Colonia do Sacramento: pernoite ou bate e volta?

Uma das perguntas mais frequentes aqui no blog: vale a pena dormir em Colonia ou com um dia de bate e volta é suficiente para ver tudo?

Dicas Colonia do Sacramento

Colonia é sentimento, gente! Eu sei, ficou cafona, mas é isso.
Não se trata de ver 'x' atrações em tantas horas, e sim curtir o clima gostosinho da cidade, se perder pelas ruas fofas e floridas do centro histórico, descobrir um cantinho seu, assistir o por do sol nas margens do Rio de la Plata, ver os farolitos acendendo com a chegada da noite, tomar uma cervejinha ou vinho em algum restaurante, viver sem pressa.

Por essas e outras, eu sempre vou recomendar o pernoite em Colonia. Acho uma maravilha a experiência de dormir e acordar lá.

Mas isso não quer dizer que o bate e volta seja uma opção menos interessante. Dá para ser muito feliz passando só algumas horas em Colonia, seguramente será um dos passeios mais bacanas da sua viagem.

Já fui algumas vezes apenas para passar o dia e foram passeios lindos, o que eu digo é que tendo a possibilidade de escolher, eu fico com a opção dormir. 

O que não recomendaria mesmo é deixar de conhecer esse destino, acho o lugar mais charmoso do Uruguai.

E aí a decisão do pernoite ou bate- volta fica por conta do seu tempo e orçamento! ;)


Como chegar:

Saindo de Montevidéu são 177km de estrada em ótimo estado, é fácil e seguro para quem vai dirigindo.

De ônibus esse trajeto é feito entre 2h30 e 3h. 

A passagem custa 337 pesos uruguaios (mais ou menos R$60 - apenas um trecho).

A frequência diária é intensa: desde 5 da manhã até meia noite os ônibus partem da capital praticamente a cada 1h. Veja os horários e empresas nesse link da rodoviária Tres Cruces.


Por conta própria ou de excursão?

Tudo vai depender do nível de conforto que você deseja. Uma coisa é ter uma van te esperando na porta do hotel e um guia te acompanhando durante todo o passeio e outra coisa é se virar sozinho com tudo o tempo todo.

Mas Colonia - ao contrário de Punta del Este, por exemplo - é um destino super prático para quem deseja se aventurar por conta própria: em Montevidéu basta subir no bus em Tres Cruces, descer na rodoviária de Colonia, dar uns poucos passos e encontrar as ruas mais fofas do centro histórico.

Indo por conta fica bem mais econômico, claro. E para quem não dispensa um guia explicando tudo, é possível fechar um walking tour na cidade.


Onde hospedar-se:

O primeiro lugar que passa na minha cabeça é a Posadita de la Plaza, projeto do Eduardo e Camile, dois gaúchos queridíssimos.

Fiz um post completo com nossa passagem pela pousada logo quando inauguraram, e hoje, um ano depois, eles seguem colecionando excelentes comentários em todos os meios. Vale a pena checar. 

Dica hospedagem Colonia do Sacramento

Outra opção que me agradou bastante foi a Don Antonio Posada. Também tem post especial aqui.


Onde comer:

Nesse post tem dicas preciosas para comer bem em Colonia. E aqui também.

Já anota aí o Charco Bistrô, Lentas Maravillas e corre lá para ver mais! :)


Como seguir viagem para Buenos Aires

Escrevi um texto comentando as possibilidades de transporte ligando o Uruguai e Argentina.

A viagem de Colonia até a capital portenha é rápida - 1h - e barata, veja todas as dicas nesse post.


***


Espero ter conseguido ajudar nas dúvidas e que a passagem de vocês por Colonia del Sacramento seja bem especial! :)

Abraço!

* Nosso blog é um projeto independente, não temos parceria com hotéis - aka pagamos a diária do nosso bolso assim como você, querido leitor. Nossas reviews são honestas e todo o conteúdo preparado com muito carinho ao longo desses quase 6 anos de papo sobre o Uruguai. 
Iniciamos agora em 2018 o programa de afiliados do Booking.com, isso quer dizer que fazendo a reserva no site deles através desse link ou nos outros do post - para qualquer hotel no mundo - você ajuda o blog a ganhar uma comissão sem pagar nada a mais na sua diária.
Se você gosta do nosso trabalho, dá uma forcinha! Do lado de cá, prometemos continuar trazendo as melhores e mais originais dicas do paisito para tornar sua viagem mais incrível! Gracias! :)

24 comentários

  1. Oi Mili,
    Mias um comentário positivo: seu blog é ótimo!!
    Estou planejando minhas férias para o Uruguai e suas dicas são sensacionais, batem muito com o meu estilo de vida. :)
    Essa frase diz tudo: "Não se trata de ver 'x' atrações em tantas horas, e sim curtir o clima gostosinho da cidade (...)".

    Muito obrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian! Muito muito obrigada pela gentileza! :)

      Abraço e boa viagem!

      Excluir
  2. Estou adorando seu blog,tenho uma viagem para outubro e está me ajudando bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Izabel! Espero que tenha se divertido muito na viagem! :)

      Excluir
  3. Olá. Sempre tô por aqui lendo teus relatos. Tô indo no próximo me e e quero muito incluir Colônia no roteiro! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Muito obrigada por acompanhar!
      Tomara que tenha conseguido incluir Colonia no roteiro! :)

      Excluir
  4. Mile!!! Estou de malas quaaase prontas... rs Em 4 dias estaremos aí pela segunda vez... Amo os seus posts e valiosas dicas... e compartilho do mesmo sentimento pela Colonia...que lugar que energia boa!!! Realmente é muito especial !! Bjs e obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, muito obrigada pela gentileza! :)

      Espero que sua segunda vez no Uruguai tenha sido ainda melhor!

      Excluir
  5. Olá Jamile, estive no Uruguay em Julho/2016, fiquei simplesmente apaixonada pelos lugares que conheci (Montevideo, Colonia e Punta). Apaixonada pelas pessoas tão educadas e hospitaleiras, pela avenida 18 de julho, o tango dançado por idosos numa calçada da 18. Com certeza eu voltarei outras vezes. Antes de ir, eu conheci seu blog e me ajudou bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que o blog ajudou! <3
      Volta mesmo, o Uruguai é encantador.

      Excluir
  6. Vejo muitos blogs de viagem, sou apaixonada. Mas o seu é muito especial. Está de parabéns :)

    ResponderExcluir
  7. Mile< que delícia seu blog!!! Vou com meu namorado pro Uruguai pra ficar entre 12 e 21 de junho próximo. Pensamos em conhecer Montevideo, Colônia e Punta...se der, ainda queremos chegar em Buenos Aires. Vi que o frio pode ser cruel nesse período, que dicas vc pode nos dar pra aproveitarmos ao máximo esse passeio, além de roupas bem quentinhas na mala? Que passeios vc recomenda? Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana! Muito obrigada! <3

      Para passear com conforto no frio recomendo bons calçados, meia quentinha (nao necessariamente grossa, vale mais estar atenta à composição/material) e muitas paradas. Anda um pouco, entra num café, anda outro tanto, um museu, ir alternando passeios em lugares abertos e outros quentinhos.

      Abraço!

      Excluir
  8. Oi Jamile. Estava pesquisando sobre Colônia e encontrei seu blog. Parabéns!
    Você teria algum receptivo para indicar saindo de Montevidéu/Colônia?. Infelizmente, como tenho pouco tempo não poderei pernoitar, apenas fazer o bate volta mesmo.
    Em último caso, irei de ônibus mesmo. Será que consigo fazer tudo à pé em Colônia? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigada, Dani! <3
      Recomendo a Master Turismo Uruguay para passeios e translados. Colonia super combina para ir por conta e fazer tudo andando...

      Excluir
  9. Olá!
    Amanhã embarcamos para o Uruguai. Serão poucos dias com nosso filho de 4 anos, mas voltei ao blog para reler os posts que são incríveis!
    Assim que chegarmos no aeroporto iremos de carro até Colônia para pernoitar (só fiquei triste com o horário do Museu de Paleontologia que não conseguiremos visitar. Meu filho AMA DINOS E FÓSSEIS!) e depois retornar a Montevidéu. Estamos muito ansiosos!!! Parabéns pelos textos... E obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! <3
      Espero que tenha sido uma viagem incrível em família!

      Excluir
  10. Que lindo seu blog! Me lembro quando passamos por Colonia e foi maravilhoso. Pena que foi bem rápido, somente para continuar para Punta Del Este. Tenho muita vontade de voltar! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita, Fabio!
      Volta, sim! Colonia merece ser vista muitas vezes...

      Excluir
  11. Muito legal esse blog. Minha noiva e eu estaremos indo ao Uruguai 26/2/19 e as dicas nos ajudaram muito. Principalmente sobre Colonia del Sacramento.

    ResponderExcluir
  12. Olá Mile, estou programando uma viagem a Colônia, e gostaria de saber se caso esteja de carro, há espaço para estacionar na cidade, perto do centro? Como é?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Te respondi no Instagram, mas deixo aqui tb pq pode ajudar outros viajantes.
      Tem estacionamento e tb pode parar na rua (nos lugares permitidos, claro).
      Há zona tarifada onde precisa pagar o ticket (vende nos kioskos, mercadinhos) e zona livre, só procurar. Fica bem atento se tá pintado de vermelho o borde da calçada e deixa sempre o ticket a vista, se passa controle e tá parado onde não pode ou sem o papel, recebe multa.
      Abraço e boa viagem! :)

      Excluir