Enoturismo no Uruguai: Festival de la Vendimia

Março é o mês de colheita das uvas e as vinícolas uruguaias realizam o Festival de la Vendimia para celebrar esse momento tão especial que marca o final de um ciclo e início de outro.

De todos os festivais acho esse o mais divertido, os vinhedos estão carregados e os visitantes podem interagir e entender melhor o processo de elaboração dos vinhos, as máquinas estão funcionando, as pessoas trabalhando e as expectativas e palpites de quem vive no meio sobre os futuros vinhos que a colheita vai gerar rendem papos animados

Enoturismo no Uruguai

Festival de la Vendimia Enoturismo no Uruguai

Enoturismo no Uruguai

Enoturismo no Uruguai

Fazer enoturismo no Uruguai tem suas particularidades, toda a produção nacional é inferior em número de litros ao que uma única vinícola dessas famosas da Argentina ou Chile produzem (para terem uma ideia o Uruguai produz cerca de 95 milhões de litros de vinho, só a Concha y Toro produz mais de 350 milhões!).

A maioria das bodegas uruguaias são empreendimentos familiares, muitas não se dedicam com afinco ao turismo, então não esperem construções faraônicas ou super estruturas de entretenimento, a coisa aqui é mais simples, mais humana. 

Talvez por isso seja comum você cruzar com o dono da bodega durante a visita ou já ser atendido por ele mesmo desde a chegada ou contato telefônico/e-mail. 

Fazer enoturismo no Uruguai é descobrir pequenos tesouros, a produção pode ser inferior em volume de litros, mas não em qualidade. 

Há muitíssimos vinhos excelentes para serem descobertos, e quando digo descobertos é porque ainda é difícil encontrá-los no Brasil, então não marquem bobeira de sair para jantar e pedir vinho comercial que você vai encontrar em qualquer supermercado quando voltar das férias, né? 

Outro detalhe é que é super fácil traçar uma rota do vinho no Uruguai: a poucos kms de Montevidéu há várias vinícolas, no caminho para as praias do leste, indo para o oeste aproveitar a graça de Colonia e Carmelo ou para o norte curtir as piscinas de águas termais também encontramos mais vinícolas.

Mas voltando ao festival, eu só ia contar sobre as propostas já que não deu para fazer a agenda de eventos de março e me empolguei falando outros temas, as bodegas irão receber os visitantes no próximo fim de semana (07 e 08/03) e as visitas incluem comida, bebida, passeios pelos vinhedos e mais. 

Deixo aqui as propostas da Marichal Wines, Artesana, Establecimiento Juanicó e Bodega Bouza. 

Nesse link a programação da Marichal Wines, que vai servir paella e apesar de não ser um prato que amo de paixão rs, foi a proposta que mais me chamou atenção esse ano, é uma vinícola que recomendo bastante a visita, principalmente pela qualidade dos vinhos.

A Artesana está com uma programação ótima para levar a cria junto, para quem está viajando com crianças é uma opção de diversão em família.

Enoturismo no Uruguai

A Bouza e Juanicó são as mais conhecidas entre os turistas e também participarão do festival.

Enoturismo em Montevidéu

Enoturismo em Montevideo

Para você que chegará no fim de semana seguinte, a bodega Varela Zarranz celebrará a vendimia no dia 14/03.


Quem tiver interesse é só entrar em contato com as vinícolas para reservar lugar e chegar no local na hora marcada. Quem não tiver meio próprio para chegar, a empresa VinosUy fará o translado para o evento na Marichal e Artesana e a Uruguias - parceira do blog - faz excursões para as vinícolas durante todo o ano. 

Ah, março é o mês da vendimia e também do meu aniversário, adoro! Já começo festejando duplamente! :)

Abraço!


2 comentários