Copa do Mundo no Uruguai: Jogos e Músicas

Quase no finalzinho da jornada um post sobre a copa. 

O dia hoje é de festa aqui em casa, talvez o último dia com ânimos festivos frente aos jogos hehe, seja pela possibilidade de eliminação ou confronto que nos dividirá.  

Estamos do outro lado do mundo agora, mas tem bandeirinhas do Brasil e Uruguai na nossa lareira, tem guri cantando o hino no café da manhã, tem camisas das seleções penduradas prontas para serem usadas.

Você pode achar tudo isso uma grande besteira, mas com paixões não se brinca. 

A copa acontece em junho, o melhor mês no Nordeste. Festa, fogueira, milho, licor. Música e bandeirolas verde e amarela nas praças. Memórias leves e de infância. Vestiamos a camiseta da seleção, pintavamos as ruas e cantavamos. O hino, o lêlêlê-Bra-sil, forró raiz, Calcinha Preta e Maginíficos. A copa de 94 de todas foi a mais especial, lembro tudinho da final. Dramática. Nos penaltis. O bairro todo saiu para comemorar e virou carnaval. 

Corta para 2018, lembro do Romário, das camisetas da FIFA e tudo parece tão estranho. Não está fácil a vida no Brasil, tempos duros. Ensaiei indiferença. Me senti aquele povo que não assiste novela ou qualquer coisa menos erudita e se acha o suprassumo da inteligência só por isso, sabe? E ser essa pessoa fazia menos sentido que a euforia da copa hehe.

Parei de torcer o nariz e acompanhei o maridón que vivia a prévia do mundial com emoção. Uruguaio o rapaz. Ainda mordida, critiquei o fanatismo. Recordei a última copa no paisito. Odiei os uruguaios. Todos eles. Rancor. Rainha das tretas no facebook 2014. Respondia até comentários em sites de notícias. Melhorei consideravelmente meu vocabulário chulo de espanhol. Aprendizados. 

Vi um país inteiro se transformar e achei uma loucura. Vibrante. Desconcertante. Bonito. Com paixões não se brinca, repito. Aprendi a amar a Celeste.

Já com o coração mole, assisti a seleção charrúa embarcando para a Rússia. Conhecia mais jogadores deles do que nossos, não por acaso todos têm espaço na mídia, todos são responsáveis, embora existam as grandes estrelas do time. 

No embarque, os meninos falavam de equipe, grupo, sonho, trabalho, felicidade. O discurso podia ser ensaiado, mas me tocou. Orgulho e ganas que funcionam em campo. 

E não tô falando de ganhar ou perder. Vocês já viram como a seleção é recebida após os campeonatos? Milhares de pessoas saludando agradecidas na capital. Acontece quando perdem, inclusive. Isso diz muito sobre eles e é valioso. 

Quando joga o Uruguai, joga o país inteiro. E quando é ano de mundial, amigos, a paixão não tem limites. Nunca vi nada parecido em nenhum outro lugar. Posso tentar descrever em palavras, mas só vivendo para sentir.

Tem uma música que diz assim: Es rebeldía y pasión cuando se entrega, algo más que el simple hecho de ganar o de perder. É emoção purinha. 

Me alonguei no texto como sempre hehe, a ideia inicial era compartilhar nossa playlist com músicas para alentar a celeste (as brasileiras já conhecemos de piquiticos hehe) e contar onde assistir os jogos em Montevidéu.

Um lugar clássico de encontro na capital fica na Avenida 18 de Julio, ali em frente ao prédio da Intendencia sempre tem telão e uma multidão assistindo e sofrendo junto (segundo o ditado popular, se não for sofrido não é Uruguai hehe).

Na mesma avenida, encontramos o Club Brasileiro, refúgio verde e amarelo para assistir os jogos da  nossa canarinho (com transmissão brasileira, detalhe fundamental).

Citei esses dois lugares, mas a real é que qualquer teto com tv nesse país em dia de jogo vai estar sintonizada na Copa.

Para torcer com os hermanos yorugas, é imprescindível gritar Uruguay nomá! durante a partida hehe. 

E para torcer com mais intimidade, só fazer a prévia cantando essas músicas (coloquei trechos das canções também):

1- Descolgando el cielo (Soy Celeste)
Mezcla de inmigrantes
Tano y español
Milonga, candombe
Murga y rocanrol
Nunca favoritos
Siempre desde atrás
Milagro que nos abraza
En el minuto virinal
Soy, Celeste soy
Soy, Celeste ...

2- Cielo de un solo color 
Hay algo que sigue vivo
Nos renueva la ilusión
Y en el último suspiro
Ay, celeste regaláme un sol...


3- Gloriosa Celeste
Gloriosa celeste 
El cielo claro es tu bandera majestuosa 
Es infinita, la bandera mas grandiosa 
La que siempre está presente, juegue o no juegue Uruguay 
Con la celeste luciendo en el pecho 
Siempre se juega a ser campeón 
Cuando juega la gloriosa Celeste 
La camiseta la transpira el corazón 
Un solo grito, vamo’ Uruguay 
Se hace de todos, sin distinciones 
Las emociones, unidas se agigantan 
Y el Uruguay ya no cabe en las gargantas...


4- Vayan pelando las chauchas
Donde juega mi celeste
Donde juega mi celeste
Todo el mundo boca abajo
Uruguayos, sangre de campeones
Uruguayos, garra y calidad
Uruguayos, sangre de campeones
Uruguayos, garra y calidad
Vayan pelando las chauchas
Vayan pelando las chauchas
Aunque les cueste trabajo...


5- Hino Nacional

Não podia faltar, né? Achei esse vídeo da murga Agarrate Catalina e da banda No Te Va Gustar: sou fã dos dois grupos e eles juntos no mesmo palco com o público cantando, não deu para a versão oficial hehe, mas fica aqui o link para ouvir o hino tradicional também.
¡Orientales, la Patria ó la tumba!
¡Libertad ó con gloria morir!
¡Orientales, la Patria ó la tumba!
¡Libertad ó con gloria morir!
Es el voto que el alma pronuncia,
Y que heróicos sabremos cumplir.
Es el voto que el alma pronuncia,
Y que heróicos sabremos cumplir,
Que sabremos cumplir.
Es el voto que el alma pronuncia,
Y que heróicos sabremos cumplir,
Que sabremos cumplir.
¡Sabremos cumplir! Sabremos cumplir, sabremos cumplir! 

***

É hoje! Pra cima deles e que não nos falte bom humor! <3


Nenhum comentário