Dicas para economizar em Montevidéu

Um post especial para quem está buscando ideias para economizar na viagem a Montevidéu.

Vem ver como gastar menos nessa cidade linda! :)


  • Hospedagem
Uma alternativa para diminuir custos pode ser alugar um studio em Montevidéu. Muitas vezes é possível encontrar apartamentos bem localizados e aconchegantes pagando a mesma tarifa de um hotel meia boca. E tem a vantagem de poder cozinhar algumas refeições (olha a economia aí) e se sentir mais local vivendo a cidade.

Para quem já fez cara de tédio pensando em cozinhar ou se apavorou por não saber mexer nas panelas, aqui vai outra dica: fábricas de massas artesanais. Elas pululam em toda Montevidéu, herança da imigração italiana que está presente semanalmente na mesa dos uruguaios, não está escrito em nenhum lugar, mas domingo basicamente é dia de comer churrasco ou ravioles frescos! :) 

Entre nessa corrente, passe na fábrica mais perto de casa e peça sua porção de ravioles, sorrentinos ou macarrões coloridos. E um potinho de molho fresco para acompanhar. Depois é só esquentar água, colocar a massa um par de minutos e voilà: jantar/almoço de chef por um precinho bem mais camarada.

Mas, voltando ao tema hospedagem, você gostou da ideia do studio e até da cozinha e agora está se perguntando como buscar esses apartamentos. Tem vários meios, o meu preferido é o AirBnb, já ouviu falar? É um site com várias opções de imóveis no mundo inteiro.

A plataforma é intuitiva, você entra, coloca a cidade de destino e as datas da viagem, logo aparece uma lista com diferentes sugestões e em seguida dá para ir filtrando por preço, bairro, comentários de outros viajantes, etc. Se gostar de algum e quiser fazer a reserva, é rapidíssimo e seguro pagar com o cartão de crédito, por exemplo.

Hum, e esse negócio de alugar a distância não corre o risco de ser golpe? Não é comum, o dono do apartamento não recebe os dados do seu cartão e minha recomendação é sempre reservar propriedades com boas referências, se 10 pessoas já alugaram e atestam que as características correspondem ao que está anunciado a chance de pagar por algo que não existe é mínima. 

No mais, esclareçam todas as dúvidas, todas mesmo para evitar surpresas ou mal entendidos (principalmente a forma e horário para pegar/entregar as chaves). 

Usamos bastante nas nossas viagens, seja alugando um quarto - antes da pequena nascer era uma opção super em conta em cidades caras - ou um apartamento inteiro. Nunca tivemos problemas e gosto da liberdade de ter um canto com cara de 'lar - doce lar' para chamar de meu, adoro ir a feiras, mercados, livrarias, curtir a rotina comum de bairro. 

Outra opção é hostel, para quem viaja sozinho os albergues continuam sendo o jeito mais barato para hospedar-se. Muitos já oferecem habitações privadas (e geralmente banheiro coletivo), mas a forma mais econômica ainda é dividindo o quarto com outros viajantes. 

Um albergue bacana em Pocitos no fim de semana custa a partir de 13 dólares a diária. O HostelWorld era a ferramenta que costumava usar para pesquisar vagas.

Para quem vai em dupla, um hotel econômico ou em promoção custa a partir de 38 dólares (sites como Booking disponibilizam promo todos os dias, fique atento). Os bairros com preços mais baixos tendem a ser o Centro e a Ciudad Vieja.

  • Transporte
É verdade que o táxi é barato em Montevidéu? Sim, tirando o táxi do aeroporto que tem tarifa fixa e cara, as corridas em geral tem preços bem convidativos, mas não dá para comparar com o ônibus, né?

É infinitamente mais econômico e fora dos horários de pico (pela manhã entre 8h e 9h e no fim de tarde entre 18h e 19h) muitas linhas funcionam como um bus turístico num passeio gostoso pelas ramblas de vários bairros e centro da cidade, é o caso do 104 que te leva até Carrasco, o bairro mais chiquetoso da capital.

Andar de ônibus em Montevideo é muito fácil, não tenham medo, acessem sempre o aplicativo da prefeitura Como Ir para ver quais linhas usar e na dúvida pergunte as pessoas na parada. 

Dá para acessar diretamente pelo site sem precisar baixar nenhum programa e apesar do layout antigo, é bem prático e facilita a vida mostrando tudo que precisamos saber.

Fiz a seguinte simulação: a pessoa está no letreiro de Montevideo e quer ir até a Plaza Independencia, #comofaz? Só digitar o nome da rua ou arrastar os pinos de origem e destino para o mapa.


No resultado apareceram 7 linhas diferentes e clicando em cima de cada linha na caixa de resultado todo o trajeto é mostrado no mapa. 

Aí clicando na figurinha do ônibus no mapa você vê a indicação da rua onde ele passa e na outra figurinha no final do percurso você também tem que clicar para ver onde terá que descer. 

Nesse exemplo, as linhas 62, 116 e 145 são mais práticas por passarem em frente a rambla mesmo, já os ônibus 104, 14 e 141 passam na rua 26 de Marzo (a três quadras da rambla).


Importante lembrar que em Montevidéu cada linha pára em determinados pontos, então não basta encontrar uma parada qualquer e ficar tranquilo esperando, é preciso saber exatamente onde o número que você quer pegar faz parada.

Eu nunca gravei tudo e sempre que precisei, usei o Cómo Ir porque nem todos os lugares tem a plaquinha com os números das linhas que funcionam ali, então vejam bem o nome das DUAS ruas porque de nada adianta chegar na 26 de Marzo esquina Pagola quando sua parada é 26 de Marzo esquina Buxareo, você só vai ver o bus passando direto.

Outra possibilidade é aproveitar as ramblas e ruas planas para andar de bicicleta. Um super passeio  - e meio de transporte - fazer a Shakira pedalando e cantando por aí.

Utilize o sistema público de aluguel de bike chamado Movete, há 8 pontos de retirada na Ciudad Vieja e precisa fazer um cadastro rápido no escritório que fica na rua Perez Castellano, número 1492. 


E o Uber? Funciona muito bem, podendo escolher nunca pego táxi, trauma do serviço.
  • Comida
Ui, o tema mais difícil! Comer em Montevidéu não é nada barato, pesa mesmo no orçamento e o segredo vai ser equilibrar porque acho de verdade que a gastronomia faz parte da experiência viajando. 

Na minha cabeça não entra comer miojo ou cachorro-quente todo santo dia para economizar, experimentar a culinária típica e reservar pelo menos um dia para comer num lugar bacana faz parte do meu pacote viajar. 

Mas, vamos as dicas para comer bem gastando menos (porque pouco seria exagero hehe). 

Os uruguaios obviamente não gastam 500 pesos na hora do almoço todos os dias úteis do mês, por aqui quem não leva marmita de casa na hora do almoço corre para as padarias e rotisserias que cercam os escritórios e centros comerciais.

É cultural na hora do almoço fazer o que a gente no Brasil facilmente poderia chamar de lanche. Eles comem tortas salgadas (tipo quiches) ou empanadas com alguma saladinha básica ou milanesa al pan (sanduíche de milanesa). Vocês verão isso em todos os lugares, só seguir o fluxo dos uruguaios saindo das oficinas e entrar no clima.

Meu último trabalho foi no World Trade Center em Pocitos e meu almoço de todo dia era no supermercado Tienda Inglesa dentro do shopping (eles vendem todo tipo de comida em marmitas, de macarrão, milanesa a sushi e tortas salgadas), Panadería Nuevo Pocitos ou Shisha, esse último o mais descoladinho com mesas cor de menta na calçada (veja o menu e preços aqui).

E aí o esquema que vejo para economizar com a alimentação é esse de comer como os uruguaios, nas padarias ou rotisserias basiconas-clássicas ou nos estabelecimentos que dão uma gourmetizada na decor e apresentação e oferecem um ambiente mais agradável, mas com esse menu de sempre do almoço a la uruguaia com preços competitivos. 

É o caso da rede Camelia, presente na Ciudad Vieja, Carrasco e Punta Carretas. 


E para quem não precisa de carne animal para ser feliz, os restaurantes veganos são ótimos para comer bem gastando menos, o La Papa no Parque Rodó tem um cardápio balanceado que costuma agradar até os mais carnívoros.  O La Papa fechou, mas nesse post você pode ver a melhor lista de lugares veganos em Montevidéu! :)




Nas padarias esperem gastar uns 130 - 200 pesos uruguaios. No Camelia já sobe para uns 200 - 300 pesos.

Vale ficar atento também ao menu executivo dos restaurantes, geralmente de segunda a quinta-feira das 12 às 15h rola uma promoção que inclui bebida, prato principal e sobremesa simples por um preço único (costuma ser na casa dos 350), mas estejam atentos ao cubierto (serviço de mesa obrigatório que tanto estressa os brasileiros desavisados) que pode encarecer o pacote, pergunte antes se o estabelecimento cobra e veja se ainda vale a pena pedir o menu.

E a dica de sempre de pagar a conta do restaurante com o cartão de crédito para descolar o desconto do IVA, veja mais info nesse texto.

  • Passeios
E agora a parte mais fácil! Eba! :)

Ser turista em Montevidéu não custa caro, são várias atrações gratuitas ou com preços módicos. A lista de passeios grátis inclui muitos museus, parques, feiras e uma orla maravilhosa e extensa para caminhar e assistir o fim de tarde.



Nesse post você encontra 5 opções gratuitas que merecem sua visita e nesse outro um roteiro completinho pelo Centro e Ciudad Vieja com uma seleção de atrações gratuitas e outras que não custam quase nada.

Vamos nessa? :)


* Nosso blog é um projeto independente, todo o conteúdo é preparado com muito carinho e honestidade. As experiências aqui compartilhadas são bancadas majoritariamente do nosso bolso.  

Se você gosta do nosso trabalho, colabore adquirindo nosso Guia de Montevidéu que é sensacional e promete mudar o aproveitamento das suas férias por apenas R$25,90 e/ou reserve seu hotel utilizando nosso link de afiliado da Booking.com, você não paga nada a mais na diária e dá uma força muito importante para nosso projeto.

Do lado de cá, prometemos continuar trazendo as melhores e mais originais dicas do paisito para tornar sua viagem mais incrível! Gracias! <3

43 comentários

  1. Olá Mile, você sabe dizer se do aeroporto para a cidade tem a opção de ônibus? Ou somente taxi? E vc sabe valor aproximado do táxi, iremos em dezembro/16, obrigada, estou adorando suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele! Muito obrigada! :)

      Tem sim, a parada de bus fica em frente a porta de saída do aeroporto, você pode pegar um bus e descer na rodoviária, conhecida como Terminal Tres Cruces (bus número 703/704, geralmente eles têm uma plaquinha escrita "Via Tres Cruces" ou simplesmente "XXX") e de lá pegar outro bus ou táxi para seu hotel.
      Evite mala gigante porque é ónibus comum sem espaço para bagagem.

      Nesse post tem mais info: http://www.viveruruguay.com/2012/03/saindo-do-aeroporto-de-carrasco.html

      Boa viagem!

      Excluir
  2. Ola Mile, tenho uma proposta para me mudar a trabalho para o Uruguai, e gostaria de saber sobre o custo de vida ai. eu e minha esposa vimos algumas apto em Poncitos que gostamos bastante Mas gostaria de saber qual é o salario atual e os custos de se viver no Pais.

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Recomendo ler esse post e pesquisar nos links: http://www.viveruruguay.com/2015/04/morar-montevideu-vida-uruguai.html

      Excluir
  3. Ola Mile estou acompanhando suas publicações desde o fim de 2013 tenho gostado muito da forma pratica e direta com são escritas. Bom gostaria de saber de vc qual o roteiro mais fácil digo pratico para chegar a Salto se pode ir de Concordia na Argentina ou mesmo por Montevideo. Obrigada bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada por acompanhar as publicações antigas! :)

      É fácil ir de Montevideo, tem bus direto. Concordia é bem mais perto, mas chegar lá desde Buenos Aires é o mesmo tempo que chegar desde Montevideo.

      Abraço!

      Excluir
  4. Oi Mile, tudo bom? Estou indo agora em Novembro para montevideo/punta/colonia e queria umas dicas hehe.
    1) Como costuma ficar o clima ai?
    2) Quanto você acha que eu devo gastar por dia?

    obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sobre o clima, peço, por favor, que verifiquem no Accuweather ou qualquer página similar que mostra diariamente a temperatura, média mensal, estatísticas e uma infinidade de info prática sobre o clima.
      E gasto não dá para dizer uma média pq depende do perfil e escolha de cada viajante...

      Excluir
  5. Boa tarde Mile parabéns pelo site. Eu minha mulher e filhos adolescentes pretendemos viajar em dezembro para Montevideo. Estávamos animados até que vi uns posts de umas pessoas dizendo que está muito perigosa a cidade e que assaltos são praticados a luz do dia, principalmente na Cidade Velha. Reservei um apto no Palácio Salvo. Você que vive em Montevideo o que me diz? é verdade está tão violento assim?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a capital do país, problemas existem, mas não existe essa vibe 'corra para as colinas'.

      Comentei mais aqui: http://www.viveruruguay.com/2014/05/turismo-no-uruguai-seguranca-em.html

      Excluir
  6. MIle, olá! Parabéns pelo site. Muito legal sua generosidade em dar dicas aos que querem curtir essa cidade.

    Minha duvida é a seguinte: estamos planejando em ir a Monte em janeiro. Qual seria a melhor região na cidade para ficar e poder ficar centralizado para as visitas de turismo que faremos aos vários lugares? Vou tentar um BNB. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! :)

      Eu gosto muito de Pocitos, mas na real é muito fácil se deslocar em Montevideo.

      Excluir
  7. Em média um apartamento para alugar em Ciudad Vieja, tipo para 1 pessoa, custa mais ou menos quanto? Até mesmo um studio para morar.Grata pela atenção.Quanto a trabalho é difícil conseguir por aí? Gracias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilma! Recomendo o classificados local: www.gallito.com.uy :)

      Excluir
  8. Olá, boa tarde,
    Gostaria de saber onde comer barato mesmo, pode ser hotdog todo dia haha
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, mais barato do que isso aí não rola em Montevideo porque até o hot dog do carrinho da rua não é barato, vai de 50 pesos pra cima e é beeem diferente do nosso, basicamente um pāo com salsicha cozida em agua e nada mais, ou seja, só 1 nao sustenta nem mosca hehe...

      Excluir
  9. Olá, boa noite, Mile, estamos indo para o Uruguai e vamos até Salto após Colonia del Sacramento. Gostaria de saber o melhor trajeto como as pardas ditas obrigatorias, como pediu o Anonimo de 23 de outubro passado.

    Uma outra pergunta. Voce poderia indicar restaurantes de comida viva, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O trajeto será de ônibus ou carro? Colonia está para oeste, Salto para o norte. De carro há estradas que se conectam, mas de ônibus nunca precisei ir de Colonia a Salto, então não sei se tem, precisa pesquisar nas empresas de bus se rola o trajeto ou se é necessário voltar a capital.

      Comida viva especifico nao tem, mas vc pode achar muita coisa nos veganos/vegetarianos. Aqui tem uma lista: http://www.viveruruguay.com/2014/08/restaurantes-vegetarianos-em-montevideu.html

      Abraço!

      Excluir
  10. Como o post é de setembro, gostaria de saber se ainda há poucos motoristas do Uber na cidade, houve melhora no sistema?

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Estou em Montevideo e em Malvin. Suas dicas foram ótimas para passearmos bem pelo bairro. Hj fomos no restaurante marítimo que foi uma boa dica dada por uma motorista de Uberlândia(😀). As crianças (estou viajando com meus dois filhos de 12 e 7 anos) curtiram a praia enquanto pediamos a comida. Na colônia del sacramento, o restaurante charco tem vista realmente excelente com comida muito aquém do preço infelizmente... Aquele café lentas maravilas apesar do espaço físico interessante, cobram 20 reais num café... Já aproveitamos sua dica de carnaval e participamos de um dos ensaio... Senti falta de um post sobre Montevideo com crianças.. estou aqui caçando coisas voltadas para eles a muito sucesso... Ainda fico até segunda... Se tiver alguma boa dica é puder compartilhar, ficaria contente... Por enquanto, estão se divertindo na plataforma de Malvin jogando Tejo que compramos no supermercado devoto... Parabenizo pelo excelente blog! E fica minha sugestão de assunto para um próximo!! Bjs Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mila! Muito obrigada e sugestão anotada! :)

      Comer no Uruguai definitivamente não é barato, em Colonia especialmente, ter um negocio ali no centrinho custa alguns milhares de dólares só o ponto, isso é repassado ao cliente, infelizmente. Mas dá para equilibrar o turismo como equilibramos a vida ganhando em pesos hehe.
      Abraço!

      Excluir
  12. Olá Mile, gostei muito do blog !! Estarei em Montevidéu na semana santa e sou carnívoro compussivo (adoro carne), mas tenho lido muito sobre o preço da parrilla no mercado Del Porto, você teria como me indicar um restaurante que faz uma boa parrilla a um preço justo?
    Ronaldo Peçanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo! Muito obrigada!
      Dá uma olhada nesse post: http://www.viveruruguay.com/2015/07/onde-comer-carne-montevideu-churrasco-uruguaio.html

      Abraço! :)

      Excluir
  13. Olá, Jamile. Vc comentou no post acima a respeito do cubierto. Esse serviço aparece em qualquer restaurante, ou é só pra as opções de almoço executivo? Fiquei em dúvida em relação a isso, se puder me esclarecer, te agradeço.

    Obrigada
    Kadija

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode aparecer em qualquer restaurante tanto no almoço como no jantar...

      Excluir
  14. Amando o blog e as dicas, fiquei na dúvida sobre valer a pena alugar um carro ou não. Estou indo com marido e filho (3 anos) penso que como vamos nos deslocar para Punta e Colonia, valesse a pena... Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigada pela visita! Eu acho carro indispensável para Punta e dispensável para Colonia! :)

      Excluir
  15. OLÁ EU E MEU NOIVO IREMOS EM JULHO PARA O URUGUAI QUAIS OS ROTEIROS??

    ResponderExcluir
  16. Boa noite! É possível usar Uber para sair do aeroporto? Aparentemente custa metade do preço do taxi.

    ResponderExcluir
  17. Ola! Estou amando seus posts cheios de dicas e detalhes! Estava na duvida se ia mesmo para Montevideo, mas agora não tenho mais dúvidas! Um dúvida: Você tem dica de hotéis? Ou qual seria o melhor bairro para ficar? Tem algum que fique meio que perto de tudo, pontos turisticos...? Os lugares que você comentou que são bons para comer, as padarias... são todas na mesma região/bairro?
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigada! <3
      Tem uma serie antiga com dicas de hoteis por bairros e um post desse ano com uma lista nova: https://www.viveruruguay.com/2019/03/hospedagem-em-montevideu-dicas-de-hoteis.html
      Sobre bairros: https://www.viveruruguay.com/2012/03/onde-ficar-em-montevideo-centro-ou-orla.html
      Padaria tem em todos os bairros, é tranquilo...
      Abraço!

      Excluir
  18. Adoro tu que você escreve por aqui! Também sou brasileira e moro aqui em Montevideo! E sempre busco por aqui informações, coisas que talvez ainda não conheça.. muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico mto feliz, Tamilis! Quem sabe a gente ainda se encontre por aí! :)

      Excluir
  19. Oie.... adorei o blog, tem dicas pra quem vai ficar 3 semanas p estudar...( É estudando é preciso economizar...) Ja q hospedagem custa mto!!!!!


    Obg!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Camila...
      As dicas do post servem para economizar tanto para quem faz turismo quanto para quem estuda...

      Excluir
  20. Mile, eu adoro seus post e a forma como você escreve. Mês que vem estarei em Montevidéu e estava procurando opções baratas. Também sou vegetariana e a dica dos restaurantes veganos me deixou ainda mais animada, hehehe... Beijo no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigada, Kelly! :)

      Fico feliz por ter ajudado! Abraço e boa viagem!

      Excluir
  21. Oi Mile, muito legal suas dicas. Estou começando meu planejamento para morar no Uruguai, gostaria de saber se tem alguma agência ou grupos de brasileiros que ajudem que está indo?

    ResponderExcluir
  22. Montevidéu é realmente linda, parabéns pelo post.



    Temos uma paisagem diferente aqui em MG, com montanhas e cachoeiras, vale a pena conferir, tem algumas informações bacana no meu site, falando sobre roteiros no Parque Nacional da Serra da Canastra em São Roque de Minas-MG.

    Confere lá:

    www.trilhanacanastra.com.br

    Insta:

    https://www.instagram.com/p/CKkahl0BeBJ/?igshid=1v3r5x8m4mxei

    ResponderExcluir
  23. Mile, tudo bem? Como estão estas informações em 2022? Houveram muitas e profundas alterações desde 2016? É que viajo para aí nas próximas semanas e estou reunindo informações! P.s. parabéns pela iniciativa do site, simplesmente maravilhosa!

    ResponderExcluir