Rizoma: Livros e Café em José Ignacio

Um sonho de lugar, foi o que pensei quando o maridón me enviou o perfil do Rizoma dizendo mira seguido de uma carinha feliz. Respondi com um bora agora, pois era tudo que eu gosto no lugar que eu gosto: livros, café, atelier de cerâmica mais hospedagem charmosa ali pertinho da praia de José Ignacio.

O Riozoma é assim múltiplo, várias propostas coabitando num espaço bonito vizinho ao mar, cheio de árvores ao redor. Elegante e também aconchegante. 


Tem arte, tem cheirinho de café. Tem horta orgânica e mesas no pátio. Um acervo completíssimo de livros como se estivessemos numa livraria no meio da cidade grande, mas pela janela o chão é de terra batida, o vento balança as ramas e os pássaros cantam. Idílico e também real. 

Visitamos nas primeiras semanas de inaugurado, ainda naquele verão pandêmico de portas fechadas para turismo externo no Uruguai. Foi nosso achadinho das férias compartilhado com entusiasmo nos stories na época, é uma das dicas que recebo mais comentários até hoje.

O acesso ao local se dá pelo cubo vermelho onde fica a livraria, estantes repletas de livros quase do chão ao teto, onde os demais espaços vão se revelando, conectando. 


Vemos o café ao fundo e do lado esquerdo o atelier com as peças e esculturas de cerâmica expostas, mais resguardado no final da propriedade está a pousada boutique, são apenas 4 quartos decorados com muito bom gosto e madeira, parte do mobiliário foi feita com a madeira extraída do próprio terreno.


Uma curiosidade a escolha do nome Rizoma vem de uma referência ao conceito filosófico do livro Capitalismo e Esquizofrenia, um dos títulos preferidos dos donos.

No café servem lanche e almoço, gostei do detalhe da louça e tudo que pedimos estava saboroso. Antes de sentar, encontrei o livro da uruguaia Fernanda Trias que estava buscando havia um tempo e já comecei a primeira página lá mesmo.


Na parte infantil vi ainda um livro bonito que chamava Olivia, o nome que pensava para a criança que carregava na barriga caso fosse menina, dias depois descobrimos que era ela no ventre e desde então tenho pendente voltar com a pequena do lado de fora para buscar (o borogodó foi lá, não serve outra livraria hehe).

Um passeio delícia para fazer em todas temporadas e terminar com uma caminhada na praia do farol.


Abraço e até a próxima! :)

3 comentários

  1. Oi Mile,por favor, como vou ao Uruguai em outubro, o Rizoma fica em Montevidéu? Se sim, fica em Pocitos ou Punta Carretas? Abraço, Celso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celso, não fica em Montevideo, fica em Jose Ignacio (mais perto de Punta).
      Abraço!

      Excluir
  2. Obrigado, Mile, essa região está fora do mapa da minha próxima viagem ao Uruguai.

    ResponderExcluir