Verão e hospedagem em La Paloma

La Paloma é o balneário afetivo da família desde muito antes de eu chegar, faz mais de 40 anos que meus sogros veraneiam por lá, mas faziam alguns veranos que eu estendia a canga em outras praias. 

Ano passado voltei e já no primeiro dia prometi não demorar mais tanto. Me hace bien.

E não gosto de mar com onda nem água fria, caribenha - quase - que soy, mas tem algo de mágico no verão uruguaio que envolve. Paz e simplicidade. Abundância. As coisas como são. Desconexão. 

A gente ainda vai na praia como nossos pais, os deles, no caso. Pequenos rituais: yerba mate, cadeira, isopor, guarda-sol. A farofa tá permitida sem julgamentos (diria que só no Brasil se julga, mas pouca gente tá preparada para essa conversa). Um quê de hippie. Estado bruto. Leve.



Cada dia o céu pinta de uma cor, espetáculo. Ando cansada mentalmente, ritmo acelerado. Uruguay é sempre meu pé no freio. Lembrete de calma, respira. O agora. 

As férias de verão são simples. O que fazer é bem claro: hacer playa, un asadito, estar.  Raramente atualizo o blog com notícias de Rocha porque não tenho novidades - embora cada temporada a oferta gastronômica da região melhore e se amplie, as baladinhas pululam e tal - a gente fica tranqui

Almoços demorados, mesa cheia (los suegros, seus 4 filhos e parejas, 8 netos, 2 cachorros), tem massa caseira do abuelo, torta frita (essa instituição do verão uruguasho) quando o tempo fecha, churrasco.



Tem o passeio noturno na galeria dos artesãos, tem o sorvete da Popi que é outro clássico (não tem nada demais, mas é inevitável não se juntar a fila que se forma cada dia), os brinquedos infláveis para as crianças, os shows de artistas de rua e os pequenos que esperam e vibram animados na calçada feita auditório. 

Uma comparsa de candombe (ritmo percussivo tradicional) que passa e a gente segue sem pressa, um garimpo na livraria. No dia seguinte tem praia de novo. E repete. 

Noite de pizza, drinks e cerveja na Patagonia Refugio

O pobi do Bob hehe <3

A bodega Tomasi tem vinhedos por lá (numa ida a quitanda fomos gratamente surpreendidos pelo licor de tannat deles, abriu a porta para provar outros).


Em La Paloma é tudo um tanto rústico em sua essência, mas não exatamente barato, afinal Uruguai. 

Normalmente reservamos as casas (não cabemos todos na mesma) com alguns meses de antecedência, o mais comum nas férias familiares é aluguel por quinzena (já falei em outras oportunidades e repito: o verão raiz do Uruguai acontece no departamento de Rocha).

Dessa vez nosso quarteto foi no improviso, encontramos o Pinocha Bungalows disponível e pelo custo x benefício reservando assim de última hora virou um achado que repetiria em outras oportunidades (e quem tá aqui faz tempo já sabe que sou uma blogueirinha fuleira que não arruma uma diária na faixa haha, pago tudo que consumo, engrossando o coro do poeta Zeca hehe), mesmo estando no lado oposto ao que costumamos ficar. 


Os uruguaios definiriam o lugar como muy prolijo que viria a ser um espaço bem cuidado, sem luxos, mas correto, funcional e agradável. 

Um conjunto de cabanas num bosque de pinos perto do mar, paisagem típica do Uruguai que muito me fascina.

Cada unidade tem a própria churrasqueira, deck de madeira e uma rede preguicosa pra deitar na siesta pós praia: sonho de verão. 

Quarto amplo com cama de casal e outro ambiente com sala e cozinha compactas, mais um beliche. 

O banheiro tinha boa pressão na ducha e água quente sem inconvenientes (a noite costuma ser fresquinha, você não vai querer tomar banho frio, pega essa dica, inclusive para fazer a mala, meu primeiro verão em La Paloma passei sufoco sem uma peça para cobrir os braços ou pernas hehe, uma calça e um cardigan são tão essenciais quanto o bikini). 

Fica distante apenas 5 minutinhos de carro da praia Anaconda.




Minha filha mais velha ficou encantada com as plantas e flores, se sentindo na própria floresta hehe. Vamos passear no jardim do moço, mãe. Vamos. Olha que bonita essa folhinha! O jardim do moço que ela achou haha. Riso afetado dessa mãe. Alguns pés de marihuana. É bonita mesmo, filha. E vida que segue. Uruguay natural



Foram dias de muita tranquilidade e construção de memórias. Um verão como deve ser <3


Nenhum comentário