Visita na O'33: Fábrica de Azeite de Oliva

Esse ano coloquei uma missão extra nas nossas férias de verão: visitar as olivícolas uruguaias, queria conhecer de pertinho as fábricas dos azeites de oliva que há anos marcam presença na nossa cozinha.

Nossos dias de descanso seriam entre o norte e leste do país o que casava lindamente com a rota das olivas, posto que as regiões de Salto e Maldonado abrigam algumas das melhores produtoras nacionais.

Tinhamos vários nomes em mente, só não contavamos que o clima viraria do avesso em dezembro, trazendo dias de tormenta, ventania e chuva que resultaram em visitas canceladas, fábricas fechadas, que logo emendaram com os feriados e comilanças dos encontros de fim de ano.

Felizmente, já no finalzinho das vacaciones lá em janeiro conseguimos marcar de novo a visita na O'33 e fizemos esse tour que adianto: me surpreendeu e recomendo bastante.

Degustacao de azeite no Uruguai

E começo falando isso porque apesar de amar azeite de oliva com todo meu corazón e estar muito animada para ver as árvores carregadas nessa época do ano, entender melhor o processo de elaboração e tal, eu tinha minhas dúvidas se ia gostar do esquema degustação. Uma coisa é o azeite no pão, na salada dando aquele tchan, outra é beber azeite puro e ficar feliz.

Pensava também se ia gostar no sentido econômico, minha cabeça muquirana convertia a grana do tour em boas garrafas de azeite que durariam um tempão lá em casa.

Mas, ó, foi maravilhoso. Uma experiência diferente. Cê não bebe o azeite de guti-guti igual iogurte hehe. Tem técnica, tem explicação, e o mais importante, é divertido e gostoso.

Chegamos na O'33 numa tarde cinza e fresca que nem de longe lembrava o verão, eramos os únicos visitantes aventureiros do horário.

Encontramos nossa guia na lojinha e partimos para um passeio em carrinho de golf pela propriedade: um deleite, a paisagem verde e bucólica, o céu dramático, milhares de azeitonas verdinhas em fileiras perfeitas que se perdiam de vista e se misturavam nas ondulações do terreno.

Um projeto arquitetônico premiado internacionalmente, tem arte e tecnologia no campo, tudo impecável e cuidadosamente pensado para evidenciar e potencializar a natureza, os produtos, os sentidos.

Visita fabrica azeite de oliva no Uruguai
Passeio fabrica azeite de oliva no Uruguai
Degustacao azeite de oliva na O33
Azeite de oliva uruguaio

O tour contorna o lago que serve para embelezar o campo e para o sistema de irrigação e drenagem, passa pelo jardim experimental onde cultivam e estudam novas variedades (atualmente elaboram azeites com as variedades arbequina, coratina, picual, frantoio, leccino, manzanilla e koroneiki), daí estaciona na planta de elaboração: máquinas, tanques, laboratórios, salas.

Apesar dos muitos hectares plantados - 27 nessa finca e 140 em outra região uruguaia, no departamento de Treinta y Trés, daí a referência ao nome do empreendimento - é um projeto boutique que foca na qualidade e sustentabilidade, uma parte da produção extraída é utilizada para as linhas de azeite extra virgem que fabricam. O que é descartado, eles utilizam como adubo, não revendem nem utilizam para outra marca de menor qualidade.

Visita O33
Degustacao azeite de oliva no Uruguai
Degustacao azeite de oliva no Uruguai
Degustacao azeite de oliva na O33
Escultura belíssima em madeira de oliveira feita pelo Pablo Atchugarry
Visita O33 Jose Ignacio

Depois de vermos as plantações, a estrutura e aprendermos como a azeitona sai do pé e vira azeite hehe, nos encaminharam para a área de degustação. Ambiente aconchegante, com muita madeira, aberto e vista completa para as oliveiras.

A guia explicou de maneira rápida e eficiente como degustar o azeite de oliva e a brincadeira começou, foram 3 copinhos e eu que já conhecia alguns azeites da marca me surpreendi com as notas e novos sabores que fui descobrindo ali. Picante, amargo, frutal. Aroma, acidez, densidade. Um exercício dos sentidos.

Degustacao azeite de oliva no Uruguai
Degustacao azeite de oliva no Uruguai
Degustacao azeite de oliva no Uruguai

Terminamos a degustação e foi tão bacana que fiquei curiosa também pelo tour de vinhos, há pouco tempo começaram a produzir vinhos - sob o nome Bodega Oceánica - nesse mesmo conceito de excelência-boutique: fiquei encantada.

Me convidaram com uma taça do vinho branco Albariño, comentei que era uma das variedades que mais gostava - foi gentileza mesmo, não me apresentei como blogueiriane e paguei minha visita como de costume - e outra do Pinot Rosé que estava incluída no tour do azeite e me arrependi na hora por não ter reservado o tour completão.

Os vinhos são deliciosos, com notas diferentes dos vinhos de mesma cepa que conhecemos no Uruguai (e que também gostamos), são agradáveis, fáceis de tomar e levam a assinatura do Hans Vinding Diers, um dos enólogos/ winemakers mais prestigiados do mundo dos vinhos.

Terminamos a visita e foi difícil escolher nossos preferidos para levar pra casa, a lojinha é uma perdição.

Bodega Oceanica Jose Ignacio
Vinho bodega oceanica uruguai
Bodega Oceanica

A O'33 está localizada a 38km de Punta del Este, pertinho da vila de Jose Ignacio, é uma proposta elegante e feliz para incrementar o roteiro no leste.

O tour do azeite (vendido como tour almazara) custa 30 dólares (valor final incluindo o iva) e leva cerca de 1h30. O tour completo com vinhos e azeites (vendido como tour gourmet) fica por 60 dólares (valor final incluindo o iva) e demora aproximadamente 2h30.

É possível também fazer a visita só com a parte de vinhos (30 dólares).

Funcionam o ano inteiro (todos os dias na alta temporada e de segunda a sábado no baixa temporada que vai de abril a novembro) mediante reserva prévia através do site.

A missão das férias de fazer a rota das olivas nem de longe completamos, mas começamos com o pé direito o tour pelas fabricas de azeite de oliva uruguaias, né? Que venham as próximas! <3

E vocês, já fizeram olivoturismo (esse nome hehe)? Ou nunca ouviram falar? Me contem aí nos comentários! :)

Abraço!

*Nosso blog é um projeto independente. Participamos do programa de afiliados da Booking.com, isso quer dizer que reservando sua hospedagem nesse link - para qualquer hotel no mundo - você nos ajuda a ganhar uma comissão e não paga nada a mais na sua conta. 

Se você gosta do nosso trabalho, dá uma forcinha! Do lado de cá, prometemos continuar trazendo as melhores e mais originais dicas do paisito para tornar sua viagem mais incrível! Gracias! <3

9 comentários

  1. Mile, vc acha que da para fazer um bate e volta desde Montevideo? Vc recomendaria carro alugado ou tour fechado? Estaremos aí na semana que vem ;) Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza! Eu acho bate e volta puxado, seria 5h de estrada (2h30 cada pernada), não é impossível, mas seria mais confortável se pudessem dormir em Punta ou Jose Ignacio. E pra essas bandas do leste acho carro essencial, pra Colonia dispensável total, meu carro sempre fica estacionado ou uso mto pouco, mas em Punta e adjacências é uma mão na roda real.
      Abraço e boa viagem! :)

      Excluir
  2. AMEEEEIII a dica. Estou programando voltar a Montevideo em 2020 e já estou anotando tudo que quero fazer. Foi um alívio saber que não se degusta azeite igual iogurte kkkkk, juro que estava receosa quanto à isso.

    Aproveito para fazer uma pergunta: reveillon em Montevideo tem algum atrativo? Passei aí há alguns anos mas choveu pacas e todo mundo que eu perguntei disse que não havia absolutamente nada pra fazer, é verdade? Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carol! <3

      Sempre tem algumas propostas, a maioria das pessoas que moram preferem viajar (e de fato muita gente viaja). Dá uma olhada nos posts antigos que tem algumas ideias, todo ano rola mais ou menos as mesmas coisas, os mesmos lugares que abrem...

      Abraço!

      Excluir
  3. Adorei seu post ! Voce sabe se ha algum transfer para a visita saindo de punta? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Juliana! Não conheço as agências de Punta...

      Excluir
  4. Oi Mile fiz oliveturismo na Espanha, em Granada, , mais especificamente nos Pueblos blancos . Éramos só eu e minha irmã , e claro, foi maravilhoso . Estou indo ao Uruguai agora no fim de ano e adorei a sua dica . Quero fazer esta rota também .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que demais! Tô pensando em visitar a Andalucia nos próximos meses! :)
      Vc vai curtir essa rota uruguaia também! <3

      Excluir
  5. Bom dia Mile. Muito bom o seu post. Gostei muito dos azeites O’33 quando os provei numa visita que fiz à Montevideo. Como você é expert nesse tema, poderia me dizer como posso comprar esses azeites aqui no Brasil? Há alguma possibilidade de envio do Uruguai para o Brasil? Obrigado!

    ResponderExcluir