Top 6 vinícolas nos arredores de Montevidéu

Para comemorar a época da colheita nos vinhedos que acontece entre fevereiro e março, trago um post especial com 6 dicas de vinícolas maravilhosas para conhecer nos arredores de Montevidéu.

São seis propostas diferentes, acho de verdade que cada vinícola oferece uma experiência única, todas guardam um encanto particular, escolher qual - ou quais - visitar vai depender das prioridades do viajante: se o foco é provar vinhos diferentes, um almoço mais elaborado, uma estrutura mais ostentação para fotos, um atendimento mais personalizado, uma produção mais artesanal, etc.

Tem lugar para tudo e talvez por isso fico tão incomodada quando vejo todo mundo apostando na mesma escolha.

Muitas vezes por falta de tempo, o roteiro está apertado e só dá para visitar um lugar, pouca gente quer arriscar e vai naquela dica certeira e é lindo, não tem nada de errado ir na bodega que todo mundo vai (adoro, inclusive).

Outras tantas ocorre por falta de informação, por desconhecimento de mais opções no caminho e aí que fico agoniada! Porque encontramos textos sobre as vinícolas uruguaias em blogues especializados em vinhos, mas nesse nicho de viagem é raro achar relatos de outras bodegas e fica parecendo que só tem uma possibilidade vizinha a Montevidéu.

Então o post de hoje além de ser comemorativo da vindima - como é chamada esse tempo de colheita - é também para suprir uma falta aqui no bloguito: um texto unindo as dicas espalhadas ao longo desses anos sobre as vinícolas imperdíveis próximas a Montevidéu.

Vamos começar?

1- Casa Grande Arte y Viña

A Casa Grande é uma graça, parece um lugarzinho saído do Pinterest, cada canto fofo, aconchegante, uma delícia de lugar.


A bodega é artesanal e familiar, amo esse caráter familiar tão presente nas vinícolas uruguaias, são gerações de uma mesma família - a maioria de imigrantes italianos - cuidando da terra,  é muito forte a relação com as origens e tradições, há paixão na atividade, o vinho não é visto simplesmente como um produto, uma bebida que você junta isso e aquilo e está pronta.

Entre plantar, colher e elaborar há infinitas variáveis, algumas controláveis, outras não.

Visitar vinícolas nessa época de colheita é mágico, há uma euforia onipresente nos trabalhos, especialmente quando se trata de uma safra considerada boa (que depende do fator tempo e sorte, como foi o ano em termos de chuva, calor, variações de temperatura, etc).

O vinho que vai parar na nossa taça tem uma história e na Casa Grande eles acreditam que o vinho tem personalidade própria e é uma forma de arte que se experimenta. Os rótulos de cada garrafa que produzem são pinturas.

Vinícolas nos arredores de Montevideu

A família toda está envolvida recebendo os visitantes, a filha é enóloga e conduz as degustações e explicações, a mãe cozinha nos eventos, atende na lojinha, o pai mexe nos vinhedos, é uma harmonia bonita de ver.

Definitivamente uma vinícola com charme e encanto.

Info sobre as visitas aqui.


2- Pizzorno

Escrevi um post recentemente contando sobre a visita que fizemos na Pizzorno e desde então venho recebendo várias mensagens queridas de gente que foi conhecer e saiu feliz da vida.


O atendimento é uma unanimidade, destaque total em todos os comentários. As pessoas se sentem acolhidas, aprendem várias curiosidades sobre vinhos, se divertem e quando isso acontece não existe melhor cartão de visita. Recomendo de olhos fechados.

Info sobre as visitas aqui.


3- Viña Varela Zarranz

A entrada com as oliveiras gigantes já valeria a pena incluir no roteiro sem chegar a tocar no tema dos vinhos que tem um ótimo custo x benefício.


Foi uma das primeiras vinícolas que conheci no Uruguai e talvez a que visitamos mais vezes, adoro os eventos que eles fazem, a comida é sempre gostosa, o preço é justo e o atendimento é muito bom, tenho um carinho todo especial.

A Varela Zarranz se destaca pela produção de espumantes, possui uma das linhas mais premiadas do Uruguai.

A cava onde acontecem as degustações é super aconchegante e linda.

Eu gosto muito do vinho de colheita tardia - é um vinho de sabor mais adocicado - que eles fazem e também do Cabernet Franc da linha roble que não falta na nossa casa, preço amigo na casa dos 35 reais e ótima qualidade para acompanhar nossos almoços de fim de semana.

Info sobre visitas aqui.


4- Bodega Marichal

A Marichal é outra das nossas queridinhas, adoramos os eventos que eles promovem, a estrutura é simples, mas a família sabe muito de vinho e faz cortes bem interessantes e diferentes.

Meu vinho branco uruguaio preferido é deles, o único Pinot Noir e Chardonnay dessas bandas, custa 375 pesos no mercado, fica a dica que comprando nas bodegas - em qualquer uma delas - sempre rola um descontinho e vamos combinar que é muito mais legal comprar diretamente na mão de quem faz.


Eles também tem um vinho tinto divino com Pinot Noir e Tannat, a uva clássica quando se pensa em Uruguai, custa um pouco mais caro, em torno de  420 pesos.

Os vinhos da linha mais básica custam a partir de 180 pesos, mais ou menos 22 reais no cambio de hoje.

Info sobre visitas aqui.


5- Establecimiento Juanicó

A Juanicó é uma das maiores bodegas do Uruguai - em termos de produção de litros, por exemplo - tem um estrutura muito bem pensada para receber os turistas, junto com a Bouza acho que são as que mais trabalham com agências de turismo.


O lugar é lindo e a oferta é bem completa: a linha básica Don Pascual, depois a Atlantico Sur e a  linha premium Família Deicas.

O vinho Preludio é um dos mais prestigiados da Família Deicas, a garrafa custa 140 reais (o preço pode variar conforme a safra), para efeito de comparação os vinhos da Atlantico Sur custam a partir de 40 reais.

Na vinícola é possível também fazer degustação de azeite de oliva, a qualidade dos azeites uruguaios é incrível, vale a pena passar na lojinha e adquirir pelo menos uma garrafa.

Info sobre visitas aqui.


6- Antigua Bodega Stagnari

Essa pode confundir um pouco, eu sempre confundia: existem duas vinícolas com nomes parecidos, tem a H. Stagnari e Antigua Bodega Stagnari, são vizinhas e ambas trabalham com turismo.

Eu fico com a Antigua Bodega simplesmente pelos vinhos: o Osiris é um dos meus rótulos favoritos desde que cheguei de mala e cuia no paisito em 2011. Não é um vinho que se bebe todo dia hehe, custa bons 200 reais a garrafa, é da linha de alta gama.

É dessa bodega também outros dois rótulos da minha lista de favoritos, o Mburucuya (nome de uma fruta nativa uruguaia, parente do maracujá) que está na faixa de 80 reais e o Prima Donna mais acessível por cinquentinha.

No pacote de degustações há uma opção que reune exatamente esses meus três vinhos preferidos, ou seja, impossível não terminar o passeio feliz.

Minha primeira vindima no Uruguai foi na Antigua Bodega

Info sobre visitas aqui.

**

Todas as vinícolas oferecem seleções distintas e o preço varia de acordo aos vinhos servidos,  obviamente provar os vinhos da linha básica cuja garrafa custa 30 reais não vai ser o mesmo valor que provar os vinhos da linha que custa cento e tantos reais.

Os preços das degustações geralmente começam entre 30 e 35 dólares e inclui a visita guiada mais a degustação de 3 ou 4 vinhos e alguma coisa para picar, como chamamos por aqui os petiscos para acompanhar, costuma ser tábua de queijos ou empanadas (porções pequenas, não façam as visitas com fome hehe).

                             
Escolher o melhor pacote vai depender da experiência que cada um está buscando, do conhecimento e curiosidade que cada pessoa tem, e claro, de gosto. Preço não necessariamente define a experiência.

De repente a pessoa prefere vinhos mais jovens, mais frescos e vai ficar mais satisfeita experimentando os vinhos que atendem esse perfil do que provando a linha completa de vinhos de guarda, sabe? Ao mesmo tempo que pode ser uma oportunidade para ousar e provar coisas diferentes do que está acostumado.

Na dúvida, peça ajuda para entender qual degustação combina mais com a sua expectativa. O pessoal é super entusiasmado e vai saber explicar tudo direitinho.

Agora me digam como faz para terminar esse post sem abrir uma garrafa de vinho, hein? :)

Espero que aproveitem as dicas e experimentem visitar mais bodegas, definitivamente o enoturismo sempre enriquece o roteiro e as memórias da viagem, seja no inverno ou verão.

Sei que vai aparecer comentários perguntando 'mas e a vinícola x, Jamile?' e já quero deixar claro que sim, há outras ótimas opções na região.

Essas seis bodegas foram apenas a seleção que fiz levando em conta minhas preferências - afinal é um blog pessoal, né? - e buscando trazer propostas que formam um leque interessante e que se complementam.

Todas fazem vinhos, mas cada uma tem um destaque que as tornam únicas.

Para terminar, quem estiver em Montevidéu nos dois primeiros finais de semana de março poderá participar do Festival de la Vendimia, evento cheio de alegria, atividades bacanas, comidas e claro, muito vinho.

A Marichal e Varela Zarranz abrem as portas no dia 03/03 e a Juanicó no dia 10/03.

A recomendação é reservar imediatamente porque as vagas são limitadas e esgotam rapidíssimo. Para maiores informações - menu, preços e reservas - cliquem nos links.

Ainda pegando carona na vindima, vai ter outro post sobre o tema ano mês de março, vou contar com mais detalhes sobre visita na Viña Edén para quem quiser fazer enoturismo lá em Punta del Este. Aguardem! :)

Abraço e bons vinhos! Tim-tim!


**

Nosso blog é um projeto independente, todo o conteúdo é preparado com muito carinho e honestidade. As experiências aqui compartilhadas são bancadas majoritariamente do nosso bolso. 

Iniciamos agora em 2018 o programa de afiliados do Booking.com, isso quer dizer que reservando a hospedagem no site deles através desse link - para qualquer hotel no mundo - você ajuda o blog a ganhar uma comissão sem pagar nada a mais na sua diária. 

Se você gosta do nosso trabalho, dá uma forcinha! Do lado de cá, prometemos continuar trazendo as melhores e mais originais dicas do Uruguai para tornar sua viagem mais incrível! Gracias! <3

52 comentários

  1. Olá!
    Seu blog tem sido uma inspiração.
    Pretendo ir ao Uruguai em outubro.
    Seu guia infelizmente é só por cartão de crédito.
    Não há possibilidade de depósito?
    Um abraço, Marcia Venturini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Márcia! Guia já enviado, espero que te ajude muito e a viagem seja incrível! <3

      Excluir
  2. Muito bom! Não achamos um TOP das vinícolas/oliveiras nos arredores de Punta del Este, local onde iremos ficar de carro por mais tempo passeando; teria possibilidade de fazer? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou devendo um post com as olivícolas mesmo, mas nos arredores de Punta tem muitas opções, como a Garzon, Finca Babieca, Lote 8, O'33...

      Excluir
  3. oi coisa linda, amando passear pelo seu blog ha dias pra fazer meu roteiro pelo uruguai. preciso de uma super ajuda se possível. queremos fazer uma visita numa vinícola com almoco, sera que vc pode me ajudar qual e como fazer isso? grata Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor! Muito obrigada pela visita!
      A Bouza sempre tem a opção de almoço disponível, nas outras precisa confirmar antes...
      Abraço e boa viagem! :)

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?

    Conheço algumas vinícolas do Uruguai e pretendo conhecer outras em dezembro/2018, mas gostaria de saber se é possível visitar a Pizzorno e Artesana utilizando Uber, funciona? As empresas de transfer estão cobrando preços absurdos. Irei de carro, mas não quero beber e dirigir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Tudo bem e vc?
      Adoro a Artesana também, gostei da sua seleção! :)
      É possível ir de uber, recomendaria combinar horário para a volta porque as vinicolas apesar de ficarem perto do centro da cidade (coisa de 30-40min), estão numa area rural, ou seja, não tem taaaanta opção de uber dando sopa o tempo todo, sabe?
      Abraço!

      Excluir
  5. oi,o Uruguai é lindo em si! visitei o Establecimiento Juanicó no fim de fevereiro, optei por ele pois já conhecia os vinhos, o lugar é extremamente acolhedor, os vinhos são perfeitos..., recomendo de olhos fechados!

    ResponderExcluir
  6. Olá Mile!!! Estou apaixonada pelo seu blog e seus relatos! Estou indo a Montevideu em agosto! Qual a temperatura nessa época?! Teremos 5 noites e quero muito fazer Colonia e Carmelo! Penso em um dia em Montevideu para uma vinícola pequena.. já conheço a Bouza.. mas meu objetivo mesmo são as cidades pequenas.. tens alguma dica de dias etc?! Já li tudo sobre todas hehe! Estou super indecisa.. chego por Montevideu as 23:40 então está noite apenas para dormir.. se puderes me ajudar! Muito obrigada ����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Muito obrigada pela gentileza! :)

      Agosto é frio, a temperatura pode ficar entre 6C e 19C... com apenas 1 dia em Montevideo eu não iria a vinícolas (com muuuuita pena no corazón hehe, mas não iria, é um tipo de passeio que toma muitas horas, basicamente vcs teriam umas 2h na manhã - nada funciona antes das 9h - para visitar a cidade e outras horinhas a noite, muito corrido, eu sei que vcs já conhecem, maaaas tem TANTA coisa nova que acho um pecado passar por lá e não fazer nada), ainda mais quando o destino seguinte é Carmelo onde as vinícolas são protagonistas no quesito o que fazer...

      Se eu tivesse 3 noites, ficaria 2 em Carmelo, 1 em Colonia, 4 noites acho que já faria 2-2 (mas depende, tenho muita preguiça de check-in/check out, perde-se um tempo precioso entre fazer mala, entregar chave, pegar transporte, chegar no hotel novo, pegar chave, deixar mala e tal, então se a vibe da viagem fosse descansar e meu orçamento estivesse folgadão e eu bonita hospedada num dos hotelões bacanudos de Carmelo, aí ficaria 3 noites lá tomando vinho e banho de piscina aquecida curtindo ares de campo hahaha e 1 noite em Colonia).

      Beijo e boa viagem!

      Excluir
  7. Oi, boa tarde. Adorando suas dicas. Devo ir ao Uruguai em outubro, fico de domingo a quarta e quero ir um dia em Colonia. Vale à pena visitar uma vinícola? Qual a forma de chegar lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca! Eu acho que sempre vale a pena incluir uma vinícola no roteiro! A forma depende: bus, alugar carro, transfer, uber, taxi...

      Excluir
  8. Hola chica!
    Muito legal seu blog!
    Estou indo pra MVD no começo de agosto Vou passar 4 noites. Vou um dia pra Pinta del Este e pensei em conhecer uma vinícola em outro dia. Vc acha um bom roteiro?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Humberto! Super vale a pena! Escolha uma e se divirta! :)

      Excluir
  9. Olá Mile,Conheci seu blog numa busca no google e estou amando,está me ajudando muito.
    Vou visitar o Uruguai em novembro e gostaria muito de visitar uma Vincula. Aqui no Brasil há pacotes de Transfer e degustação por RS: 370,410 na Bouza e R$700 na Bouza e Juanicó juntas,tudo sem almoço. Sei que o custo das coisas em Montevidéu são altos,mas ainda não tenho noção do que tem bom preço ou que está abusivo.A pergunta é : Vale a pena reservar por aqui ou é melhor ir de uber já ai em Montevidéu? Não dominamos o espanhol.

    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh! Nao te respondi em tempo hábil, mas vou escrever pq sua dúvida pode ajudar outra pessoa.

      Definitivamente, o Uruguay é caro, o preço das coisas muitas vezes tem base em dolares (inclusive pra gente que vive e tem que comprar imóvel e carro em moeda estrangeira, pois é!), eu nunca vi degustação por menos de 30 usd que seria hoje 120 reais, já começa assim.

      Mais o custo do transfer que aí vai depender da bodega, algumas sao mais próximas, outras o caminho é de terra ou ruim e o pessoal cobra mais, depende da agência tb. Eu tenho ranço de agencia e só confio na Master Turismo que é de uma amiga brasileira. Não sei os preços das outras para comparar. Sei que a Bouza tem um serviço de transfer e custa 400 pesos, uns 50 reais no cambio de hoje. Fechando com eles é um custo beirando aos 200 reais, mas tem que ver a disponibilidade/horarios do transfer deles (nao conheço outra vinícola que tenha o volume de visitas deles e ofereça transfer todo dia).

      Não dominar o espanhol não é um problema, dá para se virar sendo turista, muita gente vai de uber e nao tem queixas (eu nao tenho essa experiencia pq tinha carro e não sou turista hehe), a ida eu acho sempre mais fácil hehe, a volta tem menos oferta, então é ter paciencia e plano B caso nao consiga (ônibus, talvez, ou táxi comum).

      Escolher qual meio depende sempre do bolso e conforto que cada um quer. Eu nao pagaria 700 pilas nem louca haha, mas essa sou eu turista-classe media-mao de vaca.

      Eu reservaria no Uruguai ou antes com agencia do Uruguai, nao brasileira terceirizando.

      Abraço e obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Olá. Estou adorando seu blog, parabéns!
    A alguma dessas vinícolas dá pra chegar de ônibus de maneira segura? Ou é melhor contratar um tour? Não quero pegar Uber, e dirigir após beber nem pensar, né?!...
    Obrigada.
    Leo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo! Muito obrigada!
      Sim, é possivel chegar de bus em muitas delas. Eu, hoje, aos 30 e alguns e cansada hehe, acho perrengue. 2 onibus, troca, caminhar e tal. Mas, pra quem acha isso frescura é super viavel.
      Beber e dirigir nao, por favor. E a tolerancia é zero no Uruguai, ou seja, problemao dobrado.
      Contratar tour é mais caro e confortavel que o uber, aí vai depender do que cada um prefere...
      Abraço!

      Excluir
  11. Adorei o blog, parabéns! Nunca fui numa vinícula. Em geral, na desgustação está inclusa a visita à plantação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigada, Vivi.
      No Uruguai o mais comum é a degustacao ocorrer após a visita guiada que passeia pelos vinhedos, tanques de fermentacao e tal, um pacote que inclui visita e degustaçao, em alguns lugares mais voltados ao turismo, com estrutura de restaurante ou bar, é possível fazer so a degustacao sem necessariamente visitar a vinicola. Na Bouza vc pode ir só almocar no restaurante, por exemplo, e pedir uma degustacao a parte. Na Garzon tb.
      Para quem ja conhece acho valido, mas numa primeira vez vale muito a pena conhecer a historia de quem produz, a tecnica, etc...

      Excluir
  12. Ola, Mile,

    Também sairei da Bahia para as terras uruguaias. Adorei o seu blog e essa publicação das vinícolas dá vontade de ir a todas. Quero incluir algumas no meu roteiro. Dá para visitar duas em um mesmo dia? Quais seriam as mais próximas para conseguir encaixar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola conterranea! Mto obrigada! :)

      De carro nao sao tao distantes umas das outras, coisa de 1h15 - 1h30 o trecho mais longo.

      Algumas combinaçoes viaveis em menos de 30min: Bouza, Pizzorno e Antigua Bodega. Marichal e Juanico. Casa Grande e Varela Zarranz. Pizzorno e Varela Zarranz.

      Abraço!

      Excluir
  13. Parabéns, vc escreve tão bem e seu conteúdo tem uma qualidade incrível que eu só achei aqui. Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Olá!!! As vinícolas abrem para visitação durante o carnaval? Gostaria de ir lá em 2019 durante o Carnaval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! O feriado no Uruguai é na segunda e terça, fora desse periodo é mais facil encontra-las abertas...

      Excluir
  15. Você saberia me dizer se no feriado do dia 01 de Maio alguma vinícola estará aberta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, feriado de 1 de maio é quase pecado trabalhar no Uruguai hehe. Acho difícil abrirem, soó checando (nao tem regra, cada ano cada vinicola pode mudar), talvez a Bouza funcione, começaria olhando essa...

      Excluir
  16. Olá, Mile!
    Seu blog é muito bom. Eu e minha esposa estamos programados para visitar o Uruguai já agora em maio. Tomei seu blog como uma das principais referências para programar tudo.

    Tem uma coisa que tá me aperreando o juízo: Não consigo uma agência que agende a Bouza e a H. Stagnari no mesmo dia (até poderia ser a Juanicó no lugar da Stagnari). O ideal é almoçar em qual delas?
    Sabe alguém que podemos contactar pra reservar tudo junto? A dificuldade é que as Bodegas até pegam no hotel, mas para uma ida somente até sua bodega. Tenho receio de não conseguir pegar um taxi até a outra e depois outro taxi para voltar.
    Agradeço se tiver alguma indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pela gentileza! :)

      Vc ja viu se quer ir na H Stagnari ou Antigua Stagnari hehe? Dito isso (ainda hoje confundo haha e tenho que focar para saber de qual estou falando/querendo), passamos para a proxima: acho realmente impossivel as vinicolas se comprometerem a mudar a rota e buscar em outro canto, elas nao trabalham desse jeito, é meio quadrado o esquema hotel em Montevideo - vinicola.

      Vc ja tentou agencias? A Master Turismo? É um trajeto igualmente facil e obvio Bouza e Stagnari (qualquer das 2, sao vizinhas de porta, 14min de carro) ou Bouza e Juanico (20min de carro), nao vejo motivo para recusa.

      Eu acho dificil ter taxi para esse trajeto de uma bodega a outra, é area rural, nao é que fica um ponto de taxi ali dando sopa. Você pode arriscar uber. Eu nao tenho como garantir que vc vai conseguir na hora x, no dia x, mas é uma possibilidade.

      Acho que o almoço é bom em todas.

      Abraço!

      Excluir
    2. Oi Mila, obrigadíssimo pelo retorno. Vou procurar a Master. Um amigo disse que foi e voltou da Bouza Uber sem problemas.

      Excluir
  17. Olá.
    Muito legal seu post, ajudará muito na escolha que estou fazendo para visitar ai agora em junho. Você conhece algum serviço de transporte para essas vinícolas? Algo que eu possa fazer um roteiro de duas por dia? Seremos apenas duas pessoas. Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaio, mto obrigada.
      Mesmo esquema da dúvida acima. Posso sugerir a Master Turismo e Uber.
      Boa viagem! :)

      Excluir
  18. Olá kaio
    E aí, já fez sua viagem?
    Conseguiu fazer duas bodegas por dia e se locomover de Uber entre elas?
    Estou indo agora no início de julho e gostaria de saber se a locomoção de Uber Hotel/Bodega, Bodega/Bodega e Bodega/Hotel está funcionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guimaraes? Conta pra gente como foi a sua experiencia (eu adoro qdo vcs voltam)! :)

      Excluir
  19. Olá!!!! Conterrânea, tudo bem!!!! Estive no Uruguai no entre os dias 10 a 17/2019.Muito frio para nós baianos...rsss
    Amei cada momento em Colonia, Montevidéu ...as experiencias gastronômicas...rsss, fui na Vinicula Bouza, acertei o passeio via email diretamente com eles ainda no Brasil, custou 2760 pesos/R$ 300 reais, com direito a transfer, 5 refeições, cada uma acompanhada com uma taça de vinho e sobremesas, além de visita guiada pela vinicula, foi maravilhoso. Só senti falta de um tempo livre para explorar o lugar, um momento para fotos. Mas tudo foi super valido!!!

    entramos em contato ainda no Brsil

    ResponderExcluir
  20. Jaqueline
    *período 10 à 17/06 de 2019
    Seu Blog foi de grande ajuda.
    Vc escolheu uma cidade maravilhosa para viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Jaqueline! Que alegria ler isso, fico muito feliz que deu tudo certo! Beijo! :)

      Excluir
  21. Olá Mile! Primeiramente, UAU!! Seu blog é incrível e as dicas estão sendo anotadas com carinho!! Já estava cansada de dica "furada" sobre o Uruguai e aqui achei tudo que precisava!! hehehe Vou para Montevideo agora em Agosto e gostaria de visitar alguma das vinícolas que você cita aqui - mas vou estar sozinha e acho meio tenso ir de Uber. O que você sugere?! Tem transporte público, tipo ônibus, que chegue até alguma delas?! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoela! Muito obrigada! Fico feliz em saber que está sendo util! :)

      Olha, de ter até tem, mas eu (eu, outras pessoas podem achar ok) acho mó perrengue, ainda mais no frio e sozinha. O bus nao pára na porta pra dar dois passos e entrar, tem que caminhar um pouco e é área rural, dependendo da vinicola escolhida o caminho é de terra, etc.

      Recomendaria o uber (entre uber e taxi prefiro mil vezes uber, sério) ou agencia de turismo (pede orçamento na Master Turismo), se for visitar a Bouza eles tem um serviço de transfer, eu tentaria qualquer uma dessas opções menos o bus.

      Abraço!

      Excluir
  22. boa tarde,
    achei seu blog super legal e util, parabens e obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    vamos em outubro fazer uma viagem assim: foz de iguaçu para relembrar nossa viagem de lua de mel kkk (44 anos depois)depois vamos para o Uruguai e pretendemos ficar 2 dias em Punta de Leste e queríamos inserir uma vinicula nesse passeio- qual me sugere?
    depois 2 dias em Montevideo- e mais 2 dias em colonia do sacramento e também conhecer uma Vinicula- qual voce me sugere?
    depois fazemos a travessia pelo Rio da prata- e mais 3 dias em Buenos Aires
    poderia me dar algumas dicas para aproveitar esses dias com conhecimento, enologia e gastronomia e uma boa taça de vinho em um barzinho vendo o por do sol? tipo não deixe de fazer isso ou aquilo por que é imperdível
    obrigada sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari! Muito obrigada! Que bacana essa viagem!
      Em Punta del Este vcs podem visitar a Alto de la Ballena, Garzon, Bodega Oceanica ou Viña Eden, todas com produtos de excelência...
      Em Colonia o enoturismo acontece com mais propostas em Carmelo ou mais distante do centrinho fofo que é o que a maioria dos turistas entendem por Colonia hehe.
      Abraço!

      Excluir
  23. Olá! Estamos em busca de winebar para visitar e degustar, pq não temos tempo para ir às viniculas. Sugere algum??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, o Mvd Wine Experience e o Teluria, essas e outras dicas você encontra no nosso Guia de Montevideo! :)

      Excluir
  24. Adorei o seu blog exatamente porque você mora no Uruguay, o que nos dá uma visão menos turistão de outras publicações. Parabéns.
    Amo vinhos e visitar vinícolas. No entanto, há uma questão que para mim é essencial: viajo sozinha. Percebi que todas as visitas propõem um mínimo de duas pessoas. Como eu faço para conhecer uma delas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo comentário!
      Uma possibilidade poderia ser fechar excursão...

      Excluir
  25. Pela data dos comentários ainda não sei se blog está ativo... Mas para uma experiência de almoço harmonizado com vinhos a vontade, qual vinícola vc indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode tentar reservar almoço na Bouza, Pizzorno, Spinoglio...

      Excluir
  26. Oi, Mila. Adorando seu blog, descobri agora. Eu e meu marido vamosf fazer uma viagem em janeiro, queremos conhecer Montevideo e gostamos muito dos programas que os locais fazem, embora claro que os pontos turísticos principais acabam sendo prestigiados também. Sobre as vinícolas, estamos muito tentados a conhecer a Varela Zarranz, que tem uma opção de almoço maridado e transporte incluso, ficou bem interessante. Nossa programação será: chegamos em Montevideo pela manhã, ficamos 3 dias, depois mais 3 dias em Colonia e depois atravessamos o Rio da Prata para 4 dias em Buenos Aires. O que você diria que é imperdível em MVD? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alba! Fico feliz que esteja gostando :)
      Essa opção da Varela com transporte incluído é muito tentadora (o transfer privado realmente eleva bastante o custo da experiência), eu adoro essa bodega (na verdade qualquer uma dessas 6 que cito no post acho que oferecem uma experiência memorável, eu voltaria - e volto sempre que posso hehe - em todas).

      O que é imperdível acredito que depende sempre do interesse de cada viajante, Montevideo tem várias propostas que se adaptam a diferentes perfis (e com o tempo fazendo consultorias de viagem, vejo mesmo que não tem receita de bolo, as pessoas são diferentes e as prioridades mais diversas).

      Recomendo que siga explorando nosso blog e instagram para encontrar lugares que despertem sua atenção ou adquira nosso guia da cidade que já vem com toda info organizada por bairros para criar o melhor roteiro de viagem (além do nosso serviço de consultoria com assessoramento de viagem e desenho de roteiro personalizado), são vários formatos para escolher o que melhor se adapta a sua realidade/necessidade.

      Abraço e ótima viagem! <3

      Excluir