3 cafés para conhecer no inverno

Para encerrar nossa série com dicas especiais para o inverno - mas que funcionam o ano inteiro - trago 3 cafés bem gostosos e charmosos, cada um localizado num bairro diferente porque é para vocês circularem mesmo e conhecerem outras caras da cidade.

Cordón, Ciudad Vieja e Carrasco foram as escolhas de hoje. Já comentei em outras oportunidades sobre o bus número 104, mas vale repetir, o trajeto é tão lindo e barato que coloca o bus turistão de dois andares no chinelo (e assim você perde a chance de fazer parceria e ganhar dinheiro, fia - nota mental da blogueira hehe, ou seja, usem muito essa dica para valer a pena o post sincerão).

Dá para pegar o 104 ali na Plaza Independencia ou no prédio da Intendencia e descer pertinho do maravilhoso Hotel Carrasco. O bus vai faceiro por quase toda Avenida 18 de Julio, desce pelo Parque Rodó, cruza Pocitos, pega boa parte da rambla de Malvín, flerta com Punta Gorda e finalmente chega em Carrasco.

O passeio custa 36 pesos, menos de 5 reais, uma pechincha perto do bus turístico, táxi ou uber. Vai levar mais tempo, talvez vocês nem percebam enquanto miran pela janelinha do busão o cotidiano de várias ruas comuns e residenciais.

Vamos aos nomes?

  • Café Gourmand
Achei ousada a proposta do café assim que a Erica nos convidou para conhecer, como estrangeira reconheço que empreender em território alheio requer sempre uma dose extra de coragem.

A Erica é norte americana e o marido Grégoire é francês.  O espaço fica na área central da capital uruguaia. Um caldeirão de referências que em pouco tempo conquistou turistas e moradores: o café ostenta hoje nada mais, nada menos que o primeiro posto - entre centenas de opções - do TripAdvisor.

Nada é por acaso nem vem fácil, amigos. E se eu fosse vocês daria um jeito de ir lá conferir essa mistura boa, seja no café, almoço ou jantar. Aberto de quarta a sábado das 9h às 21h. 

Uma das coisas que acho mais legal da proposta é que oferecem brunch em todos os dias que funcionam e não apenas no final de semana como costuma ser nos demais cafés. Acho uma mão na roda para quem está de férias e todo dia tem cara de domingo, né?

Roteiro gastronomico em Montevideu

Cafe em Montevideu

Dicas restaurantes Montevideu

Fotos @_alvin_ph

Outro fator destacável é que apesar do reconhecimento, o preço continua bem simpático para o padrão montevideano (vocês sempre me pedem números e acho tarefa impossível porque varia muito de acordo ao pedido - prato e bebida - daí o Café Gourmand coloca o menu semanal detalhadinho e com valores, coisa linda e prática! Vejam aqui o cardápio, simulem pedidos e façam as contas para saber quanto gastariam).

A Lu, nossa colaboradora amada, fez uma nota que publicamos no Instagram (faz 1 ano já! Cantamos ou não cantamos as melhores dicas do paisito? Hehe) dizendo o seguinte:
A proposta do Café Gourmand é viver uma experiência gastronômica no coração de Montevidéu. A influência francesa em todos os pratos tem a assinatura do Chef Grégoire Bouthier.
Durante o dia as opções são bem casuais. O menu executivo tem um prato que muda diariamente, acompanha cestinha de pães, trio de sobremesas, bebida e café. A padaria é integralmente artesanal e os pães são feitos com fermentação natural.
O prato do dia hoje era costelinha com molho barbecue acompanhado de salada de batatas. Também pedimos um clássico francês, croque monsieur, sanduíche de presunto, queijo e bechamel.
Nossa visita foi coordenada com a querida da Erica, extremamente atenciosa em todos os momentos, que foi quem me contou que ‘gourmand’ é uma palavra francesa que diz respeito a uma pessoa que aprecia e disfruta bons manjares. Fiquei toda me sentindo uma gourmand depois que escutei isso!
O cenário gastronômico em Montevidéu tá vivendo um ótimo momento, e felizes somos nós que estamos aqui para testemunhar essas mudanças. Vale destacar que Café Gourmand busca e valoriza produtos uruguaios. Vinhos, farinhas, vegetais. Para finalizar nossa visita, café, chá e um trio de sobremesas suave, equilibrado e delicioso. Pana Cotta de laranja, tarte tatin de maçã, macarron de chocolate e café. 

O endereço: Constituyente 1869 esq. Yaro.


  • Sin Pretensiones
Um dos tesouros guardados na Ciudad Vieja, a fachada é estreita, discreta e não revela a boniteza que tem do outro lado da porta, tenho certeza que muitos de vocês já passaram e não perceberam (quem adquire nosso guia não corre esse risco, hein? Os 3 estabelecimentos citados nesse post estão na cuidadosa seleção que fizemos para a parte gastronômica, todos os roteiros foram elaborados depois de muitas visitas e pesquisas para vocês  descobrirem o melhor de Montevidéu, tem mais info do guia do amor aqui, ó).

Adoro o clima aconchegante, a decoração original com toque vintage - casinha de vó!  Uma ótima pedida para o almoço ou chá da tarde, e também para comprar delicinhas típicas uruguaias, como doce de leite, cerveja artesanal, vinho, azeite de oliva e o que mais você curtir do lugar, pois até os objetos que decoram, como pratos e talheres estão disponíveis para levar.

Fica na Peatonal Sarandí, passando a Igreja Matriz, em frente a arte de rua linda que diz Yo <3 mi barrio.

Onde comer em Montevideu



  • Lavender Tea Room
Eu ando numa fase a louca das plantas - vou transformar a casa na selva amazônica e tal, então qualquer lugar com verdinhos me apetece e o Lavender é uma casa de chá cheia de charme - com as louças mais maravilhosas! - no meio de um viveiro.

No meio de um viveiro, gente. Tem várias mudas, plantas, flores, verde por todo lado. Localizado no coração de Carrasco, o bairro mais elegante - e caro hehe - dessa Montevidéu. 

Mas, as comidinhas estão na média de preço dos demais cafés, geralmente gasta-se entre 22 e 40 reais por pessoa (sempre depende das escolhas e quantidade). Recomendo os scones com geléia e cházinho ou chocolate quente para aquecer o corpo e a alma nesse frio delícia de inverno. Também servem refeições na hora do almoço.

O lugar é um clássico da cidade há anos, o espaço é pequeno e está sempre cheio, então se a visita for no fim de semana ou no horário de pico do chá das 5 (que aqui começa as 4 hehe), apareça com reserva ou tenha paciência para esperar.

Dicas Montevideu

Fica na rua Mones Roses, número 6415.




***

Três endereços especiais para fechar com chave de ouro nossa série de inverno.

Tivemos sugestões gastronômicas, culturais, atrações gratuitas, acessíveis, variadas, e muitas dicas dentro das dicas nesse mês temático.

Foi lindo quebrar a cabeça para mostrar opções fora do basicão e novidades depois desses mais  de 5 anos de blog, foi incrível também receber tanta mensagem e fotos lá no Instagram de quem já está aproveitando os passeios, assim dá gosto escrever! <3

Fico por aqui agradecendo a companhia e com muitas ideias para novos textos.

Até a próxima! :)


Nosso blog é um projeto independente, todo o conteúdo é preparado com muito carinho e honestidade. As experiências aqui compartilhadas são bancadas majoritariamente do nosso bolso. 
Iniciamos agora em 2018 o programa de afiliados do Booking.com, isso quer dizer que reservando a hospedagem no site deles através desse link - para qualquer hotel no mundo - você ajuda o blog a ganhar uma comissão sem pagar nada a mais na sua diária. Se você gosta do nosso trabalho, dá uma forcinha! Do lado de cá, prometemos continuar trazendo as melhores e mais originais dicas do Uruguai para tornar sua viagem mais incrível! Gracias! 

6 comentários

  1. Estou adorando seu blog! Curtindo muito as dicas que vou aproveitar em breve, quando estiver em Montevideo. Você tem dicas de apresentações de candombe? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário! <3
      Ainda não tenho nenhum post sobre ensaios, mas acontecem pelas ruas do Barrio Sur e Palermo aos sábados e domingos, o horário depende da época do ano, geralmente no final da tarde. Sempre ia aos domingos na Plaza los Olimpicos ou Plaza Fabini em Malvin ver as comparsas do bairro. Vou tentar fazer um post em breve! :)
      Boa viagem!

      Excluir
  2. Estou adorando teu blog (2)!!!! Ótimos posts, ótimas dicas :)))
    Mes que vem vou para Montevideo e estou anotando tudo
    Valeu, bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho! <3
      Que sua viagem seja incrível!

      Excluir
  3. Olá, Mile, tudo bem?
    Passando para agradecer as indicações. Seu blog é muito didático, gostoso de ler e com dicas muito interessantes. Estive, com uma amiga, em Montevidéu, esta semana, e fomos conhecer o Café Gourmand, graças à sua indicação. Foi uma experiência incrível. Fomos na hora do almoço, pedimos o menú do dia, que incluía cestinha de pães, acompanhados de um molho de grão de bico; hambúrguer artesanal; batatas rústicas, que acompanhavam uma maionese caseira deliciosa; bebida fria (no nosso caso, vinho branco); três pequenas sobremesas (muffin de morango, macarron (sabores para escolher) e um crème brûllè, idêntico ao que comi em Paris, ano passado) e, ainda, uma bebida quente (chá, café puro ou com leite, à escolha). Tudo isso por 500 pesos uruguaios, nem mais, nem menos. Um preço super justo, por uma incrível experiência e viagem gastronômica. Valeu muito à pena!!!! A dona norte americana Erica foi muito simpática conosco, durante todo o0 atendimento. O chef francês Gregoire veio até a nossa mesa para ver se estava tudo certo, cumprimentando-nos em português, com um "Boa tarde". Tudo isso, regado a um ambiente aconchegante e lindo, olhando para uma parede com uma arte incrível, que retratava o tema do Pequeno Príncipe. Saímos de lá extasiadas! Gratidão. Voltaremos sempre que possível!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Tudo bem e vc?
      Menina, que comentário lindo! Fiquei muito feliz pela gentileza, por vc lembrar de voltar aqui e dividir sua experiência! Amo real quando vcs provam e aprovam as dicas! Mto obrigada! <3

      Excluir