Melhor parrilla de Montevidéu: La Barra

A pergunta de milhões desde sempre: qual a melhor parrilla de Montevidéu?


Ao longo desses 11 anos escrevendo aqui a minha resposta foi mudando, algumas opções nunca saíram de cena (beijo La Pulperia, um belo exemplo sustentando a qualidade há tantos anos), outras foram deixando de fazer sentido pra mim que também fui passando a comer bem menos carne. 


Hoje em dia passo até mal depois de ir numa parrilla e comer suas porções generosas. Para encarar o fim de noite tomando chazinho digestivo - o fim da xuventude, quizás - o negócio tem que ser bom e nisso fui perdendo o interesse de provar novidades - pelo risco hehe, deixando isso para outras esferas - e de repente todo mundo falando cê tem que ir no La Barra.



Daí que me rendi, fui conferir e pelo título desse post já está claro o resultado: a melhor carne que comi em muito tempo em parrillas em Montevidéu, macia, suculenta, tudo na medida. 


O atendimento à altura dos pratos, pessoal disposto (caímos sem reservas, casa cheia, mas se puderem esperar um pouquinho logo libera mesa e assim foi), organizado, atencioso (sabe quando você não precisa ficar esticando o pescoço tentando contato visual? Esse conforto de aparecerem ao lado da mesa sempre na hora adequada). 


A casa é um espaço agradável ali em Pocitos, algumas mesas ficam na calçada e vou falar que numa noite bonita de verão tem algo que mexe na subjetividade comer assim despretensiosamente na rua olhando de fundo a parrilla em movimento: envolve, abraça.


Durante todo o jantar vimos o asador trabalhando os produtos, el fuego, num espaço pequenino a mágica acontecendo. 

Pedimos a entraña (980 pesos) e boniato glaseado - a batata doce laranja, pra mim sempre o melhor acompanhamento numa churrascaria nas bandas de cá - (280 pesos): delícia. Num jantar, talvez no almoço também se não for uma pessoa de muito comer, dá para dividir tranquilamente, achei a porção enorme.

Antes veio o chori al pan (280 pesos) - um clássico rioplatense chorizo no pão - muito do interessante com queijo dambo, pimentão, cebola e chimichurri. Na chegada uma bandeja de pão com pastinha e um aperitivo de boas vindas de cortesia chamado La Felicidad, bastante apropriado. 



O final da noite foi digno de puxar um aplausos para el asador tal qual fazemos nos almoços de domingo em família. Todas têm o/a asador oficial - na nossa é meu sogro, maestro das carnes - não fica todo mundo mexendo, embora hajam outros asadores de los buenos presente.

Os demais fazem os acompanhamentos, arruma mesa, providencia as bebidas, mas a carne só assistimos dourando na grelha naquele ritual uruguasho de por lenha num canto e ir puxando as brasas (não se usa carvão, demora mais, porém é um detalhe que faz toda diferença no sabor). Quando a carne é servida, invariavelmente alguém puxa o coro e palmas sinceras e entusiasmadas são oferecidas. 

Não puxei as palmas no restaurante, mas respondi animada à pergunta da garçonete se estava tudo bem e saí  basicamente pregando a palavra da parrilla, esse post é só a cartada final haha. 

Você conhece a 1114 La Barra? Não? Pois vá, melhor carne de Montevidéu hehe (no fundo sabemos que o lance da melhor é sempre subjetivo - e apelativo, porém não resisti -  isso pode e deve variar conforme quem escreve, mas indiscutivelmente essa bonita vai aparecer no topo das melhores propostas da cidade, sim, vai por mim).

Para descobrir outros lugares imperdíveis na cidade, os roteiros mais originais e curiosidades do viver nessa terrinha, recomendo de corazón nosso Guia Digital de Montevidéu, a seleção gastronômica está impecável! Uma curadoria afetiva que transforma sua viagem <3

Mais info aqui.

Abraço e boas descobertas! <3

2 comentários

  1. Aproveitando para registrar: La Pulperia fechada até pelo menos Setembro

    ResponderExcluir