Montevidéu com crianças

Apesar de ter uma filha nunca foi um tema muito fácil de escrever e explico: quando viajamos essa pergunta 'o que fazer com criança' é o que menos nos preocupa. 

Veja bem, todo nosso roteiro de viagem é pensado no conforto da pequena, desde a escolha do horário e duração dos voos ao tipo de hospedagem, disposição dos dias, deslocamentos, equipagem e tal, mas a questão entretenimento a gente sabe que dá para se virar nos 30 numa boa em qualquer lugar. Qualquer lugar. Mesmo.


Conto mais dessa teoria desapegada. Primeiro, em todo destino há criança que nasce, cresce, vive,  brinca, eu sei que iremos achar uma pracinha com escorrega ou balanço, um parque, uma praia, etc. 

Segundo, porque é cada cilada, gente. De 10 textos sobre o que fazer com crianças seja em Nova York ou São Paulo, em pelo menos 7 encontramos as mesmas coisas: zoo, shopping e afins.

Acho deprimente real. Não precisamos passar o dia consumindo coisas nem ficar incomodando os bichinhos (eu sei que a gurizada ama ver, sei que é difícil recusar, mas dá para fazer um esforço e não associar toda diversão infantil a atrações que usam animais).

E finalmente, porque os guris podem acompanhar vários passeios vistos como 'de adultos' se buscarmos envolvê-los contando histórias, trazendo o lúdico. 

A última vez que visitamos a Casa Pueblo, levamos Gabriela conosco, no caminho fomos cantando a música do Vinicius - aquela da casa muito engraçada, falamos que era de um senhor que gostava de pintar, mostramos os quadros coloridos, perguntamos o que ela achava que tinha nos desenhos, falamos que a praia em frente se chamava Punta Ballena e ela ficou empolgadíssima caçando baleias navegantes no horizonte, jurou que viu pelo menos duas saltando. Foi lindo.

Funciona sempre? Óbvio que não, seria como viajar com um robô e não uma criança. As vezes ela fica entediada e por mais empenho e criatividade que usemos, não rola um interesse e tudo bem. 

Mudamos os planos ou nos revezamos, um vai para o pátio ou café do museu, o outro vai ver a exposição e volta. Ela corre, pinta, junta folhas, pedrinhas, joga com algum brinquedo que levamos para essas situações, etc. A viagem segue. 

Se encontramos no caminho algo estritamente infantil que nos parece interessante, paramos com gosto e deixamos nossa pequena viajante aproveitar. 

Mas, no geral, não fico catando atividades temáticas, espaço kids todos os dias da viagem e juro que no final os três integrantes da família se divertem. 

E depois dessa introdução imensa hehe, trago algumas sugestões de passeios para fazer com crianças em Montevidéu, ou passeios que se estivessemos viajando seguramente nos apeteceria fazer com a nossa criança.

- Teatro:

Na programação cultural da capital sempre há espaço para espetáculos infantis, inclusive no esplendoroso Teatro Solís.

Nos meses de julho e agosto há mais opções por conta das férias escolares, mas dá para encontrar propostas o ano inteirinho. 

Dicas Montevideu com crianças

Não espere produções apoteóticas - modelo Disney de ser, os espetáculos são simples, lindos, divertidos, musicais. Programão para a família inteira. 

Está em cartaz agora no Teatro Solís o show do Ajó Experiencias Musicales Oportunas, um grupo local que sempre participa de eventos, vale a pena acompanhar a agenda na página deles para saber se coincide alguma apresentação com as datas da sua viagem.


Indicado para famílias com pequenos de 0 a 3 anos. 

As apresentações em setembro ocorrerão nos dias: 01, 08, 15, 22 e 29 com funções às 16h e 17:30. A entrada custa 230 pesos.

Curiosidade: a palavra ajó é o gugu-dada das bandas de cá, sempre achei esquisito ver as pessoas fazendo 'ajó' para os bebês (como se o gugu-dada fizesse algum sentido, né? Haha!).

Já no Teatro Galpón está em cartaz a peça El monstruo de los colores - recomendada para crianças de 2 a 5 anos - aos sábados e domingos de agosto a partir das 15h.

Tem duração de 50 minutos e as entradas custam 400 pesos. 

Em setembro eles recebem o festejado grupo argentino Canticuenticos numa temporada curtinha que vai do dia 20 a 23. Espetáculos às 14h e entradas a 650 e 800 pesos.



- Espacio Ciencia:

Um lugar muito interessante para passar a manhã ou tarde com as crianças, ótimo para experimentar e dar asas a imaginação.

Um museu interativo dedicado à ciência e tecnologia, há oficinas - talleres em espanhol - bem criativas nas férias, como as que ensinam a fazer perfume ou entender energias renováveis e astronomia.

Montevideu com crianças

O espaço é pequeno, mas guarda boas surpresas, é possível usar óculos de realidade virtual que faz uma viagem à Antardida (tem custo a parte), ver como é a estrutura de um ombú por dentro e debaixo da terra, etc.

Funciona de segunda a sexta feira das 8:30 às 12h e das 13:30 às 17h. No sábado das 15h às 19h.

A entrada custa 150 pesos. Criança até 3 anos não paga. Aberto de maio a novembro. Mais info aqui.

Endereço: Bolonia 2280


- Farol de Punta Carretas: 

Faróis são estruturas que costumam encantar adultos e crianças.



Dicas Montevideu com crianças

No Uruguai encontramos vários faróis iluminando as águas, protegendo os navegantes e embelezando as paisagens.

Em Montevidéu o Farol de Punta Carretas é uma boa opção de passeio, construído em 1876 e com  quase 20 metros de altura, é possível entrar, subir até o topo e admirar a imensidão do Rio de la Plata.

Uma super aventura para os pequenos nas férias.

Atividade para fazer com crianças maiores. Funciona das 10h às 18h e a entrada custa 25 pesos.

Do ladinho do farol tem um restaurante bem inusitado - rusticão, parece a casa de um marinheiro/pescador, eu gosto dessa onda diferentona as vezes para quebrar a seriedade de todo dia, sabe?

Pode ser uma parada de descanso após a visita, cai bem para um lanche, drink ou almoço sem muita expectativa (para ser bem honesta, acho o serviço irregular,  já fui e adorei, já fui e achei ruim, o foco não deve ser uma experiência gastronômica impecável, pensa numa comidinha caseira ou algum tira-gosto num ambiente relaxadão que dá tudo certo).

O restaurante chama La Estacada - escrevi esse post no comecinho do blog em 2012 quando era jovem e sem filha hehe - e a vantagem dele além da localização vizinha ao farol, é que tem área aberta o que é sempre interessante quando estamos com criança e a comida demora em chegar hehe.


- Parque Rodó:

Adoro o Parque Rodó, tanto a área verde como a parte dos brinquedos. Acho incrível ter um parque fixo com a cara dos anos 90 funcionando no meio da cidade.

Essa região rende um passeio completo com as crianças: tem foto galeria a céu aberto, tem lago com pedalinho, ponte de madeira, plantas, fontes, o Museu de Artes Visuales (que tem entrada livre e agora conta com um café charmosinho da rede The Lab Coffee Roasters no seu jardim) e brinquedos que vão de barco pirata a carrossel.

Dicas Montevideu com crianças

Dicas Montevideu com crianças

Dicas Montevideu com crianças

Os brinquedos se dividem entre a área que fica em frente a Playa Ramírez (para quem vai com crianças de idades diferentes é a melhor parte porque tem brinquedos para todas as idades, para adultos, inclusive! Morro de nostalgia quando vejo o samba saculejando hehe) e na área do parque na altura da rua 21 de Setiembre.

Há várias opções de restaurantes para almoçar, no nosso Guia de Montevidéu oferecemos uma seleção com os melhores lugares divididos por bairros e vocês podem adquiri-lo por apenas R$24,90 aqui

Uma sugestão bem interessante é esticar o passeio no Mercado Ferrando, dá para chegar caminhando em 15 minutos.

- Casa Galartija:

A proposta do Galartija é ótima, tanto para moradores como turistas.

Funciona muito bem nos dias frios e chuvosos de inverno quando não é possível fazer passeios ao ar livre.

Uma casa grande em Carrasco, um dos bairros mais elegantes da capital, com vários ambientes pensados para as crianças: tem biblioteca, espaço para talleres (o grupo Ajó que comentei no início do texto se apresenta na casa no dia 26 de Agosto) e parque sensorial, que é um circuito com jogos de madeira lindamente desenhado para as crianças brincarem.

Dicas Montevideu com crianças

Dicas Montevideu com crianças
Fotos reprodução/cópia do site www.galartija.com.uy

Para pequenos de todas as idades: de bebê a guri grande (aka de 0 a 12 anos).

Contam com uma cafeteria também.

A entrada custa 150 apenas para crianças (menores de 3 anos devem estar acompanhados por um responsável).

Endereço: Cooper 2127


- Praia Malvín:

Minha filha ama praia, levá-la para brincar na areia, molhar os pezinhos na água é diversão garantida.

Nossa preferida em Montevidéu é a praia de Malvín, acho bem mais tranquila que a de Pocitos, por exemplo.

E tem uma faixa de areia maior, ou seja, não fica todo mundo sentado apertadinho, além de ser uma graça a Isla de las Gaviotas em frente e o colorido do pessoal do kitesurfing.

Dicas Montevideu com crianças

Dá para passear no calçadão, brincar na areia, ir tomar um sorvete esperto na sorveteria artesanal Del Abuelo e conhecer um bairro essencialmente residencial, misturando as experiências turísticas com locais.

***

Nessa pequena lista tem ideias de passeios em diferentes bairros, espero que alguma das sugestões funcione também no roteiro da sua família e que os dias no Uruguai sejam inesquecíveis, com muita diversão e amor! <3

Boas férias!


* Nosso blog é um projeto independente, todo o conteúdo é preparado com muito carinho e honestidade. As experiências aqui compartilhadas são bancadas majoritariamente do nosso bolso. 
Participamos do programa de afiliados do Booking.com, isso quer dizer que reservando a hospedagem no site deles através desse link - para qualquer hotel no mundo - você ajuda o blog a ganhar uma comissão sem pagar nada a mais na sua diária. 

Se você gosta do nosso trabalho, dá uma forcinha! Do lado de cá, prometemos continuar trazendo as melhores e mais originais dicas do paisito para tornar sua viagem mais incrível! Gracias! 

17 comentários

  1. Oi, Jamile!
    Parabéns por mais essas dicas incríveis!
    Me ajudou muito a me programar pra ter o que fazer com minha pequena.
    Vou seguir tudo que disse aqui!
    Valeu por compartilhar! Você é nota 1000!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, muito obrigada pela gentileza! <3
      Sua pequena vai se divertir muito! Abraço!

      Excluir
  2. Que blog maravilhoso! Estou indo pro uruguai esses dias e achei as suas dicas incriveis. Super me identifiquei. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho! Fico feliz que gostou! <3
      Boa viagem!

      Excluir
  3. Voltando aqui para agradecer as dicas valiosas do Uruguai!

    Fizemos tudo baseado no blog e a viagem foi sensacional. Nosso pequeno adorou!

    :)

    Muito obrigado,
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria saber disso, Fernando! Muito obrigada por ter lembrado de passar aqui para contar!
      Abraço!

      Excluir
  4. bom dia Mile,
    estamos querendo passar o carnaval em montevideo com nossa filha!
    O q vc achou da cidade? esta bem cuidada?

    vi num blog o Parque Zoológico Lecocq, vcs foram? vale a pena?

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu não recomendo zoológico e o post foi feito justamente pensando em mostrar alternativas mais interessantes para divertir a criançada...

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Segui suas dicas qdo estive em 2015 com o maridao e estou programando de ir em janeiro com o meu filhote de 4 anos, adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz, Marilia! Viajar em família é lindo! <3

      Excluir
  7. Mile, bom dia!
    Gostaria de sua ajuda, pois não consigo chegar a uma conclusão sobre nossa dúvida:
    Iremos pro Uruguai no dia 27 de setembro, sexta feira, chegando no meio da tarde. Nosso retorno é na quarta, na parte da manhã.
    Minha dúvida: ir para Colonia no sábado e ficar lá até domingo final do dia ou ir na segunda e ficar até terça final do dia?
    Desde já, agradeço sua ajuda.
    Boa sorte e sucesso.
    Paulo, Mariana e Thomaz (6 anos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha sugestão é ir direto para Colônia na sexta-feira mesmo, pois aí será menos uma troca de hotel. Montevidéu sábado e domingo é ruim de ir ao centro. Dá para alugar um carro em Montevidéu e ir dirigindo até Colônia, super tranquilo!

      Excluir
    2. Olá Paulo!
      Depende do cansaço da viagem e das atividades que planejam fazer...
      Com criança eu talvez dispensaria fazer outra viagem no mesmo dia da chegada e particularmente sempre detestei fazer check in/check out, com filha pequena passei a gostar menos hehe, mesmo viajando leve sempre (com mala de mao, no inverno ou verao, Europa ou Américas, só viajo com mala de mão), tirar coisa de mala, guardar coisa na mala, horario para deixar as coisas no hotel geralmente é as 15h, daí a gente quer chegar cedo para render o dia, mas tem que deixar as malas em algum lugar para turistar numa boa, alguns hoteis permitem deixar a equipagem antes do check-in, outros nao, com sorte pára no hotel para deixar a bagagem ou paga para deixar num depósito e mano que função pra voltar no outro dia e repetir tudo de novo. Mas, essa sou eu. Tem gente que acha ok, por isso digo que depende... Ter o que fazer tem em todo dia em ambos destinos, a escolha seria mais pelo que vcs entendem mais confortável e conveniente...

      Excluir
  8. Gabriela Massucatti Ferreira12 de fevereiro de 2020 às 11:20

    olÁ adorei o blog! iremos a familia toda com 4 crianças!
    me tira uma duvida o espaço ciencia fica aberto agora no mes de fevereiro? ou abre so a partir de maio?beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá primeiramente parabéns pelo Blog… queria discas de hospedagem com crianças vou em dezembro agora… Melhor ficar em Punta ou Montevidéo?! Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela gentileza!
      Ambos destinos têm propostas interessantes para aproveitar com as crianças, vai depender do que vocês preferem: passeios mais urbanos, natureza...
      Quanto ao hotel tb depende do orçamento, o que vcs entendem como prioridade, etc.
      Nos últimos anos com minhas crianças tenho preferido alugar casas no Airbnb, a mais recente que ficamos em Punta Ballena foi essa:https://www.airbnb.ie/rooms/27882465?source_impression_id=p3_1671293614_%2Fp53gh%2F8iwRJW9oi
      Abraço e boa viagem!

      Excluir