5 dicas de Airbnb em Montevidéu

Dia desses fiz uma enquete no Instagram perguntando quais temas as pessoas queriam ver aqui no blog e dicas de Airbnb em Montevidéu foi um dos mais votados, tinha certeza que perderia para dicas de hotéis hehe, mas fui surpreendida.

Talvez a nova normalidade tenha contribuído para essa mudança de preferências, eu já fui a viajante que só escolhia hotel qualquer que fosse o contexto, hoje só busco se for uma viagem muito curta de 1 ou 2 dias, mais que isso vou direto procurar casa ou apartamento, acho mais fácil adaptar e improvisar quando estamos viajando com as crianças (nossa realidade 99%). 

No Uruguai temos usado o Airbnb com certa frequência, não temos mais residência fixa na capital e alugar apartamentos temporários tem sido nosso caminho para equilibrar férias e trabalho.

As dicas que trago foram realmente testadas, pagas normalmente pela plataforma (dá até para ler as avaliações que deixei), foram lugares que reservamos acreditando que cumpria nossos requisitos de preço, localização e bem estar. 

Não tem nada glamouroso porque otimizo nossos recursos viajando (mão de vaca talvez),  basicamente fico satisfeita com um espaço limpo, funcional e simpático. O que sobra gasto com comida, obrigada hehe.

Viajamos bastante e nunca pegamos uma grande cilada, acho que o segredo é ler com atenção tanto a descrição (horários de check-in/out, se tem roupa de cama e banho incluídas, ar condicionado ou calefação, perguntar coisas que considero importantes mesmo quando parecem pequenas ou óbvias, se tem mais de um jogo de chave disponível, por exemplo) como as referências de outros hóspedes. E ter bom senso.


Tenho a experiencia de estar do outro lado - alugando nosso apartamento em Salvador para viajantes - e razoabilidade é um negócio curioso. 

Tem hóspedes muito particulares, eu poderia fazer um livro de contos ou crônicas com várias situações inusitadas, várias alegrias também, pese aos caos do mundo, eu ainda gosto de gente, recebia pessoas de graça em casa no tempo do Couchsurfing, quem conheceu?

Mas, nossa senhora da divagância, as dicas de Airbnb em Montevidéu. 

Vamo'combinar que eu tô ficando mais vivida, mais abusada e debochada, longe de ser um problema, amo. Tem 450 milhões de textos de dicas iguais na internet, não é aqui. Não quero ficar me desculpando pelos textos esquisitos que trazem o fluxo aleatório da mente pq se tirar isso vai sobrar o que? O direto ao ponto, sem nuances, mecânico, aburrido, insosso. O GPT, caro leitor. E não quero, gracias

- Brisa de rio (Barrio Sur)

Começando a seleção com o apartamento que escolhemos para passar a quarentena quando o Uruguai estava fechado para turismo e ainda exigia sete dias de isolamento para quem chegava do exterior (estavamos na Espanha). 

A primeira ideia foi pegar uma casa com quintal nos arredores da cidade para passar o tempo com mais liberdade, porém Uruguai, né? Os olhos da cara hehe. 

Não foi dessa vez que encontrei a tal casa na praia/no meio do nada/com jardim das fadas e também internet boa para trabalhar.

Foi mais prático - e econômico - ficar num apartamento em Montevidéu, havendo algum perrengue meus cunhados poderiam passar e ajudar (e passaram para deixar comida na porta - depois de perder a fé nos mercados que incluiam frutas e legumes em condições duvidosas na entrega sem contato - e saludar a criança da janela quando o ânimo parecia ter chegado ao fim). 

A prioridade foi um lugar com vista para segurar a ansiedade e não sei pensar em nada melhor que a companhia do Rio de la Plata. Passamos sete dias assistindo a beleza do amanhecer e entardecer da janela.


Foi o apartamento com a dinâmica mais diferente que fiquei, tinha muita coisa pessoal da dona - que foi super querida em todos os contatos - era como se ela tivesse ido ali e nós tivessemos entrado hehe, tinhamos um espaço vazio no armário para nossas coisas, mas do lado sem chave nem nada tinham as roupas dela, um belo exemplo de confiança no próximo hehe. Nada que afetasse a estadia, só foi curioso.

Vista privilegiada, sem defeitos, apartamento mais antigo, porém honesto: 1/4 e sala, muito bem distribuído os espaços, quarto com uma cama de casal boa (pedimos para instalar uma cama extra para nossa filha e nos atenderam, já havia essa possibilidade na descrição), boa ducha. 

Minha única pequena queixa seria referente aos utensílios de cozinha que poderiam estar melhores (frigideira com teflon gastado, faca pouco afiada, essas coisas menores, acabei cozinhando mais que o normal por estar 24h no apartamento e foi um ponto que não seria em outra situação).

- O central

Esse apartamento fica bem próximo ao Palacio Salvo, não sei se acostumaram tanto com a vista que nem dão bola mais ou se é intencional para gerar um efeito surpresa: abrimos a janela do quarto e wow! Maravilhoso, mesmo sendo tudo edifício ao redor, não é todo dia que a gente acorda dando de cara para esse ícone da cidade. 

Pra gente que ama fotografia, cada momento do dia com uma luz diferente era um espetáculo a parte. Gostamos tanto que uma dessas fotos virou capa do nosso Guia Digital de Montevidéu <3



O apartamento com todas as comodidades, construção nova, limpo, iluminado, espaçoso, com dois quartos e mesa de trabalho, ar condicionado, varanda com rede perfeita para as manhãs de sol. 

Localização excelente para o turismo, a passos da rambla, da Plaza Indepencencia e Ciudad Vieja, ideal para fazer tudo caminhando. 


Como extra, nos deram um voucher para o chá da tarde no Café Ramona (bem disputado, tanto que tentamos três vezes até dar certo hehe, sempre cheio na hora del té, que alias é uma tradição bem comum no Uruguai, vários cafés tem um menu especial - sobretudo as confeitarias clássicas - com scones, geleias, sanduíches e chás, a senhorinha que habita em mim adora essas propostas) que fica na esquina do edifício, achei um gesto muito simpático.


- O aconchegante (Pocitos)

Até me fez cogitar morar em Pocitos de novo, hoje em dia meu rolê acontece mais no Centro-Cordón-Parque Rodo, mas achei uma delícia poder voltar a viver o bairro. 

Morei vários anos numa fase muito feliz da vida e nesses dias até refiz sem pressa as rotas que amava: visitei o cinema de rua que fui vizinha e encontrei uma versão melhorada na companhia bonita de uma livraria, café e restaurante - o cultural Alfabeta, também fui andando a feira de rua, a praia.

O apartamento está na mesma rua da padaria La Resistance Boulangerie e da melhor parrilla dos últimos tempos que foi tema do post anterior (tudo recheio do nosso guia que é feito de dicas preciosas assim), zero queixas quanto a localização desse apê.


Apesar de ser interno (não ter vista para a rua) não é escuro, achei agradável, ficaria mais tempo e repetiria, tem 2/4, amplo e numa estética que conversa comigo misturando moveis novos com antigos. A proprietária foi atenciosa e a limpeza excelente. 


- O polivalente (Parque Rodó)

Eu amo essa região, funcionou perfeitamente pra gente: tava ali pertinho dos preferidos da boemia (em 3 minutos andando chegavamos no amado El Mingus ou El Recreo) e também dos queridinhos para nossa vida em família, uma caminhada curta até o Parque Rodó e a pracinha preferida das pequenas na Enriqueta, uma volta no MNAV.

O apartamento é pequeno (principalmente o banheiro), mas novo e funcional. Tem garagem disponível que é sempre uma tranquilidade e mão na roda para quem chega da rua com bebê e é aquele tira da cadeirinha, abre carrinho, carrega sacola, etc.



A dona foi muito atenciosa também e super limpo.


- O preparado (Tres Cruces)

Esse apartamento me deixou impressionada o cuidado do anfitrião nos detalhes. Fica num prédio recém inaugurado, tudo novíssimo. 

Está completamente preparado para receber os hóspedes, não tem nada que você precise que já não tenham se antecipado: nas amenities tem de churrasqueira a chapinha hehe, água, snacks e frutas.

Limpo, arejado, andar alto, cama super confortável, também conta com garagem. Tem geladeira, microondas e uma placa de indução pequena, ou seja, não é uma opção para quem quer cozinhar, dá para fazer o básico.



Não tem a melhor localização dessa lista - no sentido de ter atrações ou um circuito gastronômico interessante ao redor, mas nada que 5min de uber ou 15min de caminhada não resolvam, quem viaja com nosso guia tem tudo mapeado e viaja melhor - mas achei que valeu muito a pena pelo conforto.


***

Cinco dicas de Airbnb em Montevidéu testadas e aprovadas, quis trazer opções em diferentes bairros, experiências que repetiria com minha família e espero ajude no planejamento da viagem por aí <3

Abraço e boa aventurança! 



2 comentários

  1. Olá, sua página é ótima. Parabéns! Estou indo a Montevideo em agosto e pretendo alugar um carro. Você vê muito problema em alugar um carro para visitar vinícolas de Canelones? É comum ver blitz nas estradas? Caso não ache conveniente o aluguel de carro para esse fim, qual seria sua sugestão? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pela gentileza! :)
      Olha, a tolerância é zero, não diria que é super frequente blitz, mas acontece e eu já fui parada, inclusive voltando de uma vinícola (em 10 anos fui parada umas 3 vezes, pouco, porem né...).
      Se quiser ir mais seguro, recomendo ir de táxi/excursão (ou degustar usando o baldinho lá).
      Abraço e boa viagem!

      Excluir