Bar de Vinhos: Montevideo Wine Experience

*Fechado (esperamos que seja temporalmente porque não faz o menor sentido nosso bar favorito ter acabado hehe, vou atualizando aqui).


Essa dica não é novidade, quem tem nosso guia desde a primeira edição já sabe: o Montevideo Wine Experience é o melhor wine bar que conheço não apenas em Montevidéu, mas em todos os lugares que andei.

É descontracturado, como talvez definiriam os uruguaios. Pra gente seria algo como leve, sem frescura, despretensioso.  Tem buena onda e uma seleção de vinhos locais bem variada e interessante.

Fica ali na Ciudad Vieja, perto do Mercado do Porto, numa esquina de casarões antigos do centro histórico (vizinho também do Es Mercat, melhor restaurante de frutos do mar da cidade, também no guia desde a primeira edição e dica que já cantamos há anos). 



Um espaço com personalidade, não se parece a nenhum outro wine bar, tem um toque vintage e aconchegante, é fácil entrar e sentir-se em casa. O que acho um mérito louvável. O mundo do vinho costuma ter um ar formal, uma certa pompa que afasta quem acha que não entende de vinho (carece não, é para ser feliz, minha gente, experimentar, compartilhar, aprender coisas diferentes, não é para elaborar uma tese).


Nas degustações dá para provar de tudo um pouco, lá as pessoas sabem muito sobre os produtos que oferecem, mas não ditam regras, irão te orientar da melhor maneira e encontrar as opções que se ajustam ao seu gosto, bolso e/ou curiosidade. É tudo muito fluído e gostoso.

Tem dia que a gente só quer sentar, papear, tomar um vinho fresco, jovem, gostoso e mais econômico. Outras vezes a gente quer ser surpreendido ou reencontrar algum rótulo especial (algo que já conhecemos ou de uma colheita marcante que de repente não é tão acessível a garrafa e uma tacinha já faz aquela graça de reviver no caso dos que já provamos e amamos, ou instigar ainda mais a investir numa garrafa inteira quando é uma novidade na nossa bagagem). 

Nas fotos o registro de uma tarde onde degustamos - dentre outros - o Cetus Cuvée da vinícola Alto de la Ballena e o Equilibrio 2015 da vinícola Los Nadies que só pode ter sido uma tarde feliz. 

Duas bodegas de excelência e dois exemplos do que melhor se produz no país. 


Além dos vinhos, servem aperitivos e pequenos pratos. Algumas noites tem música ao vivo, inclusive na segunda-feira que é pra gente rever o conceito de começar bem a semana hehe.



Um bar com os melhores vinhos uruguaios onde residentes e turistas se misturam lindamente é um clássico que merece ser visitado. 


Quem nos acompanha há mais tempo sabe que nosso rolê sempre foi de vinhos, o maridón é sommelier formado pela Gato Dumas e eu fiz por um tempo o curso na Faculdade de Química da Udelar, amava que a grade incluía além de degustações em classe, visitas regulares às vinícolas, se tem uma carreira mais legal eu desconheço.

Já são mais de 10 anos andando de norte a sul no Uruguai conhecendo as bodegas, participando de eventos e fazendo degustações, parte dessas experiências aparecem como conteúdo aqui no blog, fomentamos o enoturismo desde o início: tem post do festival da poda lá de 2013, de visita a vinícola em Punta, festival do tannat e cordeiro em 2014, festival da vendimia em 2015, vinícola perto de Montevidéu em 2017, só para citar alguns.



Xovem, recém-chegada, aniversariante (a vendimia - época de colheita que acontece no final de fevereiro e primeiras semanas de março - é minha festa de cumpleaños preferida), trabalhando na cosecha das uvas e divulgando o enoturismo no Uruguai. 


Era um post só do bar, mas mexeu com tanta coisa, orgulhosa dessa trajetória, do trabalho de formiguinha - e low profile - que ajudou a ampliar as experiências de tanta gente que escolheu o Uruguai como lar ou férias. 

Abraço e bons drinks! <3


8 comentários

  1. Oi Mile, delícia demais esse post e ver seu blog rebombando nesse pós pandemia. Esse winebar está anotado como um dos primeiro lugares onde estarei na próxima viagem a Montevidéu. Deve ser maravilhoso viver em uma cidade onde as pessoas gostam de beber vinho. Valeu pela dica! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celso! Muito obrigada pelo apoio, estou mesmo animada e apostando no blog de novo, não sei se ainda faz sentido para a maioria (todo mundo só quer saber do instagram hehe), mas tô gostando! :)
      Eu amo essa cultura do vinho, faz diferença tb ter opções acessíveis...
      Me conta depois, acho que vc vai gostar do wine bar.
      Abraço!

      Excluir
  2. Mile, apareceu como anônimo mas sou eu, Celso. Nem pense em parar de escrever no blog, pois Orkut, Facebook, Instagram, etc, são modismos embora longos. Blogs são eternos. Facebook está perdendo vigor, Orkut está para voltar. Altos e baixos e blogs continuam em águas calmas. Aproveito para te perguntar uma coisa: sabe se foi prorrogado até o fim de 2022 o desconto do IVA para turistas que pagam contas em cartão de crédito? Um abraço.👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Celso! Sim, foi prorrogada recentemente (agora dia 01 de setembro) até 30/04/2023.
      Mais info nesse link: https://www.gub.uy/ministerio-turismo/comunicacion/comunicados/beneficios-para-no-residentes

      Excluir
  3. Mile, sou eu, Celso, novamente, tem alguma dica para almoçar em algum restaurante de Colônia do Sacramento? Vou passar um dia inteiro lá. Algo bom para levar a amada. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celso! Não tenho ótimas experiências gastronômicas em Colonia, infelizmente hehe, do que conheço e me agrada, acho o Las Liebres incrível, mas está fora do centro, tem que ir de carro (uns 10min). No centrinho gosto do Charco e Bohemia, ambos com boa vista. Outra opção que me recomendaram e estou para testar é o Dos 22 de massas...

      Excluir
  4. Olá Mile. Seu blog é muito agradável e útil. Parabéns! Somos um casal do Recife que ficará duas semanas viajando pelo Uruguai. Deixamos Montevidéu para o final, entre 30/12 e 04/1 e sabemos que muita coisa fecha pela época. Gostaríamos de ir às bodegas em Canelones, já reservamos almoço na Bouza em 31/12 mas nossa logística está se complicando para o início de janeiro. Em Mendoza visitávamos 2-3 bodegas com um motorista, mas não tenho visto esta facilidade por aí. Você teria alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge! Muito obrigada!
      Essa primeira semana de janeiro é peculiar mesmo em Montevidéu, questão de transporte para visitar 2-3 bodegas num dia só o melhor seria contratar agência (nós fizemos assim em Mendoza também, não é barata a diária, mas eramos um grupo de 6, pensando na realidade de Montevideo para um casal pode ficar bem salgado o preço, mas é isso ou tentar alugar carro - tolerância zero, algum dos 2 não deveria degustar, não sei se faria sentido - ou arriscar todos os deslocamentos de uber/táxi, maaaas no final a grande problemática que vejo mesmo é conseguirem achar vinicolas abertas nos dias 01 e 02, talvez no dia 03 e 04 seja mais viável).
      Eu tentaria a sorte na Juanico que tb trabalha bastante com turismo, depois a Pizzorno, Spinoglio, Dardanelli, Artesana, Casa Grande, Antigua Bodega Stagnari, Varela Zarranz e Bracco Bosca (dica direto do nosso Guia Digital de Montevidéu, hein? Uma seleção de sucesso hehe).
      Depois me conta o que conseguiu pq fiquei curiosa desde já haha.
      E agência para cotar recomendo a Master Turismo Uruguai.
      Abraço!

      Excluir