e qdo li no seu blog sobre os doces, decidi que teria que comprar um e trazer para o Brasil......

    Comprei o Narbona de 970gr, menina do céu que manjar dos deuses é esse doce.

    Super recomendo, não conseguia parar de comer, colocava naqueles pão de forma e comia umas 10 fatias, cada vez que parava para comer...

    Uma delicia, meu único arrependimento foi de ter trazido apenas um, deveria ter trazido mais :(

    Obrigada, seu blog foi de grande valia, desde a escolha do doce de leite até os roteiros!!!

    Bjs

    Glauciane

    ResponderExcluir
  12. Comprei o Narbona no escuro e me arrependi de não ter comprado mais. É o melhor!!
    Gracias pelo blog!! Amei as dicas, cada dia com mais saudade do Uruguai... planejando um retorno, com base no blog.

    ResponderExcluir
  13. OI, AMEI ESSE BLOG. MEU ESPOSO É CORREDOR E ESTAMOS INDO COM UM GRUPO DE AMIGOS EM SETEMBRO. CONHECER A CIDADE E CORRER. JÁ SOU LOUCA POR DOCE DE LEITE, DEPOIS DESTE POST PASSEI A ENCHER A BOCA D'AGUA. NÃO VEJO A HORA CHEGAR AÍ E COMER DEMAIS. KKKKK.

    ResponderExcluir
  14. lindo seu blog

    traz pra mim um desses quando vieres a Salvador

    xero

    ResponderExcluir