3 mercadões para conhecer em Montevidéu

Seguindo a linha de passeios que funcionam lindamente no inverno, hoje vou apresentar os mercadões de Montevidéu.

Eu amo incluir esse tipo de passeio no roteiro quando estou viajando, acho uma ótima oportunidade para comer bem e conhecer um pouco mais do cotidiano da cidade.

São espaços cobertos e climatizados com muita variedade - coisas para ver, fazer, comer, comprar - que deixam o dia muito feliz independente do clima do lado de fora.

Encontramos na capital opções que se complementam e agradam a todos os gostos, olha só:

- O descolado

O Mercado Ferrando é a melhor novidade gastronômica dos últimos tempos, inaugurado no finalzinho de 2017, já é um sucesso consolidado em Montevidéu. 

É um mercado cool, gostoso, acessível.

Mercado Montevideu

Foto @luisazuffo

Fica a menos de 10 quadras do Parque Rodó e ocupa um galpão que já foi uma importante fábrica de sapatos, o prédio é tão maravilhoso que faz parte do patrimônio arquitetônico da cidade e a reforma nos seus 2 mil metros quadrados o transformaram num espaço acolhedor e charmoso para o público.

Encontramos nas lojinhas muitas possibilidades e delícias: de churros, frutas e verduras a cervejas artesanais, utensílios de cozinha, temperos, livros, vinhos, sucos naturais e mais. Imperdível!


- O tradicional

O Mercado del Puerto é um clássico onipresente em todos os guias que se dedicam a falar do Uruguai, mas a bloguerinha aqui não gosta, não. 

Primeiro: acho o atendimento deprimente. Segundo: não acho que a melhor carne da cidade está lá. Polêmicas, temos hehe. 

Obviamente é uma avaliação pessoal e o mercado não é um clássico à toa. 

É o templo das carnes, tem seu valor, eu não deixaria de passar lá e sair defumada (sim, migas, a gente sai com o cheiro de churrasco no cabelo que parece que vai durar a vida inteira, faz parte do passeio e tudo bem hehe) se fosse minha primeira vez na cidade, até para ter a experiência e depois julgar se valeu a pena ou não.

Mercados de Montevideu

Apostaria num petisco (já dei essa dica no blog, mas merece o repeteco: peça o boniato - a batata doce laranjinha - e uns chorizos no balcão mesmo), provaria a bebida medio y medio, tiraria muitas fotos e deixaria para experimentar a tradicional parrilla em outro lugar. 

Uma parada imperdível para quem vai visitar o mercado - ou não -  é conferir por ali nas redondezas o Montevideo Wine Experience, talvez o melhor lugar para degustar vinhos uruguaios na capital, o atendimento é caprichado - manda um alô nosso para o Liber, ele foi colega do maridón no curso de sommelier anos atrás.


- O local

Para mim o Mercado Agrícola de Montevideo é o que melhor mescla o universo turístico com a rotina comum de quem vive aqui. 

O MAM tem mais de 100 anos de história, já foi declarado Monumento Histórico Nacional, desempenhou papel fundamental no comércio de alimentos da cidade e sua estrutura de ferro, madeira e vidrais compõem uma arquitetura lindíssima. 

Mercados de Montevideu

Chega a ser absurdo lembrar o tanto de tempo que ficou abandonado - principalmente quando vemos o resultado depois da restauração - no total foram 8 anos de muito trabalho envolvendo toda a comunidade para conseguirem abrir o mercado novamente (no ano de 2013).

Em todas as publicidades é muito forte a mensagem de resgate as tradições, um lugar de encontro, passeio para toda a família e acho de verdade que oferecem tudo isso. 

Sou figurinha carimbada no MAM, meu lugar preferido para fazer a feira da semana (o preço é ótimo, melhor até que nas feirinhas de bairro! Por isso digo que é um lugar real do cotidiano, a gente vai passear, mas também fazer as coisas básicas da vida e nos corredores rolam encontros de excursões e moradores arrastando o carrinho cheio de verduras hehe, adoro).

É disparado o lugar onde encontrava mais leitores e todo mundo sempre estava muito satisfeito provando os sabores locais: frutas da estação, doce de leite, vinho, azeite, cerveja, queijo, etc. 

Funciona todos os dias das 9h às 22h. Fica na rua José L. Terra, número 2220, ali vizinho ao imponente Palácio Legislativo.


***

O tema do post era sobre os 3 mercadões de Montevidéu, mas aqui vai uma dica extra bem insider (Uruguai fora da caixinha que somos): o Sinergia Design

Um espaço tão multifacetado que fica até difícil definir o que é exatamente, mas tem muito a cara dessa nova Montevidéu que desperta com novas ideias, novos projetos, moderna, pero ainda nostálgica, sem perder sua essência.

Conheci o Sinergia na época que eram apenas um espaço de Coworking - quando ainda se falava pouco sobre o termo no Uruguai - hoje aprimoraram a ideia inicial, agregaram outras funcionalidades e dentre outros destaques, encontramos essa belezura que é o Sinergia Design que está sempre promovendo eventos e movimentando o mundo criativo da cidade.


Se você tem interesse nesse universo de design, moda e comidinhas, fique de olho nessa galera que tem muita coisa boa acontecendo.

E voltando aos mercados, apesar de estarem em bairros diferentes, organizando direitinho dá para visitar os 3 mesmo tendo poucos dias de viagem.

Nosso guia tem roteiros especiais que passam pelos 3 endereços, tudo bonitinho já desenhado e pensado para você aproveitar as férias. 

Adquira o seu aqui e colabore com o bloguito! <3

Você também pode reservar seu hotel para qualquer lugar nesse mundão no site da Booking.com usando este link com nosso número de afiliado para gerar comissão (tem que aparecer nosso número de 'aid' até o final da reserva para creditar), nenhum valor extra é cobrado na sua conta e agradecemos de corazón essa ajuda.

São cinco anos desenvolvendo esse trabalho de maneira independente num meio onde a honestidade nem sempre é protagonista, né? Cópia de conteúdo e falta de remuneração abundam na blogosfera e mídias em geral (de foto copiada na cara dura por jornalista global ou revista de circulação nacional a coleguinhas blogueiros copiando texto mudando uma palavra aqui, outra acolá, agência de publicidade criando campanha para destinos que nunca foram e outras tretas que não divulgamos hehe).

Seu apoio - emocional e financeiro - faz toda a diferença para seguirmos trazendo informação diferenciada com afeto e qualidade.

Mil gracias e boa viagem! Até a próxima! ;)

4 comentários