Roteiro em Punta: Las Grutas e Tres Musas

Duas dicas que complementam sua visita a Casapueblo, a boa vizinhança que merece ser vista também.


Punta Ballena é meu lugar no leste, onde mais vezes repeti a hospedagem e poderia armar um roteiro completo só nesse pedaço do mapa, mas já contei que a graça da experiência em Maldonado é se movimentar de uma ponta a outra.


Não precisa se preocupar se cruzou a ponte já é La Barra ou onde começa Manantiales nem onde termina La Juanita, o nome aqui é o de menos, o que não vale é ficar parado no mesmo lugar (mentira, se você quiser vale sim, as vezes é exatamente o que eu busco e tá tudo bem não ficar saracutiando também, viu). 


É tudo juntinho - falando de Club del Lago a José Ignacio, por exemplo, são apenas 50km, não completa nem 1h de carro - temos um vilarejo atrás do outro, mas as propostas variam e fazem a mágica acontecer: se apaixonar por Punta, Maldonado ou pelo leste, como queiram chamar. 



Fica combinado que tem bastante opção de lugares para ver, se hospedar, onde comer, tem praia e campo, luxo e simplicidade, agito e calmaria. Gosto assim. Última vez que busquei hotel em Punta del Este cidade - centrinho mesmo - deve ter pelo menos uns 5 anos. Não desprezo hehe, adoro ter uma cidade 'grande' ali com todo tipo de serviço à disposição, vou mil vezes na escultura La Mano, visito os lobos no porto, por mais repetidos que sejam minha filha segue amando, é bonito, leve, ela se diverte e eu também.


Ao tour clássico abrimos espaço para um passeio no bosque, um museu de arte, um parque de esculturas, uma vinícola, um restaurante pé na areia premiado, um cafecito aconchegante, uma degustação de azeite de oliva, subimos serra, voltamos para o mar e assim vamos agregando camadas de surpresa e interessância nos nossos dias. 

Pronto, me fui por las ramas, diriam os uruguashos. Comecei o texto super direta, duas dicas cantadas já de cara no título, mas cheguei até aqui falando de outras coisas. Concentro de novo nesse passeio que a gente faz sempre que pode ali na beira da praia, seja com as crianças ou sozinhos.


Las Grutas formam uma paisagem especial na pontinha de Punta Ballena, tão perto da Casapueblo que dá para descer andando (e curiosamente a maioria dos turistas não uruguaios passam inadvertidos).

Subindo essa escada chegamos onde fica a Casapueblo

Passando essa plataforma encontramos a gruta. A silhueta de Punta del Este ao fundo.


Além da beleza natural das formações rochosas e a panorâmica da vizinha Punta del Este vista da areia da praia, guarda um ícone da história esteña, furor no final dos anos 60: dentro das grutas houve um bar com piscinas que foi o delírio de verão de muita gente. 

Esse formato com piscina entre as pedras durou apenas 4 anos, pouco, mas suficiente para permanecer no imaginário coletivo até hoje. Uma obra mítica. Foram demolidas no ano de 72 e o que veio depois nunca mais prosperou: foi boate, outro bar e terminou abandonado, acumulando lixo até ser recuperado, limpo e protegido. 

A ideia é deixar no estado mais natural possível, sem maiores intervenções. Ainda se pode ver vestígios da estrutura desse passado badalado. Na área há plataformas que facilitam parte do acesso, mas não se recomenda entrar na gruta, cartazes e faixas alertam para risco de desabamento.

Eu sei que a curiosidade pode ser grande, mas não tem nada grandioso para ir lá dentro ver. Do lado de fora antes mesmo de chegar no que seria a porta já se vê os pedaços de concreto que sobreviveram ao tempo.



O passeio segue pelas pedras que conseguimos subir com cautela, na prainha simpática que se forma entre uma ponta e outra, nos paredões que desembocam no mar que bate forte e segue esculpindo a paisagem.


Saindo da praia terminamos dulcemente, no bairro tem uma fábrica de alfajores artesanais  (dica extra) que funciona há mais de 20 anos e tem um pequeno café onde podemos provar os doces.

E a novidade desse nosso último verão foi o espaço Tres Musas Design que abriga o café Mansalva, uma livraria, loja de decoração, espaço de arte. Todo múltiplo e lindo. Tem uma curadoria de muito bom gosto, desde o desenho dos espaços que se conectam até os livros e peças que se encontram à venda.


Uma pausa para um café entre livros (também provamos as opções que funcionam para o almoço e gostamos) e o que foi o melhor bolo de cenoura da temporada: para fechar um dia solar e feliz.



Escrevendo daqui com desejo que seus dias sejam bonitos também no Uruguai.

Até a próxima! <3


* Nosso blog é um projeto independente. Participamos do programa de afiliados da Booking.com, isso quer dizer que reservando sua hospedagem nesse link - para qualquer hotel no mundo - você nos ajuda a ganhar uma comissão sem pagar nada a mais na sua reserva. 

Se você gosta do nosso trabalho, dá uma forcinha! Do lado de cá, prometemos continuar trazendo as melhores e mais originais dicas do Uruguai para tornar sua viagem mais incrível! Gracias! 


3 comentários

  1. oi! como está o padrão atual de tomadas no uruguay?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Dá uma olhada nesse post: https://www.viveruruguay.com/2013/07/tomadas-no-uruguay.html
      (vou atualizar logo mais, não sei o que tá acontecendo hehe, mas tem sido o mais lido das últimas semanas)

      Excluir
  2. Muito legal o artigo! Parabéns!
    Tive a oportunidade de conhecer algumas cidades pela Europa, como Dublin, e é muito legal ter mais sugestões aqui no nosso continente.
    Foi por gostar de viajar que eu comecei a trabalhar com o Cafezinho, um app que facilita se conectar com outros BRs no exterior, é muito interessante que as pessoas sempre comentam do Uruguai. Fiquei bem curioso em conhecer mais!

    ResponderExcluir