Alfajores uruguaios

A lista de alfajores disponíveis no mercado é enorme, são várias marcas e tipos de recheio - o campeão é o doce de leite, claro - e escolher apenas cinco não é lá uma tarefa muito fácil. Unanimidade passa longe, adianto desde já hehe.

A verdade é que cada pessoa tem sua lista de preferidos e os critérios podem ser infinitos: preço, textura, tamanho, cobertura, camadas de recheio, etc. 

Deixo aqui o desafio de ir num mercado, escolher pacotes aleatórios e descobrir qual docinho vai te conquistar. Criar a própria degustação vai deixar seu dia mais gostoso, sem dúvida.

Vou compartilhar minhas escolhas de sempre, mas devo confessar que ando numa fase meio natureba, lendo rótulos e achando tudo esquisito hehe, minha preferência hoje são os alfajores artesanais, aqueles de maisena das padarias que também são simples e fáceis de fazer em casa.

Apesar disso, tenho na conta anos comendo alfajor de mercado hehe e se pudesse recomendar cinco, seriam os seguintes:

  • Alfajores de las Sierras de Minas


Essa marca é bem tradicional no Uruguai, o alfajor com cobertura de merengue é o meu queridinho de todos os tempos. Tem uma camada fininha de açúcar por cima e recheio de doce de leite, o casamento é perfeito.

E aí aproveito para dizer que você pode amar ou odiar uma marca dependendo do primeiro contato que fizer, eu de-tes-to esse mesmo alfajor da Sierra de Minas na versão com cobertura de chocolate. Se fizesse uma degustação por conta e só pegasse essa opção, chamaria de doido o primeiro uruguaio que encontrasse recomendando o bendito.

Preço: entre 44 e 51 pesos.

  • Punta Ballena

Quase sempre é minha escolha de souvenir da terrinha de cá porque vende no freeshop, tem umas embalagens bonitinhas para levar de presente e facilita a vida (não ocupa espaço na mala, faz o tempo de espera no aeroporto passar mais rápido e tal). 

Fica a dica para o Bocadito - um mini cone de chocolate com abundante recheio de doce de leite - faz mais sucesso que o alfajor com minha família baiana.

Preço: a partir de 28 pesos os maiores.

  • Portezuelo

Das marcas mais comuns e baratas de encontrar, a linha é enorme e o alfajor que tira meus pesos do bolso é o Black Extra Dulce de Leche, os outros passo, obrigada hehe.

Preço: 18 pesos.

  • Agua Helada

O mais parecido aos alfajores de padaria, caseiros. Faz parte da memória afetiva dos mercadinhos de bairro, sempre tem uma caixa com os doces te olhando na hora de pagar as compras, só esperando as moedas do troco hehe.

  • Nativo 

Conquistou um lugar na lista por conta da camada generosa de doce de leite na versão premium, quem resiste?

Preço: entre 34 e 74 pesos, dependendo da linha escolhida.

  • Marley 

O alfajor da polêmica, impossível não falar dele hehe! Tudo remete a marihuana: o nome Marley que não tem nada uruguaio, a folha que estampa o pacote e o bordão pelo qual é conhecido, 'el alfajor bajonero', que em tradução livre seria o alfajor da larica.


Alfajor Uruguaio Marley
Fonte foto: Facebook Alfajores Marley


Preço: 44 pesos.

***

Gostaram? Terminei o post e tive que ir ali comer um doce haha. Tentação define! Dá para encontrar todos esses alfajores nas redes de supermercado espalhadas pela cidade (Tienda Inglesa, Ta-ta, Disco, Devoto).

Vou ficar devendo fotos para a próxima, experimentem e me contem depois qual alfajor uruguaio foi seu preferido! <3

Abraço!

Nosso blog é um projeto independente, todo o conteúdo é preparado com muito carinho e honestidade. As experiências aqui compartilhadas são bancadas majoritariamente do nosso bolso. 
Iniciamos agora em 2018 o programa de afiliados do Booking.com, isso quer dizer que reservando a hospedagem no site deles através desse link - para qualquer hotel no mundo - você ajuda o blog a ganhar uma comissão sem pagar nada a mais na sua diária. Se você gosta do nosso trabalho, dá uma forcinha! Do lado de cá, prometemos continuar trazendo as melhores e mais originais dicas do paisito para tornar sua viagem mais incrível! Gracias! 

4 comentários

  1. Curti muito o Nativo ( nas suas várias versões ) e o Marley. Comprava um montão todo dia nos mercados daí. Preciso voltar e rápido.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Rodrigo! Sao ótimos! Volta mesmo! Abraço! :)

      Excluir
    2. Eu quero muito comprar o Nativo mas não entregam aqui no Brasil! Vocês sabem onde eu posso comprar? Meu namorado amou e eu queria comprar pra ele!

      Excluir