Estudar Espanhol em Montevidéu (Intercambio no Uruguai)

Sempre quis fazer intercambio, lembro que na escola a maioria das minhas colegas sonhavam com uma viagem à Disney, enquanto eu ficava imaginando como seria legal morar no tal dos EUA - que era o destino mais comum na minha adolescência, ver um monte de coisa diferente, escutar todo dia o idioma que minhas boy bands preferidas cantavam. 

Mas na época da escola não rolou - nem Disney nem intercambio rs - e só quando terminei a faculdade que consegui fazer minha primeira viagem com estudos: preparei a mochila, fechei um curso de espanhol e fui sozinha passar 2 meses na Argentina.  

Essa viagem marcou tanto minha vida que basta dizer que foi por causa dela que tudo que planejava para o meu futuro virou de ponta cabeça e um ano depois lá estava eu morando no Uruguay (foi durante esse intercambio que num final de semana resolvi dar uma voltinha em Montevideo e acabei conhecendo um certo uruguaio, coisas do destino rs).

Acho mesmo que todo mundo deveria fazer algo assim em algum momento da vida, é uma experiência única.

E não, não digo isso pela love story que vivi. Costumo dizer que o aprendizado vai além do 'aprender um novo idioma' que a principio é o motivo de uma viagem de intercâmbio. 

Sair da nossa zona de conforto implica aprender a dividir - nem que seja o espaço ou a comida rs - e a ser mais tolerante com as diferenças. 

Claro que tem gente que viaja e não abre a cabeça, não se joga na aventura de descobrir uma cultura nova, o que é um desperdício, mas ainda acho que a maioria amadurece bastante.

Pois, fiz uma introdução enorme - não resisti, esse tema mexe comigo rs! - para dizer que fico muito feliz quando vejo pessoas interessadas em viver essa experiência no paisito querido, tenho recebido e-mails/mensagens/comentários com perguntas sobre intercâmbio em Montevideo.


Estudar Espanhol Montevideo

Como a informação está solta nos comentários, vou deixar aqui algumas opções de escolas de espanhol na cidade:








Outra opção é fazer esses cursos nas universidades. A UM e ORT por exemplo, tem cursos de espanhol disponíveis. A desvantagem é que nesses casos as turmas têm data fixa de inicio, enquanto nas escolas de idiomas a cada segunda-feira é possível começar um curso novo.

A UCAM também oferece cursos especiais de espanhol em Montevidéu, conheça mais sobre as propostas nesse post.

Vocês também podem pesquisar aulas particulares no classificados (clica onde tem 'Idiomas'), o custo geralmente é mais acessível que uma escola de línguas, só tenham precaução quando marcarem as aulas.

Estive buscando professores de francês no classificados, todos davam aulas na própria residência, coincidência ou não, das 3 pessoas que entrei em contato, as 3 eram senhoras aposentadas que complementavam a renda dando aulas em casa, o que me deixou um pouco mais tranquila com a ideia de ir a uma casa estranha

Ainda assim acho importante conhecer o lugar antes, de preferência ir acompanhado, e esclarecer todas as dúvidas. 

Vi que algumas das escolas que citei oferecem a homestay, que é a hospedagem na casa de famílias uruguaias que estão cadastradas em algum programa de intercâmbio, em regra o custo não é baixo. 

A opção mais econômica costuma ser hostel ou república estudantil. Alugar apartamento por temporada também não é barato em Montevideo, mas muita gente - em especial os estudantes - divide apartamento e dá para encontrar anúncios de vagas nos murais das faculdades ou pesquisando no Google mesmo.

O visto de turista permite ficar por 3 meses em território uruguaio, esse prazo pode ser estendido (mas paga-se uma taxa). Se a ideia não é trabalhar e o curso tem duração inferior a 3 meses, não vejo necessidade de solicitar outro visto ou residência. 

Caso a ideia seja ficar mais tempo, estudar e buscar um trabalho, já é aquele papo de posts passados do Viver no Uruguay e aí cabe uma visita a Dirección de Migración para avaliar qual visto funciona melhor com seus objetivos.

P.S.: nunca estudei em nenhuma dessas escolas, logo não tenho como recomendar nenhuma em especial. 
Meu namorado estudou português na Casa do Brasil e ficou satisfeito com a organização/aulas, arriscaria dizer que essa escola é a mais conhecida para ensino do português, o que quer dizer que estudando lá - o curso de espanhol para estrangeiros, claro - vocês terão a chance de conhecer muita gente da terra disposta a conversar. 

É comum os estudantes trocarem ajuda, aquela coisa do te ajudo com o português e você me ajuda com o espanhol, vale a pena tentar.

 Boas aulas, boas descobertas! ;)

30 comentários

  1. Parabéns pelo blog! Excelente! Adoro o Uruguay!!!! Vou passar sempre por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita! Fico feliz que tenha gostado! ;)

      Abraço!

      Excluir
  2. Mile,

    E o Intercâmbio na Irlanda, tá legal?

    Conte também se puder.

    Parabéns pelo Blog.

    Álvaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Álvaro!

      Obrigada! ;)

      O intercambio vai bem, aprendendo bastante por aqui...

      Abraço!

      Excluir
  3. Nossa adorei seus dicas!!
    Estou pensando em fazer curso de espanhol agora em Setembro.
    Vi que mtos fizeram Iconed, ja ouviu falar dele?
    Obrigada
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana!

      Muito obrigada pela visita! ;)

      Seria a Coined? Conheço a Coined de Buenos Aires, uma amiga estudou lá e gostou bastante. Acredito que a sede de Montevideo deve manter o mesmo padrão.

      Falha minha não ter colocado no post, já vou atualizar! Gracias!

      Abraço!

      Excluir
  4. Mile, bom dia !
    Adorei a postagem. Se der por favor coloque pra gente links de agencias de empregos de Montevideo. Abraços
    Dani Dadalt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani!

      Muito obrigada! ;)

      Recomendo dar uma olhada nos posts Viver no Uruguay - Parte 1, 2 e 3 - tem bastante informação sobre trabalho, aluguel, documentação, etc.

      Vejo ofertas laborais nos sites: CompuTrabajo, BuscoJobs, classificados do Gallito aos domingos e nas agências de rrhh como Adecco, Advice, ManPower.

      Abraço!

      Excluir
  5. Oi, Mile

    Ótimas dicas! Já fiz alguns intercâmbios de inglês na terra do Tio Sam e recomendo, é muito bom. Vou fazer de espanhol agora (apenas nas férias) e pensei em Montevidéu quando achei o seu post que está bem bacana. Você aconselha alguma escola em especial para quem quer estudar, mas também quer curtir passeios e fazer atividades?
    Cloe
    Gracias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cloe (acho esse nome o máximo rs)!

      Muito obrigada pela visita!

      Também recomendo bastante o intercâmbio e que legal você estar pensando no paisito para estudar espanhol, espero que curta muito a experiência!

      Eu não estudei nessas escolas para recomendar com segurança, a que tenho um contato maior é a Casa do Brasil porque meu namorado estudou lá e eles fazem festa de São João que a comunidade brasileira fica enlouquecida para participar rs.

      Acredito que a Coined seja uma boa opção, é uma escola conhecida e com sede em várias cidades da Argentina (uma amiga estudou em Buenos Aires e gostou muito).

      A IH também é uma escola com boas referências em várias cidades.

      Abraço! ;)

      Excluir
  6. Olá Mile,

    Estou terminando o ensino médio esse ano,

    Como é o processo pra eu poder me inscrever pra um curso de lingua espanhola em alguma universidade pública uruguaia, saberia me dizer?

    A propósito, adorei teu blog!

    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane!

      Muito obrigada pela visita! ;)

      Infelizmente não sei dizer se a faculdade pública oferece cursos de língua gratuitos, você pode enviar e-mail para a instituição perguntando se há algum programa desse tipo.

      Abraço!

      Excluir
  7. Olá, Mile!

    Adorei seu blog e já anotei as dicas! :)

    Estamos(eu e minha irmã) de viagem marcada para Montevidéu em março/abril para ficar 30 dias. A ideia é estudar espanhol(as duas) e, também, curtir um pouco do país. Pretendemos alugar um apartamento ou quarto nessa temporada, vai depender dos preço$. Queria saber quais os melhores bairros p ficar(os que devo evitar...rsrs...), assim como sugestões de sites de aluguel por temporada e sites onde eu possa encontrar professores particulares de espanhol. Anotei os cursos que vc citou, mas quero comparar o custo/benefício das escolas de línguas com o das aulas particulares.

    Obrigada!

    Abraço!

    Marília


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília!

      Muito obrigada pela gentileza! ;)

      Para procurar apartamento o site gallito.com.uy e ocasas.com.uy são boas opções.
      Tenta também residências estudantis no http://listado.mercadolibre.com.uy/pensiones
      O AirBnb é outra possibilidade interessante, usei bastante na Europa e funcionou direitinho.

      No Gallito também dá para consultar professores, na parte idiomas-enseñanza.

      Boa sorte! Abraço!

      Excluir
  8. Oi adorei sua pagina
    Depois que passou sobre o Uruguay no Fantastico fiquei com muita vontade de conhecer, estou pretendendo fazer um intercambio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna!

      Muito obrigada pelo comentário! ;)

      O intercambio é uma experiência maravilhosa, você vai gostar!

      Abraço!

      Excluir
  9. Oi Mile!
    Adorei a forma como você escreve! Muito bom o seu blog!
    Eu estou indo em dezembro à Montevideo fazer um curso de espanhol. Acontece que eu quero, além de estudar, fazer um estágio NÃO-remunerado num escritório de arquitetura.
    Você acha que isso é possível? Será que vale apena sair distribuindo currículos ou tem que ser alguma indicação?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela!

      Muito obrigada pela gentileza! ;)

      Quanto tempo você vai ficar? Se for coisa de 2 semanas acho pouco provável conseguir algo, mas se for ficar mais tempo dá para encontrar.

      Você pode ir na faculdade de arquitetura dar uma olhada nos quadros de aviso, é uma forma bacana de fazer contato com outros estudantes (apesar da época ser de férias estudantis, deve haver um DCE ou algo parecido).

      Aqui no Uruguay não é tão comum contratar estagiário da forma que a gente entende no Brasil (para eles seria becário e vejo mais essa modalidade nas instituições públicas), geralmente os estudantes - pelo menos os que eu conheço rs - são contratados como um trabalhador comum para serem "assistentes/auxiliares".

      A Desem é uma organização que oferece uma proposta interessante mais nessa linha de estágio, atua como intermediária entre as empresas e os estudantes.
      Eu não tive muita sorte, tentei um estágio não remunerado quando cheguei e não rolou nada, mas talvez seja mais tranquilo com arquitetura.

      Outra opção é você pesquisar alguns 'estudios' de arquitetura e mandar seu cv, sua proposta diretamente.

      Abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela tua atenção em me responder!!
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá,

    Tenho estado com uma certa frequência visitando o blog nessas ultimas semanas afim de buscar informações a respeito de pessoas que tenham ou já fizeram intercambio/ curso de espanhol no Uruguai(Montevideo) para trocar ideias. Estou com planos de fazer o intercambio para os próximos meses de 2014 e gostaria de saber as formas que planejaram/planejarão a ida e lugar para se hospedar.
    Deixarei meu e-mail para caso houver interesse nessa troca de informações. (Espero não estar infringindo e/ou incomodando por estar fazendo isso a dona do blog(Mile). Pois verifiquei ao ler o blog que a mesma só tem conhecimento com intercambio na Argentina embora tenha aproveitado das dicas citadas neste post para 'vasculhar' sobre as escolas.
    Atenciosamente,
    Patrícia
    ( patygarciasilveira@yahoo.com.br )

    ResponderExcluir
  11. É verdade que não tem muitos jovens no Uruguai?

    ResponderExcluir
  12. Oi Mile!

    Conheci seu blog hoje através de buscas na internet sobre Intercâmbio no Uruguai.

    Gostei muito das suas dicas e gostaria de saber se vc ou alguém que acompanha o site já ouviu falar da escola de idiomas AMERIGO (http://www.amerigo-schools.com/courses.php). Achei a proposta deles interessante, mas queria ter uma referência.

    Queria saber também sobre o custo de vida no Uruguai, alimentação, passagem, estadia essas coisas.

    Muito obrigada pelas dicas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Hola Mile! Seu Blog é sensacional! Já viajei duas vezes ao Uruguay, e sou um apaixonado por esse lugar. E nesse Ano decidi que quero passar mais tempo lá. Meu Espanhol está caminhando, e quero aperfeiçoá-lo lá. As dicas que você deu foram sensacionais. Em Janeiro desse ano pude conhecer muitas pessoas, pois tenho um amigo que é descendente de uruguaios e fiquei hospedado na casa deles. Em janeiro de 2015 quero chegar e ficar mais de treinta dias. E nesse Tempo, quero fazer o curso, e quem sabe de repente, até ficar por lá por mais tempo. Parabéns. e Pode ter certeza que acompanharei esse blog sempre.
    Abrazos! Hasta Luego!

    ResponderExcluir
  14. Vitor Valloni Furioso3 de setembro de 2014 às 13:58

    Olá, Mile!
    Estive em Montevideo há pouco tempo (retornei na semana passada) e fiquei com uma vontade louca de viver aí, vou dar uma vasculhada em seus posts para saber mais informações sobre empregos e custo de vida, mas toda dica é bem vinda neste caso rs! Como não falo bem o espanhol, pretendo estudar de forma intensiva em uma dessas escolas que citou, mas qual seria o próximo passo, o que você me indica?
    Gracias!

    ResponderExcluir
  15. Olá Mile!
    Parabéns pelo blog..nossaaaa como me identifiquei com suas palavras!
    Meu sonho é ir morar no Uruguai, aprender o idioma e conhecer um pouco mais deste lugar tão lindo! Pretendo ir em 2016, para fazer o Curso e quem sabe também trabalhar, sou formada em Administração mas trabalho como Massoterapeuta que é minha grande paixão. Morar em casa da família realmente está bem caro, acima das minhas possibilidades, porém, não vou desistir, quem sabe encontro um alojamento ideal para estudantes. Bom, me despeço na esperança que dê muito certo e logo possa estar arrumando as malas para o Uruguay!! Beijos Mile!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E AÍ??? VC FOI???? DEU CERTO???? ESTOU PENSANDO EM IR E TENHO AS MESMAS DÚVIDAS QUE VC. O BLOG DA MILE É ÓTIMO, MAS FALAR COM QUEM VIVEU A EXPERIÊNCIA MAIS RECENTEMENTE TAMBÉM AJUDA.....

      Excluir
  16. Olá bom dia,
    Gostaria de saber o preço médio de cursos de espanhol ai no Uruguay.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post e concordo muito com o que você escreveu. Estou morando em Cartagena e quero muito aprender espanhol para me comunicar melhor. Por isso além de tentar sempre puxar conversa estou tendo aulas com a Preply https://preply.com/pt/skype/professores-espanhol-para-iniciantes. É muito útil porque são aulas por skype, então faço meu próprio horário. Recomendo pra quem tiver interesse, pois está me ajudando bastante.

    ResponderExcluir
  18. bom dia estou com a ideia de ir cursar medicina no paraguai, entre paraguai, argentina, e uruguai qual é melhor para quem quer medicina ?

    ResponderExcluir
  19. Sabes se existe algum curso presencial gratuito de Espanhol no Uruguai ou na Argentina?

    ResponderExcluir